domingo, 27 de agosto de 2017

" PELOS OLHOS DE UMA GAIVOTA "





A Senhora foi a banhos.  Literalmente foi a banhos ...
E não, não trajava fato a preceito, de acordo com o local e o dia que se fazia quente e ensolarado, ou não fosse o último domingo de Agosto.

Empoleiradas estávamos ambas.  Eu, no topo das escarpas de onde a vista sobre o areal era privilegiada.
Ela, no centro de um andor engalanado de flores, em ombros de quem o transportava.

A Senhora da Praia voltou a cumprir a tradição, e num verdadeiro postal turístico, honrou uma outra vez o povo daqui mesmo, que sempre a acarinha.
Saída da ermida construída nos fins do século XIX em terrenos de Keil do Amaral, a Senhora, venerada desde que segundo a lenda arribou aos rochedos das Maçãs trazida por mar alteroso como sempre é este por cá, foi descendo respeitosa e pausadamente o miradouro que ladeia as areias e as rochas.
A Senhora dos Mares ( das Azenhas ), S.Marçal, protector dos Bombeiros Voluntários que O transportavam, Nossa Senhora do Carmo que protege os surfistas das Maçãs e cuja imagem apoia simbolicamente a santa numa prancha de surf e era transportada nos ombros de surfistas com camisolas honrando o seu desporto de coração, eram apenas alguns dos nove andores que compunham a procissão..
Nossa Senhora de Fátima, Sto António de Lisboa, o Menino Jesus, S.José e o Sagrado Coração de Jesus, incorporavam ainda o cortejo.


Eu, procurava não perder pitada.

As bandas filarmónicas do Mucifal e dos Bombeiros Voluntários de Colares tocavam, a Guarda Nacional Republicana a cavalo, abria o desfile, a avioneta que iria cumprir o seu papel daí a pouco, sobrevoava o céu azul, e uma moldura humana de centenas e centenas de pessoas ladeava o percurso do préstito.
As individualidades políticas e sociais da zona, desfilavam.  Rostos conhecidos faziam-se presentes e  caminhavam a compasso.  É bom lembrar que daqui a um mês as eleições autárquicas estão por aí ...  Convém ninguém ser esquecido, neste "socialmente correcto " a preceito...

A multidão na praia aguardava, impaciente.  Uns, ansiosos em fervoroso ritual de fé religiosa.  Outros, curiosos pelo inusitado da cerimónia.
Afinal, não é comum que uma santa se atreva mar adentro !...
Não é comum, que os participantes  com as opas da irmandade de Nossa Senhora da Praia e os trajes e artefactos adequados à circunstância, com estandartes e andores, também o façam, no meio dos veraneantes, esses sim, de biquinis e fatos de banho !...
Não é comum, que no meio do mar  frente ao areal, os santos tenham recepção de gala por parte da imensidão de surfistas que os esperam e que dessa forma Lhes rendem  homenagem e expressam gratidão !
Não é comum, que meio mundo molhado quase até à cintura, aguarde pacientemente na rebentação, que sete ondas se façam, e só então ... do céu, uma nuvem de pétalas de rosa exploda e desça em cascata, sobre a Senhora da Praia, culminando dessa forma a emotividade do evento !

Até eu que sou gaivota  de vida dura em falésias escarpadas, gaivota de mar alteroso e mandão ... que pairo por aqui enquanto a vida me deixar ... que já vi coisas demais nesta minha curta existência de pássaro livre ... até eu, cujo coração quase me salta do peito, quando a borrasca faz cara feia às areias e a quem se atreve ... até eu, deixei correr uma lagriminha desobediente, bico abaixo, precisei sacudir a cabeça para que os olhos marejados desenturvassem, antes de me fazer aos céus, e agora bem lá de cima, de novo acompanhar a imagem da Senhora da Praia,  em caminho de recolhimento por mais um novo ano !...

Anamar

Sem comentários: