domingo, 18 de setembro de 2011

"DESAPRENDER DE ESCREVER??..."



Noto que não tenho escrito nada.
Este Agosto e Setembro idem, estão a ser de uma penúria de dar dó.

É verdade que também não tenho andado muito bem de saúde. É verdade que a situação da minha mãe me cria um clima de ansiedade expectante, que não favorece nem  concentração, menos ainda inspiração.
Parece que tenho algo em "equilíbrio", sempre no "tem-te não caias", que faz de cada dia um dia ansioso.
Dou por mim a dormir muito mal (tenho insónias persistentes, que só medicamentos dissipam), dou por mim a dar um salto da cama se o telefone toca e é de casa dela, o coração vem-me à boca e quase paro de respirar...

Bolas, esta situação é um pouco difícil de controlar, mais ainda de arrastar ao longo do tempo...

É um facto que ela é como uma criança desamparada que fosse largada no meio da rua, sujeita a todo o tipo de riscos...
É verdade que, como as pessoas me dizem, eu terei que por o coração ao largo e predispor-me para o que vier, porque afinal ela não obedece à mínima regra de prudência que eu determino, e continua a fazer exclusivamente o que quer.
Também não posso (apesar de já ter tentado em vão), retê-la em casa. É absolutamente impossível de conseguir, voluntariosa que é!

Portanto, estamos numa situação irresolúvel.
Acho que já ando a "bater" bem pior, e aí temos nós outro problema acrescido!

Neste "clima", escrever como, o quê e sobre o quê??...

Entretanto o Outono está a chegar...
Dentro de poucos dias está aí... O sol está já muito baixo, a temperatura desceu significativamente... não tarda as árvores começam a alaranjar, as folhas a tombar, os dias a encurtar...

Com a diminuição das horas de sol estão criadas as condições que favorecem o instalar das depressões, sobretudo para quem tem tendência a vivê-las, que é o meu caso.... e tem vagar para as viver... acrescentaria a minha filha, por achar (eu se calhar também acho) ser um "luxo" que não é "permitido a todos...

Efectivamente, se eu tivesse os tais "milhões" de coisas para fazer diariamente, como ela tem, se eu tivesse problemas de subsistência ou situações excessivamente complicadas a resolver (que felizmente não tenho), não teria "vagar" para "olhar" o amarelecer das folhas, não sentiria tão determinante assim, que o Outono chegue....simplesmente porque não teria disponibilidade para tais "frescuras"...
Tenho por isso até vergonha de colocar tudo isto aqui, numa altura em que o país está atolado em dificuldades reais, em que as pessoas estão submersas tentando "manter-se à tona", já não falando obviamente em reais problemas de saúde que também muitos enfrentam e eu felizmente não...

Bom, mas isto é um espaço também de introspecção, em que não posso sentir-me "censurada" no que escrevo, se corresponder à minha "verdade", mesmo que traduza uma mente , uma sensibilidade ou um coração doentes... ou então mais vale deixar-me estar quieta!!

Assim, neste domingo depois de um sábado igualmente sem "história", mas que não consegui "tornear" pela inércia habitual.... vou estando por aqui, melancolicamente, a apanhar o resto deste sol a despedir-se, por cima destes telhados duma cidade totalmente desinteressante, ouvindo de quando em vez os grasnidos da minha gaivota, que depois dos "banhos" de Verão, resolveu aparecer, anunciando que ainda sabe o caminho e que quando as borrascas do mar alto se fizerem sentir, voltará a chegar-se à minha janela, como hoje, em que simplesmente se deixa vogar ao sabor dum vento forte e desabrido...

Bem... contei-vos uma "estória" de domingo solitário, sem pés nem cabeça, que não vos acrescenta nada...
Desculpem... será que também estou a desaprender de escrever??!!...

Anamar

Sem comentários: