quarta-feira, 13 de julho de 2016

" HINO "





Caminhar ...

Caminhar sem rumo ou definição, caminhar só porque sim, perseguindo as asas da borboleta que caminha, voando ... é uma ânsia ancestral, que me coexiste, ou talvez me preexista, desde o útero materno.
O meu pai foi um caminheiro de destino. Por obrigação, por profissão, porque tinha que ser assim !
Eu, caminho no coração e na mente desde quando o dia me começa  a raiar, até que durma num firmamento adocicado de cores amortecidas.
E porque o betão me sufoca, os cogumelos dos Homens me violentam, as grades que eles lhes colocam me aprisionam, os trovões que ribombam  pelas ruas e pelas estradas me ensurdecem ... eu não sou feliz !

A maior volta que dou, é ao redor de mim própria.
A  maior viagem que faço, é nas rotundas da minha vida.
A maior aventura que vivo, é quando corro pressurosa, atrás dos sonhos.
O maior caminho que percorro é o que faço cavalgando a crista da onda que vai e que vem, e que sempre virá e irá pelos destinos perdidos da minha imaginação ...
O maior desafio que enfrento é a busca permanente da esperança, para alimento do meu ser ...

Os meus pés são de caminhante que recusa horizontes, mas a minha alma é a de pássaro que não conhece gaiola.
O meu coração salta de ramagem em ramagem, em qualquer pedacinho de terra que abrigue uma sombra.  E voa, alto e longe, livre e solto, como o condor dos penhascos.
E a sede que me sufoca, mendiga a paz de água das fontes ...

E vou andando, triste e definhante .  Mas sei que não pertenço a este chão !

E chega um momento em que devo partir.
Chega um instante em que sufoco, se continuar por aqui.

É quando o silêncio me é razão de vida.  É quando o sol ao despedir-se lá longe, me sussurra segredos de outros céus, outros ocasos, outras brisas que percorrem outras matas, de outras paragens ...
É quando o nariz me reclama cheiro a terra molhada.  Maresia de mares sem fim.
Quando luas cheias de firmamentos escuros, pontilhados de luzes tremeluzentes, se tornam imprescindíveis ...
É quando a melopeia dolente de mares infinitos, me ecoa trazida no cântico dos búzios e das sereias, pelas madrugadas ...
É quando os sons únicos,  são os da Terra, que acariciam e não regateiam ...
É quando me procuro, na ânsia de me encontrar ... É quando tropeço mas recuso cair, e soergo-me num desafio incessante de me superar ...

E lanço-me do ninho, como andorinha nascida, que intenta o primeiro voar.
Lanço-me no espaço, como a borboleta que desembaraça as asas ao deixar a crisálida.
Ergo-me, como o cervo titubeante largado da placenta, nas terras de África ... Porque acredita.
Faço-me à estrada ... pé ante pé ... apalpando o terreno, na dúvida do desconhecido.

Faço-me gente, e caminho. Esqueço o cansaço e as agruras. Seco as lágrimas e a dor.  Mato a fome com o sabor da paz ... E parto !

Porque não importa o caminho ... importa sim, caminhar !...

Anamar

Sem comentários: