sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

"FELIZMENTE HÁ LUAR ..."


Levantei-me de madrugada.
Saí do quarto e de repente, o meu corredor estava "aceso"...

Pensei: "Querem ver que o alemão está mesmo a pegar-me de jeito e deixei o radiador ligado aos gatos??!!"

Mas assegurei-me que não. Tudo estava nos conformes...apenas, "ela" estava lá...

Não sei as horas que eram.
Normalmente tenho a mania da precisão.
Sinto-me estranhamente "confortável" quando posso afirmar: "eram cinco e vinte e cinco"..."eram três e trinta e três quando fechei a luz p'ra dormir"...etc, etc.
Que se há-de fazer?!...
Contudo, esta madrugada deambulei às escuras.

Conjecturava eu, ir e vir, enganando o frio gélido destes últimos dias (com a Europa a tiritar e a Rússia a fechar a torneirinha do gás), e enganando também a insónia, que sempre tem tendência a apanhar-me "desprevenida".
Por isso fui às escuras, de olhos o mais fechado possível, dentro daqueles limites razoáveis, claro.
Normalmente vou, por forma a perscrutar o caminho e a não encalhar no Óscar (que deve ter "bichos carpinteiros"), e sempre aparece para me complicar os passos, a qualquer hora.

Só que esta madrugada, "ela" trocou-me as voltas.
Aquilo "tudo de luz" que me punha a casa em "iluminação de festa", fez-me ir "cuscar" até à vidraça da janela.

Fiquei extasiada e contemplativa, e logo me ocorreu um textozinho lido e relido nos longínquos anos da escola primária: "Luar de Janeiro não tem parceiro"..."Luar de Agosto ao lavrador dá no rosto"..."Não há luar como o de Janeiro, nem amor como o primeiro"...

"Cá está!", pensei, deitando-"lhe" aquele olhar que uma mulher deita a outra, na minúcia da análise da toilette..."Razão tinha a Rita!"...(a minha gata que não é gata, mas que é gato - um dia, eu explico), que esta noite demorou a acomodar-se para dormir, em miados lânguidos e púdicos...Sim, que a Rita não é nenhuma vadia e é uma "gata" que "sabe estar"...

e pensei: "Janeiro, o mês dos gatos...Puxa, mas também, como se pode dormir assim?!... O que vale é que está um frio de rachar!!..."

Moral da história: aconteceu-me esta madrugada, o que já não me acontecia há muito: são seis da manhã (agora já vi as horas); o sono foi "às urtigas" em definitivo; tive de buscar papel e lápis em carácter de urgência, a fim de escrever todo este chorrilho de insanidades (para alívio da "comichão cerebral"); não sei se não apanhei um resfriado; constatei que estou cheia de fome, e que ainda havia de ir comer a última fatia de bolo-rei para aquietar o estômago (mas tenho frio, para essa incursão à cozinha); de certeza vou virar "croquete no pão ralado", até que o sono me volte a fechar a "persiana"...

Mas, enfim...depois de tudo isto, pelo menos...felizmente há luar!!...



Anamar

Sem comentários: