sábado, 28 de agosto de 2010

"DECRETEI !..."

É mais um sábado.
Ando a dormir mal e estou agora a tomar o pequeno almoço. É meio dia e meia, estou no café "dos velhos", como eu costumo dizer, como se o Escudeiro, agora encerrado para férias, não estivesse ainda mais "tumba" que este!
Este, é mais um lugar de poiso de "aves de arribação", e depois, de "habitués", tipo D. Madalena, que é utente diariamente, quando as primeiras chuvas ou frios a desalojam da minha praceta.
Não faz realmente bem à cabeça este ambiente, eu acho...e dou por mim, que já não estou boa, a ouvir falar de desgraças, ao lado, por trás...na mesa da frente....
A Lena um destes dias dizia-me : " Tu, por amor de Deus, não me pares muito por aqui!!...."
As hipóteses diferentes são muitas, mas a vontade não ajuda; podia, por exemplo, ir até junto do rio e tomar por lá o pequeno almoço. Mas não, o imobilismo habitual e derrotista invade-me, e não me mexo....
Os fins de semana são terríficos....continuam a ser terríficos. É um vazio e um buraco assustador cá dentro.

Daqui a uns tempos, não muitos...faço anos.
E meditava eu, um destes dias, em como "voou" o tempo, do ano passado para este ano.
Este ano vou arranjar um esquema alternativo, para "saltar" o dia no calendário. Não há quem aguente os telefonemas, os parabéns, as palavras que me vão marcar a data....
Não, não quero fazer anos! Não quero mais dias e semanas e meses a escoarem-se por cima de mim e a arrastarem-me, violentando-me, numa espécie de vórtice ou tsunami...Chega!

Não tenho inimigos, ou pelo menos acho que os não tenho. Não considero ninguém como tal....mas tenho um, monstruoso e inultrapassável....o TEMPO...que é carrasco e que passa, passa e passa e é intolerante e insensível ao sentir de cada um...

Este ano não faço anos...aliás...não vou fazer nunca mais....DECRETEI!
Vou sumir do mapa nesse dia, para infantilmente o esquecer!...

E pensar que quando somos jovens adoramos fazer anos! É uma emoção a chegada do dia, é uma eternidade até que ele chegue e uma ilusão sobre o que será a vida, fazendo mais e mais aniversários, com tanta estrada a percorrer....
A entrada na adolescência, o sentir-se adulto, as conquistas, a liberdade e independência que pensamos sempre que se alcançam (quando afinal sempre somos escravizados por algo na vida), os sonhos que temos ( e parece que não há tempo que chegue para lhes dar vazão), as metas e as conquistas que vamos alcançando, as realizações obtidas....

E mesmo quando começam os primeiros "invernos" na vida, a força que sentimos em nós, para os atravessar, mais ou menos incólumes....
Ainda nada é tempestade, deserto, impossibilidade!
Olhamos em frente, e o caminho ainda é tão longo para percorrer, que estamos seguros que mais cedo ou mais tarde atingiremos o desiderato de ser felizes...
Não demos ainda as primeiras "cambalhotas" da vida, e acreditamos sermos eternos vencedores,  que  temos forças para sermos eternos lutadores, e não sucumbiremos nunca!...

Que ilusão, meu Deus!

Se nós pudéssemos espreitar por uma "frestazinha" lá atrás, o que realmente é a realidade??!!
Se nós pudéssemos aos vinte ou trinta anos não ter a ingenuidade que lhes é inerente, e perceber que é mesmo verdade, o que, os que estão "quilómetros" à frente, nos dizem e sempre achamos uma chatice e um pessimismo incomodativos??!!

Mas não...e de repente, um dia "acordamos"....; perdemos então a inocência!
Instalou-se a "invernia" à séria, nas nossas vidas. O caminho encolhe a esta velocidade assombrosa, e começa a "escurecer" muito mais cedo; o ar desabrido começa a invadir-nos, e é quando os olhos já capitulam, que afinal passamos ironicamente a "ver melhor", a "ver tudo"...a ver que o "tudo" é já tão "pouco"!....

Por isso , decidi : não faço mais anos!!! Queiram ou não!!!...

Anamar

5 comentários:

Anónimo disse...

E quem disse que é preciso fazer anos num determinado dia do ano? Todos os dias se faz anos que qualquer coisa aconteceu e são tantos esses dias que nem conseguimos lembrar-nos deles todos. Não gostas de festejar o teu aniversário? Esquece que ele possa existir e, sobretudo, não sofras por antecipação. Talvez um dia não possas já visitar países como esse que acabas de ver, e aí, sim, talvez sintas pena de não poder viajar do mesmo modo. Agora ainda podes, o que é fantástico, não achas? Em vez de 365 dias infeliz, se estiveres 10 ou 15 feliz nesse período, é muito melhor que nada...
Um beijão.
Malmequer

anamar disse...

Obrigada, Malmequer pelo que me dizes....Tudo isso eu sei, mas SINTO como aqui escrevi!!!
Onde é que se pode comprar uma cabeça nova????....
Não sei o que fizeram....ou que se calhar, EU FIZ, comigo!!!!
Bj
Anamar

anamar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Para quê, no mês de Agosto, estares a pensar num dia que , ainda, não chegou e que se calhar ainda demora a chegar em que, única e simplesmente faz x anos que nasceste...E para quê, se, ainda por cima, pensar nele não te põe feliz...
Esse dia será igual ao anterior e igual ao que lhe segue...
Que tal pensares ao contrário e ficares feliz por lá chegares...porque é sinal que estás viva e que podes fazer imensas coisas giras...como a viagem que acabaste de fazer...
E achas que se te recusares a receber os parabéns, deixas de fazer anos? Deixas de sentir que fazes anos? Não...ainda ficas mais triste e, se calhar, pões algumas pessoas, que estão felizes pelo teu aniversário, tristes...
Experimenta pensar sempre positivo e banir, de vez, todos os pensamentos trites e negativos...experimenta...faz este exercício, só uma vez, e verás que te sentirás melhor e mais leve...

anamar disse...

Caro amigo (a) anónimo.
Obrigada pelo trabalho de me leres.
Tudo o que dizes é verdade....mas costuma dizer-se "quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro"....
Diz-me só: como se pensa positivo? Um dia a gente acorda, mesmo de cruz às costas e diz: "hoje vou pensar positivo....será melhor para todos..."????
É essa aprendizagem que não tenho, e como já fiz infrutiferamente de tudo para a adquirir....já perdi a esperança.
De qualquer forma, um bem-haja para ti (eu sei que tudo o que me dizem é no intuito de me ajudar.
Um beijinho
Anamar