sexta-feira, 31 de julho de 2015

" BALANCEANDO A VIDA ..."





Há vinte e três anos que o meu pai partiu.  Há seis, partiu o Óscar.  No dia de hoje, 30 de Julho.

Não ponho obviamente as duas efemérides, em igual patamar.  Nem poderia.
O Óscar era "só" um gato, que partilhou comigo toda a sua existência, desde que ainda tinha os olhinhos azuis do leite, até que a doença implacável lhe findou a vida, talvez com dezasseis anos, ou perto disso.
Meu companheiro, contudo !
Foi-me oferecido no aplacar da dor da ausência do meu pai.
Mauzinho, bravio, sobranceiro ... safado, guardou para mim, o melhor de si.  A única ternura que tinha por alguém, era a mim que a dava.  As festas que recebia com alguma bonomia, eram também as minhas ...
Amei aquele gato !

A vida entretanto roda, roda, faz-se todos os dias ... ou não se faz.
A minha está parada, mortalmente parada.
É interessante, ou talvez não, constatar como neste momento as minhas emoções estão totalmente embotadas.  À excepção de uma, que vale por todas, e me toma por inteiro, sem remédio : uma profunda tristeza, desalento e cansaço.
Uma espécie de limiar de nada.  Uma espécie de antecâmara de coisa nenhuma !...

E não estou a conseguir já, enfrentar nada disto.  não estou a conseguir reunir munições para esta guerra !
De dia para dia me sinto mais no fundo, com um fundo que eu julgava fixo, e que se afasta sem remédio, levando a descida a continuar sem limite.
Cada vez o "buraco" é mais longe.  Cada vez o túnel escuro avança mais, o poço fica mais frio e profundo, e a progressão da queda não pára !...

Conheço estes sentires.
Identifico claramente este "não viver", esta desistência, esta insatisfação que dói horrores, este desnorte que nauseia ... este fazer de conta que existo !
Conheço este atoleiro, esta astenia anímica ... esta incapacidade de me ajeitar por aqui ... esta vontade louca de ir embora ...
Conheço esta sensação de me saber perdida no meio de gente, aturdida no meio do caos, estonteada como no vórtice da montanha russa, esgotada como nos labirintos sem saída, aterradores, que nos atormentam nos pesadelos ... sufocada, como se uma mão gigante me espremesse o peito e tapasse a boca !...
Conheço demais !!!

E quando sonho, sonho sonhos azuis , de horizontes translúcidos, e águas cristalinas em fragas ensolaradas ... apesar de tudo ...
Porque, bem no fundo, eu sonho ...  Às vezes eu sonho !...

E nesses momentos,  recupero a esperança de reverter  a minha vida.  Porque eu ainda hei-de ter uma vida que valha a pena !
O pano não poderá descer, sem que eu tenha vivido uma derradeira cena feliz, digna de quem tanto apostou, se digladiou e apesar de tudo, acreditou ...
Seria injusto demais !...

Anamar

Sem comentários: