terça-feira, 16 de junho de 2009

"A PRINCESA FEZ ANOS..."



A "princesa" fez anos...

Nasceu ontem e já lá vão cinco anos.
Vejo-me na Cruz Vermelha, noite fechada, mais de dez horas.
Vejo-me e vejo todos quantos ali estávamos a aguardar a Vitória. A Vitória e a vitória de uma nova vida a chegar, uma vida a continuar a "corrente", um elo mais a levar em frente o pouco que por cá temos nas nossas existências...
Um nome, o sangue de uma família, os valores, o que, ainda que insignificante é nosso, e julgamos importante.

Era um ano particularmente difícil para mim...era um ano em que tudo tinha virado de ponta a cabeça na minha vida, e aquela princezinha, pela primeira vez vestida de rosa, a dormir indiferente a tudo e a todos, inconsciente de tudo o que representava para cada uma das gerações que a pé firme a haviam esperado, não sonhava como eu transferia logo ali para as suas mãos, o "facho".

Era um facho de uma esperança que não explico, era o facho de uma cumplicidade que não entendo...era um archote de luz que sem saber, acabara de herdar, como se nela a minha continuidade se fizesse, como se ela fosse a minha "justiceira" de vida, como se através dela os sonhos que já não tenho tempo de sonhar, se corporizassem...

A "princesa" já cresceu.
Tem uma doçura debaixo da pele que extravasa. Tem um sorriso que lhe ilumina o rosto que transborda claridade, tem uns braços que em torno do nosso pescoço, num afago espontâneo e nunca regateado, nos prendem até ao coração...

Já gosta de todas as cores, confessou-me. Porque já as conhece e as identifica.
A "cô rosa" que sempre escolhia para as toilettes, para os laços e sapatinhos, já se tornou uma entre outras, mas os cuidados com a franja, os ganchos e as "coqueteries" bem femininas, prometem nunca serem descuradas.

Gostaria que um dia, a minha "heroína" de hoje pudesse entender a minha linguagem.
Pudesse perceber sem julgar, as minhas incompletudes e imperfeições, as minhas falhas e omissões...e soubesse que tem nas mãos de facto, a responsabilidade de que a investi no preciso momento em que pela primeira vez a tomei nos meus braços...

Anamar

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à princesa e a toda a família.
Um beijinho especial à avó.

Maria Romã