segunda-feira, 21 de agosto de 2017

" QUE GRANDE MOLHO DE BRÓCOLOS !... "





Que diabo ... aquele bolo sabia-me a alfazema !!!

Era um bolo pequenino;  talvez pelo tamanho, eu estivesse a incorrer num equívoco.
Havia que comer o outro que jazia no frigorífico a aguardar, para tirar a limpo esta coisa espantosa : como é que um bolo sabe a um cheiro ?!...

Os cheiros são sensações olfactivas que aspiramos, intensamente inspiramos mais e mais fundo, p'ra termos certezas.  Os cheiros não são fisicamente transportáveis ao reino dos sabores, esses que provêm de alguma coisa que ingerimos, mastigamos, degustamos e engolimos, em princípio ... Mais ou menos deliciados, claro.
Por isso, como é que um bolo, mesmo que confeccionado com a dita lavanda, pode "saber" ao que a lavanda cheira ???

Mas sabia !  Tive todas as certezas depois de ter exterminado o último pedacinho ...

Já algumas vezes o creme abaunilhado que coloco depois do duche, ou o champô que uso no cabelo, me deram ganas de os dizimar ... Tudo porque me cheiravam ao que sabia o pudim flan !

Que belas salsadas nos meus sentidos, tenho que concluir !

Suponham que se aproxima de mim alguém com um pescoço que cheira ao leite-creme de que tanto gosto ??!!!
Estão mesmo a ver que se abre de imediato uma apetência draculiana de ferrar uma dentadinha no pescoço em risco !...

O ser humano baralha-se com facilidade ... eis a conclusão !
Se confunde um cheiro com um sabor, quer trincar esse cheiro, à procura do sabor que o sugestiona ... ou jura saborear um cheiro impossível de palpar, porque o perfume não tem consistência física, passível de ser deglutida ... como não se equivocar em muitas outras circunstâncias da sua vida ??!!...😏😏

Estamos pois mergulhados num mundo de subjectividades.  Nem tudo o que parece, é ... ou se calhar, muito pouco é, daquilo que julgamos acreditar sem margem de erro !...

E assim, com este molho de brócolos  ( que me atravessou esta tarde de uma canícula irrespirável ), me debato sem solução à vista !... ( rsrsrs )
Tudo culpa de quem me ofereceu dois "miminhos de alfazema" trazidos expressamente da Guarda ... Ou então do calor exagerado desta casa, que já me esturricou, seguramente, os poucos neurónios que ainda possam resistir, completamente padecentes de anosmia ou ageusia, sem remissão possível !!!

Anamar

Sem comentários: