sexta-feira, 25 de agosto de 2017

" VONTADE FINAL "




Quando eu partir, quero juntar-me a ele...
A esse mar que lá de baixo não cansa de me embalar, perdida que estou, no topo daquela arriba.
Ali, onde o silêncio pelo sol-pôr é cúmplice, onde a brisa corre sem pudor, onde os pássaros marinhos partilham a promessa do sonho, comigo.
Os rochedos agrestes e altivos despenham-se em abalada na direcção da rebentação, salpicados aqui e ali pela vegetação bravia e simples, sem exigências de recorte, humilde e sozinha.  Vegetação de vida solitária e dura, que ninguém plantou, adubou ... sequer regou ...

O alto da Aguda é um sítio de privilégio, uma espécie de santuário de memórias, emoções, sonhos ... é terra de quietudes, é relicário de palavras ditas, é repositório de vida ...

De lá divisa-se tudo o que começa e não acaba, os horizontes que sempre vão mais e mais adiante, o que não pede licença p'ra ser e simplesmente é ...

De lá, nos dias escuros de Inverno, o bramido das ondas alvoroçadas do Atlântico, açoitando as escarpas estendidas até onde a vista alcança e a imaginação inventa, saberá ser sono e embalo, regaço e útero,  p'ra quem o escolheu por companhia ...
E nas Primaveras e Verões, quando as flores amarelas que nunca tiveram nome, por ali despertam e se juntam aos carrasquinhos, às urzes e aos chorões que medram em desrespeito, há uma beleza ímpar e selvagem ... uma espécie de trágica despedida.

Tenho a certeza que ali serei eternamente feliz.
Eu, que serei pó, e não mais que pó, terei a liberdade do vento que passa, terei por velas  as asas das gaivotas que não têm amarras, terei por destino as luas que vão e que vêm e que das noites fazem dias, e terei à cabeceira, para sempre, a litania incessante das ondas, que nunca me faltará ...

Tenho a certeza que quem por lá passar, escutará o riso do silêncio de quem simplesmente se sente em berço de terra escolhida e de mar ansiado.
E  não poderá haver maior paz que aquela que advém de uma pertença natural e óbvia ... não discutida !

Lá longe, as arribas da Praia Grande, o farol da Roca, sinalizador intemporal, puladas que sejam as Azenhas, as Maçãs, a Pequena, a Adraga, a Ursa ... Do outro lado, o Magoito e tudo o que vai até à Ericeira, vislumbrada se em céu limpo e ausência de neblina ... emolduram as vidas, os percursos, as histórias, as lembranças ... e a morte também !

Porque a gente deve adormecer onde o berço nos seja mais fofo, onde a almofada nos seja mais mansa, onde as nossas raízes possam baixar e baixar aos interstícios da rocha dominadora que se precipita falésia abaixo, lá possam criar outras raízes, que darão novas plantas que não vergam nem dobram, mesmo entre meio às borrascas e aos ventos impiedosos ... para todo o sempre !...
Porque a gente deve adormecer onde os códigos da alma se miscigenem com as linguagens do coração e da existência, num alfabeto só por nós entendível !...
Porque a gente deve repousar no sólo que seja chão nosso, nosso aconchego, por nada ou por tudo ... não importa !
Porque aí teremos a paz da eternidade !

Quando eu partir, quero juntar-me a ele...

Anamar

Sem comentários: