quinta-feira, 8 de outubro de 2020

" ATRÁS DE UM SONHO " - AÇORES EM ANO DE PANDEMIA - Dia 1

 


Não haveria seguramente melhor introdução à minha demanda do paraíso habitado por estes "estranhos e simpáticos loucos", do que ler este pequeno texto encontrado num "postal free" no Peter's Bar na cidade da Horta - Ilha do Faial, uma das que compõem o arquipélago dos Açores !

Dele, cheguei há dois dias, após uma digressão pelas ilhas menos conhecidas, de um conjunto fantástico, diverso e incomparavelmente belo, constituído por nove, todas particulares, todas com especificidades distintas ... mas todas igualmente românticas e sonhadoras !

Achava eu que desta feita, faria finalmente uma "reportagem adequada" ao evento.  E p'ra isso, levei comigo um caderninho apropriado e enchi-me de boas intenções.
E comecei. Comecei direitinho com os registos, os apontamentos, enfim, a informação que ia colhendo e que os guias locais sábia e profusamente iam debitando aos quilos !  😁😁
Só que "o Homem põe e Deus dispõe" e a exigência da viagem, a falta de tempo livre entre todos os inúmeros acontecimentos, as infinitas paragens e as milhentas fotos inesgotavelmente colhidas, acrescidos aos horários proibitivos de despertares madrugadores, obrigando a recolhimentos em conformidade, goraram todas as minhas prévias convicções, por cansaço e impossibilidade a rigor, como eu gostaria.

Por isso, vou escrevinhar por aqui qualquer coisa, do tanto "bebido", "sorvido" e infelizmente quase impossivelmente arquivado ... enquanto me lembro ...

Tudo começou no dia 27 do extinto mês de Setembro do famigerado e pouco recomendável ano de 2020 ...

" As gaivotas adejavam aqui por cima.
Era um bando bem razoável.  Pareciam perdidas no vento ... ou talvez apenas brincassem na aragem já meio desabrida, deste domingo 27 de Setembro do traiçoeiro ano de 2020 !
O Outono, se dúvidas houvesse, mostra bem que se instalou, apesar do sol, que já não convence ninguém !

Hoje vou para os Açores na busca de uma semana que me tire deste sufoco diário.
Acredito que lá, no silêncio daquela natureza pródiga e autêntica, eu até me esqueça, pelo menos por uns dias, do que ficou por aqui !
O céu tem nuvens brancas, de "carneirinhos" ... floquinhos de algodão semeados no firmamento, até onde a vista alcança.  A temperatura é generosa, o sol aconchega quando a brisa se não sente.

São quase seis da tarde.  O avião da SATA ultrapassou as nuvens, fez-se às alturas, deixando que o atapetado branco nos ficasse por debaixo, como claras em castelo iluminadas pela luz do fim de dia.
O azul lá fora é já ténue, esbatido, diáfano !
E aí vou eu, rumando à Ilha de Sta.Maria, início de um périplo por muitas outras ilhas que não conheço, onde nunca vim ... S.Jorge, Faial, Terceira, Graciosa, Flores e Corvo, excluindo S.Miguel onde já estive em 2018, faz exactamente nesta altura dois anos portanto, e que conheço bem.

Neste momento, com a vivência sinistra da Covid 19, devastadora e impiedosa, que nos limitou as vidas, as rotinas e os horizontes, nos amputou a esperança e nos cortou os sonhos, os Açores é uma das poucas viagens possíveis, um dos poucos destinos passíveis de o serem de férias, para os portugueses deste extremo da Europa continental.
É considerado pelas autoridades sanitárias um destino "Covid Free", como aprendemos a dizer agora, e a agência de viagens com que viajo, é paradigma e exemplo de uma gestão super- segura, cuidadosa e tranquila para os seus clientes.
Tudo está a ser calculado ao pormenor, tudo está a ser monitorizado ao milímetro ...
Até agora, neste contexto sinto-me totalmente protegida.
Foi feito um teste de despiste da doença, exigido e custeado pelo Governo Regional dos Açores 72 horas antes do embarque, o qual teria obviamente que ser negativo para que pudéssemos voar.  No arquipélago será realizado outro com a mesma antecedência, antes do dia do regresso ao continente.

O programa a cumprir é exigente em termos de deslocações.  Prevêem-se oito voos inter-ilhas, e essa é francamente a parte negativa da viagem para quem, como eu tem pavor de avião ... 😁😁
Mas não há solução ... afinal não há tempo a perder, e se adoro conhecer destinos, pessoas, costumes e lugares, há que "domesticar" esta minha fobia e fazer-me à estrada, que é como quem diz, racionalizar esta paranóia absurda, descontrair o espírito, e de coração ao largo, perseguir os meus sonhos e desejos ... enquanto dá, enquanto posso, enquanto tenho vontade !...

E pronto.  Este é o meu primeiro escrito sobre o que aguardo ansiosa, e que acredito piamente poderá vir a cumprir a realização de mais um projecto, que ironicamente na minha mente, havia reservado para bem mais tarde, para quando "andasse de bengala" ( era assim que costumava dizer  😀😀 ) ... e que a Covid me impôs por ausência de alternativas possíveis e / ou seguras.
Talvez seja também essa a razão por que o grupo de viajantes seja maioritariamente constituído por pessoas de determinada faixa etária.
Continuarei a registar, com o pormenor possível neste momento, mais esta minha aventura, em condições e num ano tão particular como este, também para que um dia mais tarde, quem leia estes meus textos, possa talvez perceber como se viveu, como se ultrapassou, contornou e suportou das melhores formas possíveis, a tragédia que se abate sobre o ser humano, por todo este mundo !...

Até amanhã ...

Anamar

Sem comentários: