terça-feira, 26 de outubro de 2010

"A ESTRELINHA VERDE"

Conta a lenda que um dia todas as estrelas do firmamento, reuniram e pediram a Deus, se as deixava virem viver para a Terra, por esta estar muito às escuras....O Criador concordou, e elas desceram como pequenos fogachos luminosos, para dar luz na escuridão.
Contra o previsto, passado algum tempo, todas voltaram para o céu, e quando inquiridas pelo Senhor, responderam não terem conseguido suportar tudo de ignóbil, de miséria, dor, sofrimento, a que haviam assistido.
Deus condescendeu, e lembrou-lhes que a Terra é lugar de passagem, de purgatório, de melhoramento, à custa da expurgação, da penitência, da miséria...
Contaram-se então todas as estrelas, e verificou-se que faltava uma....a estrelinha verde, a estrela da Esperança, que quisera ficar para habitar o coração do ser humano.
Por isso, de então para cá, só há uma coisa que o ser humano tem e Deus não tem.....a Esperança, já que Deus é detentor das certezas, e o Homem precisa dela em cada dia da sua vida....

Pois é! Comovente, não???....

Desde manhã que penso nesta lenda, porque há longa invernia que a estrelinha verde do meu coração estava apagada....mas acho que finalmente acordou, espreguiçou-se, tirou as ramelas dos olhos e decidiu que o meu coração precisava finalmente iluminar-se, cansado de tanta escuridão!

Ou então, tenho para mim, que o meu pai, que habita lá por cima uma estrela também (só não sei qual delas é, e ele ainda não me contou, quando antes de apagar a luz ao dormir, me despeço dele), achou que talvez já chegasse  de tanta desesperança, tanto cansaço, tanto desânimo, e me carregou no interruptor da minha estrelinha verde!!!!! Vá-se lá saber!!!

Sei que na minha caminhada de hoje, que agora é feita em parte pelo meio dum bosque frondoso, duma mata com passarinhos a pipilar, com a frescura e a multicor das árvores e arbustos, uns mais outonais que outros, distribuí sorrisos e bons-dias a todos quantos por mim passavam, a pé, em marcha, em corrida, em bicicleta....porque o bom-dia era mesmo um agradecimento pelo dia bom que se estava a viver...

Pensava eu : Lembram com certeza a história do Capuchinho Vermelho, do nosso imaginário infantil, quando o Capuchinho vai aos saltinhos, de flor em flor para levar uma braçada de flores silvestres à avozinha que está doente, e mais o bolo preparado pela mãe, no cestinho que leva no braço???
Pois assim parecia eu....não ia aos saltinhos, cantarolava para dentro, não tinha bolo, porque também já não tenho avozinha, não apanhava flores porque as não há nesta mata....mas ia, no meu passo acelerado da caminhada, sempre com a minha estrelinha verde, bem acesa, a iluminar-me o caminho, que é como quem diz....a inundar-me de luz o coração!!...

Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem, o que há de bom num dia mau, péssimo, é que o que vem a seguir não pode ser pior, tem mesmo que ser melhor!
Malmequer

anamar disse...

Olá Malmequer
Lá diz o outro: "P'ra pior, antes assim!"...
Gostaria que a minha estrelinha verde não se fosse realmente embora, fazer companhia às colegas....preciso tanto dela! Aliás, precisamos todos tanto dela!!!!!
Beijinhos grandes
Anamar