quarta-feira, 15 de junho de 2011

"UM CASTELO DE PEDRAS..."

"Pedras no caminho?                                                 
Guardo todas, um dia vou construir
um castelo…".    

                                      Fernando Pessoa

E estou no ir...

Dentro de dias, muito poucos,  vou apanhar mais umas "pedras do meu caminho".
Não estritamente no sentido de Pessoa, em que "pedras" poderão até ser obstáculos, dificuldades...turbulência...
Aqui, espero que o não sejam, mas sim novas e espectaculares vivências, novos céus e novos mares, outro vento que me despenteie o cabelo, sempre o cheiro dos trópicos a trespassar-me (amante que o sou), sempre o sol e o calor da água a aconchegarem-me, novos sorrisos, nova "luz" de rostos diferentes, mas que deixarão de o ser por passarem a ser meus...

 Repito-me...eu sei. Mas ainda assim é todo este "frisson" que já me perturba, e me faz as tais cócegas gostosas na barriga, me torna docemente ansiosa, curiosa, solta, mais menina!

Sendo doces e saborosas, espero, são contudo "pedras"....
Também as há adocicadas...
Afinal, aquela pedra onde  repousamos na beira da estrada, numa sombra abençoada, não tem que ser agreste...
Aquela pedra que a criança inventa de bola de futebol e com a qual estraga os sapatos da escola...é uma pedra "feliz"...
Aquela pedra atrás da qual nos escondemos no alto da serra para trocarmos aquele beijo de amor interminável que nos fará história, porque nos fez vida...é uma pedra de sonho e de esperança...
Aqueles penedos da Estrela, de Monsanto, do Gerês, de Marvão, de Monsaraz, de Óbidos...são pedras de existência...a nossa existência deixada por lá, para a eternidade...
A pedra onde, adolescentes, a ponta de canivete, talhámos aqueles dois corações entrelaçados com a seta do Cupido a juntá-los ainda mais, é pedra de esperança e de fé, porque então acreditamos que isso vai ser sempre assim...como poder ser de outra maneira???!!!...

Reparo que ando a escrever pouco.
Não sei se ainda aqui virei antes de partir. Na verdade ando um pouco "dispersa", um pouco "fora de mim", e fora de mim não ausculto o meu "dentro de mim", onde estão os tais "jardins proibidos"...nem para lhes abrir as cancelas e lhes capinar as ervas...nem para regar as trepadeiras...

Bom, prometo na volta contar-vos...contar-vos como foi...contar-vos como "fui"...contar-vos das expectativas que se cumpriram ou não...
Também vou trazer uma "pedrinha", mais uma...na bagagem.
Não deve ser a areia de Punta Cana, nem da Tailândia, nem das Maldivas...nem desse "meu" mundo... para o armário das memórias. Desta feita não há tantas "razões especiais" assim....
A vida surpreende-nos, contudo...

Pedras, pedrinhas...areia...com todas elas, como o MESTRE (um dos meus, senão o meu poeta preferido como homem...o homem que mais entendia de mulheres...)... seguramente farei o meu "castelo" !!...

Fiquem bem!

Anamar

2 comentários:

Jonas disse...

Fernando Pessoa, uma personagem curiosa, nem Salazar o deixou sossegado, em Lisboa tem uma casa com o seu nome, ali para Campo de Ourique,curioso um dos eus directores foi agora nomeado Secretario de Estado da Cultura, mas etomando o fio, quantas personalidades Pessoa encarnou ? dirá com razão a criadora do blogue qual o proposito deste comentário?
Perdoe, mas parece-me que é obvio, parece-me ser um caso de uma autora com muitas facetas tal como Pessoa, estarei enganado ? talvez,e eu direi"que só sei que nada sei".

Jonas disse...

Agora reparo, que comentei este seu post, perturba-me o mesmo pois entrei em contacto com o seu blog nesta altura e agora passados uns meses noto que estava muito desprendida da forma como encarava a vida esta muito mais serena na avaliação dos assuntos ou estarei enganado? perdoe-me esta minha apreciação mas gosto muito do que escreve.