sexta-feira, 6 de abril de 2012

" PENSANDO EM SURDINA "

O café quase vazio, contra o que eu esperava.
Afinal é feriado ... feriado, igual a fim de semana, e nesses dias, as mesas que eu gosto, a fila junto à parede, sempre está ocupada.

Hoje, estranhamente, não !

O dia, absolutamente cinzento. Já caíram algumas gotas de chuva, só ameaçadoras e não mais.
Pela uma hora da manhã, nesta noite chovia torrencialmente, e caía um granizo bravo.
Ouvi-o da minha cama, a açoitar as vidraças, frente a um televisor que passava bichos e bichnhos da savana africana, com a Rita ronronante, a dormir aninhada no meu braço, como ela gosta.

Hoje as pessoas dizem umas às outras : "Boa Páscoa, boa Páscoa " !...
A D. Madalena passou por aqui a tomar um café, e anunciou, no seu misto de bonomia com patetice nata, que ia almoçar a Linda a Velha, com a filha, e que no domingo almoça sozinha ...

Anunciou aos quatro ventos, decibéis acima, para a meia dúzia de ocupantes das mesas, como se isto fosse assunto que interessasse a alguém ...
Interessava-lhe a ela, e ela é uma pessoa só, e precisa falar, comunicar, ouvir-se ... pensando que a ouvem, coitada !

A D. Madalena já nem sequer tem o companheiro de quatro patas, faz tempo, e padece da síndrome dos seres isolados neste mundo.
Quando dão por si ( acho que nunca dão ... ), falam sozinhos nos corredores dos supermercados, falam sozinhos na rua, falam sozinhos ao volante do carro, e se calhar em casa, entre as quatro vazias paredes !!!
A ninguém interessa o que dizem, aliás, ninguém ouve o que dizem, aliás, não dizem verdadeiramente nada a ninguém !!!...

E é Páscoa, mais uma Páscoa, e eu pergunto: O que é isso de "Boa Páscoa", que toda a gente se deseja ??

Para mim, como já afirmei, ser ou não Páscoa, Natal, Carnaval ... é inócuo e idêntico.
Apenas me funciona como forma de "fatiar" o ano, e de me fazer sentir o quão célere o tempo voa, e como rapidamente seguimos de "marco" em "marco", até esgotá-lo ...

Esgotado o tempo, está esgotada a Vida ... E a Vida ... foi isto ??!!...
Foi isto que nos foi destinado vir cá  fazer ?!

Ganhar ou pensar que ganhamos, para perder a seguir ??
Perder muito mais que ganhamos, num balanço em que o "deve" e o "haver" estão quase sempre em perfeito desequilíbrio ??!!

E esta injustiça de Vida ... porque é uma injustiça de facto, lembra-me uma roleta em que aposto todas as minhas fichas, sempre estou disposta a "fazer jogo", mas esse jogo, desafiadoramente, sempre me sai completamente branco ... como se, jogada após jogada, se testasse a minha capacidade de resistência !!...

Destino ??...   Má sorte ??...  Ingenuidade??...  Imaturidade ??...
Talvez um misto de tudo isto ... sei lá !

Cansaço ...  Um cansaço absolutamente cinzento, como são todos os cansaços, afinal ... seja ou não Páscoa, ou outro dia qualquer !!!

Anamar

Sem comentários: