sexta-feira, 31 de julho de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA " - HISTÓRIA DE UM PESADELO - Um dia mais ...






Ando estilo "barata tonta", arrastando as horas nos dias e os dias no calendário.
Pareço ter a sensação que vencidas as etapas, abrir-se-ia uma qualquer luz ao fim não sei bem de que túnel.  Só que o raio do túnel é de uma negritude sem tamanho. Não se lhe vê nem a embocadura nem a porta de saída.
Só ar irrespirável, mofado, só passos mais adivinhados do que seguros, num tactear entremeio às teias de aranha, que já houve tempo suficiente para serem tricotadas ...

A vida segue mais ou menos igual todos os dias.  As pessoas mexem-se em torno da posição de equilíbrio, sem grandes voos, sem grandes aventuras.
Caminhamos um pouco como o trapezista sem rede.  Sem nos atrevermos.  Sem ousarmos ... e a ousadia é sinónimo de vida ... que parece não termos.

O ano já dobrou a metade.  O Verão já leva um mês às costas.  Quando dermos por nós, o pincel ocre e dourado da Natureza, aponta-nos a breve chegada outonal.
E o que foi feito desta escorrência fétida de tempo ?
Vivemos ?  Hibernámos ?  Criogenámos ?  Marinámos apenas ?  Ou adormecemos sem sequer sabermos se viremos a acordar ???
Desperdício puro da nossa existência !!!  Disso, eu tenho a certeza !
Quanto à contabilidade da mesma ... ao nosso deve e haver escrito no livro do destino ... não sei fazer o acerto !  Quem nos poderá ressarcir destas contas viciadas ?!...
Sufocação ... é o sentimento dominante !

Os estados sociais do ponto de vista político-sanitário, vão mudando de nome ... emergência, calamidade, contingência, alerta ... sei lá !  Por esta ou outra ordem...isso agora não me interessa nada !  Mas as pessoas continuam a evitar-se.  As reticências espetam-se em todas as conversas.  A suspeição chega a ser ridícula.  Cada "outro", é um potencial "inimigo sanitário".  Tentamos disfarçar a hesitação, o "susto", a apreensão ... porque nos cruzámos no dobrar de uma insuspeita esquina !
"Suba , suba... eu ainda vou ver o correio ... "  o que se inventa p'ra não partilhar o elevador com o nosso inofensivo vizinho do lado !..
Visitas, não se fazem.  "Podes vir de máscara ... por mim não tem problema !"...  "Melhor não.  Acho não ser oportuno !  Deixamos o café p'ra outra vez!"....

Deixamos.  Deixamos o café, deixamos os silêncios, deixamos as partilhas ... deixamos o amparo do ombro, do cólo e do coração !... Esquecemos o abraço ... Deixamos o tempo ... e a vida, acoplada !
Qualquer dia !...
Sim .... pode mesmo vir a ser na próxima encarnação ... vá-se lá saber !
O virtual está esgotado.  O virtual já não responde, não supre, não satisfaz ... não mata a nossa carência afectiva e emocional, essa sim, que é mesmo mortal !
As panaceias dos meses primeiros do nosso flagelo, estão totalmente cansadas.  O entusiasmo dos vídeos, das fotos, dos bons dias, das boas noites ... o carinho plástico que nos trazia a força do bem querer, perdeu o fôlego, perdeu a capacidade de quase nos fazer sorrir ...
Cansaço ... um cansaço que derruba, que incapacita, que anestesia ... Estamos todos assim, neste torpor sem fôlego, sem ventilação ... sem  "pique"...

Nada se projecta.  Nada se planeia.  Nada se decide.
Ir ali agora ?  Talvez !... Mas, não sendo agora ... daqui a dois meses ?  Poderá ser ???  Vá-se lá saber !  E a segunda "onda" ?  E o Inverno que já espreita lá ao fundo ?  E os casos na China a aumentarem !...  E países que já retrocederam ... já reconfinaram ... aqui bem pertinho ...
Inferno !!!  Tudo adiado, uma neblina que não abre.  Um céu cinzento e pesado, numa manhã invernosa em pleno Julho, quente e azul !!!
Ausência de vida !!!...

Anamar

Sem comentários: