segunda-feira, 26 de setembro de 2022

" OUTONO OUTRA VEZ ... "

 


Hoje acordei outonal, como este Outono que começou entretanto, doce, aconchegante, envolvente.

Costumava dizer detestar esta estação, embora nela tenha nascido ... ou talvez por isso.  Mas isso fazia parte daquela angústia  e inaceitação mal resolvida comigo própria, que fui arrastando, enquanto me foi penoso, entendia e sentia ser demasiado pesado o fardo de viver ...
Estava psicologicamente fragilizada por certo, pelas peripécias que a vida me foi estendendo à frente, obstáculos que eu via vezes demais, quase sempre como injustos e demasiado devastadores para a minha robustez.  Inultrapassáveis mesmo ... derrotista que sou, pouco confiante e segura no meu próprio valor. 

Erro crasso !  
A vida vai caminhando, os anos vêm vindo e felizmente não trazem só aspectos negativos, mas também  aprendizagens, conhecimento e aceitação.  Começam a relativizar-se as coisas, a atribuir-se-lhes outro valor e outro significado.  Começa a olhar-se para trás e de repente, o que parecera negro, carrasco, mortalmente castigador, aparece como uma fonte de lições, de ensinamentos, de experiências, não necessariamente marcantes ou perturbadoras.
Começamos a perceber que a inteligência que possuímos nos deve posicionar como capazes de análises isentas, como alunos desarmados, intelectualmente objectivos sem avaliações persecutórias, ou melodramatismos excessivos, face ao que foi o nosso percurso.
Hoje, sou capaz de me sentir grata e não injustiçada, sou capaz de me sentir privilegiada e não vítima, sou capaz  de perceber o quão valeu a pena tudo o que há tempos atrás eu via como azar, destino ou pouca sorte ...
Hoje sou capaz de assumir uma paz e uma tranquilidade interiores, capaz de olhar o meu percurso, capaz de "me" olhar enquanto agente mas também enquanto espectadora do meu próprio existir, sem ódios, rancores, raivas ou angústias.
Hoje, sou capaz de "rever" a travessia e os que a dividiram comigo, valorizando o que de bom trocámos, o que me deixaram de si e o que levaram de mim, percebendo o bom, o gratificante, o inesquecível, e guardando numa caixinha especial na minha mente e no meu coração, com bonomia contudo, paz e tolerância não ressentida, o que de menos bom aconteceu ...
Tudo foi crescimento, tudo foi aprendizagem, tudo são afinal momentos, etapas, caminhos que haveriam de ser percorridos, experiências que haveriam de ser vividas, porquê, por onde, para quê ... ninguém sabe, talvez apenas porque vivendo-os, eles viessem a constituir um capital meu de crescimento, assim determinado quem sabe,  pelo destino !...
Tudo isso afinal, foi VIDA que eu pude viver !...

Hoje, quase sempre me sinto bafejada por ela, quase sempre me sinto mais paciente, quase sempre sou capaz de sorrir, e páro, muitas vezes páro e sorrio mesmo ... 
Basta que olhe à minha volta, para me sentir de facto feliz !  Basta olhar p'ra perceber como sou  abençoada.  Sinto-me pacificada interiormente muitas vezes, sobretudo nas horas de reflexão e meditação.  
E se o não sinto, reprogramo o meu coração e faxino a minha alma se ela claudica sem razão, num trabalho de reconstrução permanente.
Quando me sinto acarinhada por tantos e tantas, uns mais próximos que outros, é verdade, mas que ainda não me obliteraram nas suas vidas, percebo que alguma pegada tenho afinal deixado pelas veredas da existência ... E isso é muito bom, e faz-me muito bem pelo ânimo que me transporta ...

Hoje encontro-me aqui numa curva da estrada, num dobrar de caminho que me deixa ver com clareza o que os dias já percorreram, e me deixa perscrutar também, a linha do horizonte, desenhada longe ou perto ... o que for ... não me interessa ... não pode ou deve interessar-me.  
Apenas penso que terei paz a percorrê-lo, penso que terei olhos para o ver atentamente, penso que caminharei com as mãos abertas para o receber sempre, no bem e no mal, de acordo com as escolhas que fizer, as decisões que tomar, com as certezas mas também as incertezas ... 

... seguramente usufruindo com a maturidade que o Outono dá à Natureza, com a sabedoria dos frutos das árvores, que do verdor fulgurante da estação cessante atingiram a plenitude da doçura na estação calma, silenciosa, aconchegante, envolvente e doce que apenas há três dias nos acompanha ...

É assim também o Outono da vida ... tenho a certeza !!!

Anamar   

3 comentários:

Anónimo disse...

Dizer o quê ?
Se te conheço há tantos anos !
Gostei de saber, que encontraste o teu caminho, que finalmente tens a paz que incessantemente procuravas.
Como teu velho amigo, só te posso desejar o melhor para ti.
Obviamente gostei muito de te ler.
Beijinhos
Jonas

anamar disse...

Obrigada pelo comentário. Também... "dizer o quê?"... Virtuosismos de uma relação que perdura e perdurou nos tempos, resistindo a muitas vicissitudes. Só nós podemos avaliar o que isso significa !
Mas por aqui a "luta" construtiva, pelo equilíbrio e pela "sobrevivência" numa vida crivada sempre de dificuldades ( como com todos, mais ou menos ), não é nem será nunca um trabalho acabado... Ela continua, e continuará num trabalho de casa que não tem lugar a esmorecer...
Beijinhos
Margarida

Anónimo disse...


Respondo-te
Invocando a Santíssima Trindade, onde nos conhecemos, naqueles tempos já bem distantes.
Quero assim agradecer as tuas amáveis e generosas palavras, na tua resposta ao meu comentário.
Sendo muito palavroso, perdoarás que te diga, que no meu modesto entender, o que define as pessoas são principalmente os seus comportamentos e suas atitudes, para com os outros, quando isso é necessário.
Muito mais do que as suas palavras bem intencionadas, pois até se afirma que de boas intenções está o Inferno cheio.
Da tua pessoa tive quando foi necessário esse apoio.
Não te ficaste pelas intenções, agiste !
Daí o facto de eu estar muito contente e feliz, por teres mesmo encontrado o teu caminho de algum tempo para cá,
Mas realço principalmente o facto de seres feliz nele, pois na minha opinião bem o mereces, sendo isso o mais importante.
Também sei do teu mérito em teres dado a volta por cima, em situações tuas pessoais e que foram difíceis de ultrapassar, mas tudo isso é principalmente o resultado do teu esforço e da tua capacidade, portanto que assim continues , rodeada daqueles que mais gostas, são os meus votos.
Boas Férias e excelente viagem no teu aniversário em breve.
Beijinhos do teu amigo
Jonas