quarta-feira, 2 de outubro de 2013

" SINTO-ME GRATA "



Tem dias  assim : está tudo cinzento lá fora, o sol ouviu o Passos  e foi embora, há muito, antes que lhe cortassem a luz, por falta de pagamento.
Aqui dentro, não está muito melhor.
Não sei o que aconteceu, mas as paredes deste quarto afastaram-se umas das outras, e o espaço ficou gigantescamente maior.
Ficou uma divisão fantasmagórica , e eu fiquei pequenininha, meio  perdida, sem encontrar aquela, que mais ou menos costuma parar por aqui.
A única luz eléctrica que acendi ( não tenho santos a alumiar, e há que poupar na factura ), projecta sombras chinesas à minha volta.

Se as Finanças sabem, que a área deste apartamento está a aumentar, na razão directa do meu vazio e da minha solidão, carrega-me no IMI !!!.... Trigo limpo !...

Bom, mas tem dias assim !
Há quem parta, e há quem tenha vontade de partir ...
Há quem vá até ali à esquina, há quem vá por esse mundo fora ... e há quem vá p'ra outra galáxia !...
Tem muito a ver, com o tamanho das divisões, com o cinzento lá fora, ou com o vazio aqui dentro ... garanto-vos !!!

No meio deste desconforto de alma, só os meus gatos me entendem, e por isso, eu entendo, quem entende de gatos !

Eles são os companheiros  fiéis, mesmo que todas estas "anomalias" malucas, se verifiquem ...
Eles não arredam pé, mesmo que nós lhes pareçamos meio desconchavados de espírito, meio desmiolados de atitudes, meio pieguinhas de emoções ...
Eles nem refilam, se lhes esquivamos a "bucha", se um berro se nos escapa, se uma sapatada pretende corrigir-lhes os desvarios e os abusos ...
Eles sempre estão por perto ... "malgré" ...
Eles sempre  são compinchas, mesmo quando um pouco desparafusados !

O máximo que fazem, digo eu, é encolher os ombros, olhar-nos com a comiseração, de quem assiste a uma dona a "passar-se",  premiarem-nos com marradinhas e lambidelas, como quem diz : " Deixa lá ... eu entendo-te !  Este mundo dos humanos é mesmo muito louco !..."

Neste momento, tenho dois, como sabem.
Um, tem a inconsciência do puto desalvorado e reguila, absolutamente impertinente e desafiador.
Corre por cima de tudo, sempre acelerado, num  desvario total.
Não tem limites de velocidade.  A sua auto-estrada tem percursos voadores,  não conhece sentidos proibidos,  não tem escapatórias para derrapagens que levam tudo adiante,  enfim,  são emoções e adrenalina, absolutamente demolidoras !
Por essa razão, madrugada adiante, quando se testa ao sprint, verdadeiros terramotos me chegam da cozinha e da entrada ( zonas francas ) ... ao quarto !

Mas não consigo impor-lhe hierarquia ou estatuto de dona.  Não consigo meter-lhe naqueles neurónios-ventoinha ... quem na verdade, manda aqui.
Simplesmente, porque  tem os olhos da inocência e da ternura de um garotão, que olha p'ra mim com uma meiguice  que me desarma !
Assim, resta-me erguer uma voz tonitruante, exibir o ar mais convincente possível, e dizer-lhe em tom ameaçador : " Jonas, Jonas ... mau mau ! Estamos aqui, estamos a zangar-nos " !....

O outro.... bom, o outro, são p'raí seis ou sete quilos de gato, num tamanho  XL, envolvidos num "cobertor" farfalhudo e fofinho de pelo, e outros tantos quilos de ronceirice e doçura.
Saudavelmente insano, também ...  como convém.
O Chico tem um pacto com o "além", tenho a certeza. 
Esse, é o que rodopia em torno de um rabo que desgraçadamente sempre se lhe escapa,  à semelhança dos fantasminhas de  todas as sombras que se projectam no chão ...  Inclusive, a própria, que ele garante ser de outro gato-fantasma, aqui infiltrado, p'ra lhe atazanar o sistema !

O Chico só tem um "senão".   Adora o meu sofá do quarto ... para afiar as unhas !!!
E não lhe interessam raspadores, de vários formatos.  É para o lado que dorme melhor !
Olha-me com ar de complacência, superioridade e pouco caso.  Como quem diz : "Perdoai-lhe senhor, porque esta fulana, coitada....parece não perceber quem tem à frente ! "..... ( rsrsrs )

Há dias assim ...
São os tais dias em que eu sei que estou viva, porque afinal, na verdade, não estou só.
Comigo, tenho a melhor companhia que podia ter ... o amor infalível, incondicional e desinteressado, destes "esgroviados" de serviço, a bombeirarem as minhas mágoas, as minhas dores, as minhas tristezas, ou mesmo a lamberem as minhas lágrimas  ...

...e por isso, a eles, num diálogo mudo, eu sinto que sou absolutamente GRATA !!!...



Anamar

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola Anamar, nunca lhe disseram que quem tem gatos de quatro patas tem tudo ?
Parabens pelos seus gatos
Francisco