quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"UMA TRISTEZA..... ISSO SIM !..."


Estou no Fonte Nova a fazer horas...
A fazer tempo para a minha marcação do corte de cabelo.
Deambulo por aqui, esperançada que o tempo não leve muito tempo a passar, nesta minha mania de "não perder tempo", como se não  tivesse "mais tempo" para os nenhuns / tantos afazeres que não me esperam diariamente...

Um pouco confuso, talvez!!

Ainda eu não conhecia o Fonte Nova e uma amiga que já nos deixou há alguns anos, me falava dele.
Os centros comerciais estavam a dar os primeiros passos, começavam a disseminar-se...
Amoreiras, Colombo, Vasco da Gama, Alvaláxia, Corte Inglês... não minto se disser que não existiam.

Este era, entre todos, o mais "maneirinho", o menos "emproado", o mais familiar, o de melhor gosto na decoração!
Quem não lembra as decorações do Fonte Nova em época natalícia??!!

É verdade que se calcorreava o Fonte Nova num ápice, mas aqui  encontravam -se  lojas variadas de insuspeitado bom gosto, para todos os estilos.
Aqui comprei, desde presentes para casamentos, prendas mais requintadas por ocasiões especiais, a artigos pessoais (peças de lingerie absolutamente inesquecíveis, por exemplo)...
Até aqui comprei a minha viagem para a Jamaica, no remoto ano de 2006 !

Sempre o Fonte Nova tinha uma música de fundo relaxante, apaziguadora, nostálgica...
Isso ainda perdura ( menos mal !! )
Escrevo por aqui sentada, e Énya entre outros temas, envolve-me e devolve-me paz...

Apenas, e é sobre isso que escrevo este nada de nada, uma perturbação me toldou o coração : os sinais da crise instalada no nosso país e no Mundo, a malfadada crise sem fim à vista, está a dizimar o Fonte Nova.
Aqui, como em muitos outros sítios, como sabemos!!...

Onde eu moro, também existe um "arremedo" de centro comercial... que de dia para dia é tudo menos centro comercial ; antes, um Texas por ali instalado, confinado a chineses, paquistaneses, indianos, telemóveis e mais telemóveis... onde mais parece estarmos em Brooklin, no Bronx ou em China Town... "português", precisa-se !!
Mas não me dói no coração nada daquilo lá!
Afinal, aquele espaço não tem nenhum carisma, nunca foi nada que valesse a pena ... continua não o sendo.

Mas o Fonte Nova ... que crime!!...

As lojas fechadas são por demais ; as ainda existentes não têm o "glamour" de outra época ; são sim lojas de "trapos" mal amanhados...
Persistem na maioria as de restauração, apostadoras nos utentes aqui à volta ... pouco mais !
Até os cinemas estão entre o "sono profundo"  e uma morte anunciada!
Tudo parece mais pequeno ... parece que o centro "encolheu", está a virar um pouco "fantasma" desalentado. 
Lembra um espantalho no meio dum campo de maçãs, cansado e sem convicção, como algo que recorda aos de memória mais curta, o que era, o que foi ... uma espécie de "ruína" em pé, uma espécie de "barco encalhado" pela tempestade que tentamos atravessar e à qual tentamos resistir...

Sinal dos tempos ... sei lá !!

Uma tristeza ... isso sim !!

Anamar

5 comentários:

Anónimo disse...

Uma tristeza, dizes bem...não quero acreditar que o meu CC de eleição está em vias de extinção.
Como é possível? Só pode ser a crise....Também fiz algumas compras por aqui...e gelados...tantos. Tenho de lá ir ....e o Pizza-pazza?...
Para a semana, se por aqui estiveres, vamos lá...pode ser?.

Beijinhos
Maria Romã

Anónimo disse...

Hoje fui à ADSE e, como estava ali mesmo ao lado, resolvi ir ao Centro Comercial de Alvalade onde já não ia há muiiito tempo.
A minha desilusão foi igual ou pior que a tua ... um perfeito deserto. Todas as lojas fechadas!
Beijinhos.
Merryl.

anamar disse...

O meu comentário-resposta é infelizmente para as duas, porque é cabível dentro do que me dizem, dentro da perplexidade que todas experimentámos.
A crise nos centros comerciais de tantas compras ou momentos de lazer, crise no país inteiro......todos nós, acho, que em crise irreversível!

beijo

Anamar

Anibal disse...

Boas noticias, em plena cris de 2912 o Fonte Nova parece que renasceu.
Volte lá.
Jonas

Anibal disse...

Boas noticias, em plena cris de 2912 o Fonte Nova parece que renasceu.
Volte lá.