domingo, 2 de outubro de 2011

"ELEGER LISBOA"



Um domingo espectacular...
Um verdadeiro dia de Verão, daqueles que não tivemos no tempo certo. Decididamente, alguém se anda "a passar" ou a brincar connosco, nesta gestão maluca do tempo.

Quando o Zé Povinho pode ter férias, Julho ou Agosto, como sabemos, o tempo fez negaças, as águas marinhas desagradáveis, o vento desabrido.
Setembro começou, o pessoal regressou a duras penas ao trabalho, as criancinhas às aulas, retendo obviamente os pais ao domicílio de família, o lazer havia terminado e o bom tempo começado!

Hoje, sem programa planeado para fazer, sem cinema que me atraia (é um crime enfiarmo-nos numa sala às escuras, com tanto sol cá fora).... resolvi ir "espiolhar" outra faixa da nossa cidade que também é uma sala de visitas espectacular...
Belém e a sua Torre, o Padrão dos Descobrimentos, os Jerónimos com toda a sua "entourage" de verdes, as gaivotas prazenteiras em voos loucos e rasantes de felicidade, o sol a esbanjar-se sobre tudo, as velas que sulcavam o rio para cima e para baixo... e a coroar tudo isto, uma brisa abençoada que afagava os corpos transpirados... corria por ali, oferecendo um berço doce às gaivotas...

Já perceberam... fui até à orla do rio.
O Tejo de um azul intenso era um espelho, na "prata" reflectida pelas águas... e o céu não se fazia rogado a misturar os seus azuis, numa limpidez total, pela ausência de nuvens.

Gente descontraída e semi-despida, percorria em várias línguas, a zona, dando um "cheirinho a férias" de fazer inveja. As máquinas fotográficas e as câmaras de filmar não cansavam de arquivar nas suas entranhas, cantos e recantos desta nossa cidade.
Há uns anos atrás tive um amigo que era absolutamente fascinado por Lisboa. Amava-a de paixão... e sempre dizia que era a "mais linda cidade do Mundo".
Eu achava um exagero, achava que era coisa de quem não tinha padrões comparativos.... e sempre retorquia dizendo-lhe : isso é porque tu não conheces Budapeste, Praga, Viena, Estocolmo, Oslo, ou mesmo o Rio...

Hoje, volvidos alguns anos, eu própria sou uma enamorada por Lisboa e o seu ar preguiçoso e descontraído, com que nos acolhe e nos permite deambular sem sobressaltos ou preocupações.
Na verdade Lisboa é uma cidade particularmente bela....

....e hoje Lisboa veio a banhos nas águas do seu rio...   

Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

É mesmo bela, sim. Também hoje andei lá por baixo, e fiz fotografias.
Um beijinho.
Malmequer

anamar disse...

OLÁ MALMEQUER

E O TEJO AQUI TÃO PERTO... E PELO MENOS EU, NÃO O USUFRUO COMO GOSTARIA.

SIM, A NOSSA LISBOA É LINDA... TENS RAZÃO!

UM BEIJINHO

ANAMAR