quarta-feira, 19 de outubro de 2011

" ENTRE UMA BICA E UM CIGARRO" ........



Um destes dias, entre uma bica e um cigarro, um amigo querido que já não via há imenso tempo, lançou-me um repto, em que fiquei a matutar...

Penso que ele será meu leitor assíduo, embora comentador ocasional.
E também sei que foi numa atitude perfeitamente construtiva e amiga, que me disse assim:
"Deixe o seu blog, ou dê um cariz diferente ao seu espaço ! Se sente necessidade de escrever, faça-o sobre política, flores, casos do dia a dia, mas não sobre si.  O seu blog está a fazer-lhe mal . Como um labirinto de caminhos viciados que sempre a conduzem ao mesmo sítio, ele é um espaço quase de auto-comiseração, de masturbação psicológica, de "deitar e rolar" em tudo o que é negativo, ou menos positivo na sua existência, e está a tomar isso como um remédio amargo para a alma..."

Bom, dito desta ou de outra forma, assim o entendi, penso que correctamente.

Ora bem...

Desde sempre o meu espaço foi um espaço intimista, foi uma procura de mim própria através das letras, foi um extravasar de emoções felizes em dias felizes, tristes em dias menos bons.
Nunca se destinou propriamente a ninguém, nem se "auto-proclamou" varanda de grandes causas.
Nunca teve intuito de chamar atenções para que me dessem colo, nem a pretensão de chamar atenções para que masoquistamente, chorassem comigo nos dias mais tristes...

Não !!!....

Tão pouco teve a veleidade de achar que poderia objectivamente ser pedrada no charco em estruturas, em valores instituídos, em comportamentos ou atitudes...
Não !...
Apontei sempre o dedo, se algo mexeu comigo, independentemente de ter ou não eco desse lado, é verdade... apenas pela razão de que "mexeu comigo"...
Sempre a minha escrita depende de mim mesma, do meu "eu" interior... genuinamente....
Sempre pinto a realidade com as cores que vejo nesse momento.... a minha realidade.
Portanto, sempre é absolutamente subjectivo, porque traduz o bom ou o mau do que sinto...exactamente por ser isso que sinto nesse momento, sem maquilhagens ou molduras, com total independência e isenção...
Aliás, a mesma independência que tem, quem o lê, porque sempre tem ao seu alcance, o virar da página, o fechar, ou nem sequer o abrir!!...

Por isso, Filipe, você tem que perceber que sou incapaz de escrever "por encomenda".... Sou  incapaz de não me expor ali, de não me desnudar ali, de não me dar ali, independentemente de quem está do outro lado, sobretudo porque está "do outro lado"...

O meu espaço é também um espaço de dádiva, do que eu sou... Tem o valor que tem ( não o discuto nem o procuro ), liberta quantas e quantas vezes os meus fantasmas...
É um espaço de total liberdade, sem amarras ou limites, tal como eu sou, que nunca aceito horizontes que me tolham, "cangas" que me disciplinem, sujeições que me reprimam, ao mais ou menos ético....

Por isso, ao contrário da sua compreensão, permita-me aqui discordar de si, meu amigo...
Acho que o meu blog tem sido objectivamente ( sinto-o claramente ), um espaço de crescimento interior, de restruturação pessoal, de análise, maturação, que me tem conferido a capacidade de "ME" olhar de fora para dentro, de ME "abanar" de fora para dentro, de ME confrontar comigo mesma, afinal numa sociedade em que as pessoas se conhecem pouco, se disponibilizam pouco, se amam pouco...


Portanto, continuarei .... Respiro por aqui, amo por aqui .... vivo por aqui ....

Anamar

2 comentários:

Jonas disse...

Anamar, blogar sobre politica ? são cada vez mais os que a politica desilude, a começar por mim.
Gosto do seu blogue porque fala sobre o que os outros não falam, sobre os sentimentos.
Gostei muito do seu post sobre a Somalia.
PF não fume.

anamar disse...

Jonas

No meio de tantos afazeres, dedicar um tempo ao meu humilde espaço, é sem dúvida uma honra!

Obrigada por isso !

Se gosta, reincida....terei sempre o prazer de o escutar e certamente, aprender consigo.

Sentimentos?? Feliz ou infelizmente, o que me move nesta vida!!

Um grande beijo para si

Anamar