sábado, 15 de outubro de 2011

"NA CRISTA DA ONDA ! ... "


Engraçado hoje o meu dia.

Acordei com uma sensação indefinida, mas sentida, de paz, de dever cumprido.
Parece que na minha vida as coisas estão a entrar nos eixos. As peças do puzzle a encaixarem, o "labirinto" que sou eu mesma, a tornar-se estrada mais aberta e fácil de percorrer.
É verdade que os problemas prioritários parecem ter-se ultrapassado.
A situação da minha mãe, controlada, estabilizada, menos sobressaltante.
Sem dúvida, um dos principais factores a transmitir-me este sossego de alma.

Mas não só...

Acho que começo a conviver mais pacificamente comigo mesma, com a pessoa que eu sou, aceitando-me melhor, com mais maturidade e crescimento, assumindo em paz, as minhas imperfeições, incapacidades, omissões, na certeza de que tudo o que faço, ainda que errado, não pode ser por mim penalizado excessivamente.

Assim, encaro sem tantos constrangimentos o meu dia a dia, e quase posso dizer que estou feliz, embora pareça que eu tenho um estranho "convívio" com a palavra Felicidade, como se, só o pronunciá-la a afastasse de mim!...
Pareço acreditar poder ter ainda dias felizes e plenos na minha vida. O rancor e a mágoa do passado dissipam-se aos poucos, como o sol a romper o nevoeiro, descobrindo para lá, um céu brutalmente limpo e azul.

O facto de também não guardar ódios, raivas, azedumes pelo que passou, por quem passou, transmite-me um senso de generosidade, de magnanimidade, de maturidade... como dizia.
Sinto que sou Maior, porque o meu coração não alberga esses sentimentos Menores... Sinto que sou mais mulher, porque consegui ( penso ), enfrentar as marés adversas que a vida me aprontou.
Corroboro aquela frase feita, de que nada acontece por acaso, nada nas nossas vidas acontece gratuitamente.
Tudo tem um fim ou um objectivo, defendem os orientais, nem que seja por força de um sofrimento redentor.

Feliz comigo, feliz com os outros... obviamente!...

Tudo isto eu escrevi ontem.

Hoje, a esta mesma hora, no sítio do costume, no meu espírito passa uma nuvem que me pesa toneladas nas costas...
Como eu, certamente milhões de portugueses a sentirão, provavelmente, alguns até com maior acuidade que eu.
Passos Coelho veio ontem à televisão, anunciar as últimas medidas gravosas a tomar pelo governo, no sentido de tentar "salvar" Portugal...

Eu, que até me defendo, procurando, dentro do possível, ignorar notícias nos últimos tempos, enfiando cobardemente a cabeça na areia... reconheço... assisti na íntegra ao telejornal.
E se há muito, como todos, tenho andado fortemente preocupada quanto ao rumo deste país, ontem fiquei simplesmente "doente"!!...
Eram três horas desta madrugada e ainda não conciliara o sono.

A situação é de tal forma grave e complicada, que não sei mesmo se os paleativos ( porque acho que para além disso, de pouco mais se trata ) implementados por quem tenta gerir uma "casa" onde "não há pão"....surtirão algum resultado.
No máximo, manter-nos ainda vivos, a acordar todos os dias.... pouco mais !

O "clima" hoje vivido nas ruas, nos locais públicos, é de alarme, pânico, angústia, desespero...
Como sabemos, estes sentimentos não foram nem são bons conselheiros, na resolução de nenhuma dificuldade... apenas, não se vislumbrando nenhuma luz ao fundo do túnel, as pessoas, as famílias, sentem-se quais náufragos em plena tempestade, perdidos, sem esperança de ajuda ou resgate!...
Não é à toa, que tenho lido nos jornais, que a taxa de depressões e suicídios incidentes na população, subiu exponencialmente nos últimos tempos.
Os depoimentos sofridos, prestados por famílias que em situação desesperante, perderam toda a capacidade de garantir as necessidades básicas da vida....multiplicam-se...
Isto, já não referindo os idosos, sem grande poder reivindicativo, sem nenhuma possibilidade de reverter a situação, que mais e mais caem nas dificuldades, tantos no abandono, tantos na desistência!!!...

Bom, este é de facto o discurso que temos tendência a proferir...
Por certo, não o mais aconselhável ao momento !

Procuro ainda assim, encarar tudo isto o mais "low profile" possível, com a serenidade máxima que consigo, dizendo para mim própria que as cabeças devem manter-se calmas para que possam discernir com clareza, com a mínima perturbação possível.... tentando aguardar que as ondas alterosas passem, e o mar fique "flat".... se conseguirmos...
Uma mente perturbada não entende, não analisa, não é prudente, não se defende cabalmente... e a precipitação pode remeter-nos a caminhos sem volta!...

Aguardemos pois... face ao pico da maré, olhando de frente a onda desafiadora, bem ali à nossa frente, para que lhe possamos alcançar a crista sem danos acrescidos... e com ela, possamos de novo atingir o areal da paz !....

Anamar

2 comentários:

Jonas disse...

Sem duvida uma analise serena e lucida, sobre mais que um estado de alma, um estado de espirito de um País inteiro. Para mim apoiante de Passos Coelho, sei que foi complicado, mas prefiro a verdade nua e crua as mentiras sistematicas da Socratice, tempos dificeis se vivem e os dos nossos Avós ? depende de todos nós, gostei da serenidade da lucidez do seu post. Parabens

anamar disse...

Olá Jonas

De facto é a lucidez possível nos tempos que correm.
Admito que não a que todos terão....porque no caos, eu ainda estou confortavelmente à tona.

Penso que todos nós, e os mais jovens por certo mais, nasceram e foram crescendo num mundo de muito facilitismo (disso também somos culpados...), bem "almofadados" e sem demais sobressaltos, mundo esse que está agora universalmente a desmoronar-se.

Nós, os da geração mais recuada, lembramos, vivemos, estivemos perto, de atropelos de toda a ordem que a vida nos pregou.
Talvez por isso, estamos mais "artilhados" para, na borrasca, tentar ainda descobrir um pouco de céu azul...

Bem haja!!!
Volte sempre.

Um beijo

Anamar