sábado, 7 de janeiro de 2012

"BARALHAR ... E VOLTAR A DAR !"...


"Eu não falhei milhares de vezes. Apenas descobri milhares de métodos que não funcionam "! - Thomas Edison

Esta afirmação, proferida pelo genial criador da lâmpada eléctrica, entre mais de duas mil patentes registadas, de inventos por si criados ... chegou-me às mãos.

O artigo que a continha, reflectia sobre  a  necessidade da estimulação da criatividade no Homem, como base do seu  desenvolvimento  integral . Era ainda afirmado pelo autor do artigo que ... (sic) "A criatividade está ao alcance de qualquer ser humano, quando alguém se predispõe a sair da mesmice mental ".

Concordo formalmente com a frase supra-citada, não é sobre ela que pretendo pronunciar-me, mas vou sim pegar na afirmação de Edison, para, "jogando" com ela, a aproveitar para o  espírito do que aqui desejo transmitir ...
Ou seja, vou "desmontar" o edifício mental, no senso em que aqui é utilizado,  recreá-lo e adaptá-lo às minhas "filosofices" ...
Que me perdoe Edison !...

Muitas vezes ao longo da vida, talvez mais ao longo dos últimos anos ( em que mercê do meu percurso, das circunstâncias, da minha forma de estar e sentir ) ... me flagrei  aplicando exactamente o pensamento  de Edison, a mim própria.
Quem falha, não irá falhar sempre ... Se calhar, as falhas não foram mais do que tentativas frustradas de outros tantos acertos ...

A vida evolui, faz-se todos os dias, o ser humano erra e acerta, erra e acerta ...
Dos erros deviam ser tiradas ilações ..... por vezes ocorrem repetições !
Dos erros deviam ser colhidas aprendizagens ... muitas vezes não o são !

Uma coisa é certa ... Que as falhas e os erros deixam marcas, gravam cicatrizes ... indubitavelmente !!!...
Que os insucessos acontecidos, mais derrubam do que erguem, dependerá de cada indivíduo, mas penso que globalmente é verdadeiro !
Que nunca se fica o mesmo depois de cada dita "falha" ( ainda que tenhamos consciência, que ela foi apenas um ensaio de proveta não conclusivo ), também é verdade !

A "droga", é quando as dúvidas inculcadas dentro de nós por cada objectivo não atingido, nos tornam mais defendidos, tão defendidos que nos cerram os portões da alma, nos tornam mais "feios" como seres humanos, porque inevitavelmente inseguros, desconfiados, por medo do sofrimento de reincidências ...
A nossa "disponibilidade" como pessoas, face ao mundo e aos que nos rodeiam, fica diminuída, a nossa capacidade reactiva, fragilizada, ou então  potencialmente agressiva, de uma forma irracional, por vezes mal direccionada ... como um animal acossado !!!
A vulnerabilidade aumenta, o "medo" instala-se, e com "medo", o indivíduo não é isento nas apreciações, nas análises, nas conclusões ...
A liberdade, como consequência, restringe-se ... é cerceada !

E aí temos nós, uma pessoa "amputada" do que de melhor teria   em si , para se dar e dar aos outros.

Depois, desponta sempre um certo sentido de injustiça, uma certa vitimização ... "porquê eu ?!" ... "era necessário ?!"... "não podia !!"...
E esse sentimento incontrolável, muito acima do razoável, do que o bom senso determinaria, do que os outros talvez mereçam, torna-nos intolerantes, insuportáveis ... cansativos ...

Só que a "semente", boa ou má, uma vez caída na terra, germina, pode tornar-se erva daninha, pode proliferar feito "praga", pode secar ... matar tudo à sua volta !
Nessa altura, como sabemos, não há volta a dar ... e o único remédio eficaz, é arrancá-la pela raiz, para que dela nunca mais brote uma só folha verde!!!

E dessa forma radical, esse indivíduo definitivamente ficará fechado a novos horizontes, a novas esperanças, a novas tentativas ... tal como essa planta que morreu no pé !!!

Anamar

8 comentários:

Anónimo disse...

Anamar,
Gostava de lhe transmitir o meu apreço pela reflexão que faz.
Concordo inteiramente com a sua análise. Um dos Gurus da gestão Tom Peters, dizia precisamente isso, aprende-se com os erros, quantas tentativas falhadas não estão por trás dos grandes momentos do crescimento humano? dsede as invenções às emoções?
Jonas

Anónimo disse...

Olá Colega,
Achei esta tua teoria muito engraçada.Tens sem duvida uns pontos de vista curiosos.
Até breve
João

anamar disse...

Olá João

Obrigada.

Beijinhos.

Anamar

anamar disse...

Olá Jonas

Sim...isso o desejável... Nem sempre o que ocorre.
Por isso, o ser humano sofre por vezes consequências da repetência de erros.

De qualquer forma acho que o meu ponto de vista está claramente expresso.

Um beijinho e bom fim de semana

Anamar

Anónimo disse...

Olá novamente,
Pensava eu, que o ensino nos ensinava
para evitar os erros, nomeadamente o superior.Mas segundo depreendo da sua análise não será bem assim. Mas sobre
Edison que refere, pelos vistos ele errava demasiado.Mas será que me pode explicar o significado do titulo que escolheu, pois não me pareceu adequado ao resto.
Respeitosamente
Anturio (Évora-Monte)

anamar disse...

Olá Anturio

Errando se aprende, em tudo na vida!
Pelo menos assim o deveria ser.

Edison como qualquer cientista, experimentador ...descobriu, errando!

"Baralhar e voltar a dar", significa, como explico no meu post, que utilizando o pensamento que Edison aplicou à ciência, o reformulei...e o "dei" de outra forma... Com ele dissequei os sentimentos humanos!

Oxalá tenha conseguido "fazer luz" na sua cabeça ...rsrsrs

Um abraço

Anamar

Anónimo disse...

Anamar,
Sem duvida é surpreendente, aquilo que se lembra, aplicar a filosofia do
errar no avanço cientifico aos sentimentos.
Achei a analogia muito interessante.
Lourenço

anamar disse...

Olá Lourenço

Ainda bem que apreciou o meu raciocínio.

Na VIDA,tenta-se acertar,
errando !
(em qualquer vertente, creio).

E não poderemos "ler" os insucessos, como falhas desesperantes....foram sim tentativas com inêxito!

Beijinho

Anamar