domingo, 15 de janeiro de 2012

".... só porque eu sou IMPERFEITAMENTE HUMANA !..."

*******************************************************************************

*********************************************************************************

Finalmente a chuva !...

Dia cinzento, pardacento, "regado" cá e lá com chuva não muito copiosa, a acompanhar algum frio que desta vez não foi embora.
Como conviria, e porque a tradição ainda é o que era no "reino das gaivotas"... a minha, veio visitar-me, bem roçagante à minha janela ... de asas bem esticadas, deixando-se ir, sem nenhum pejo perante a chuva que caía !

Há três dias que não escrevo. A inspiração tem estado falha.
Eu sou assim mesmo ... os "picos", em tudo na minha vida !

Ontem, numa daquelas noites sem sono, sem vontade de televisão, sem concentração para leituras, deu-me para cometer mais uma incoerência , porque, apesar de me "policiar" efectivamente, de procurar linhas de conduta com princípio, meio e fim, de tentar um logicismo de actuações e posturas, de vez em quando "desvio" a agulha, humana que sou ...

Bolas ... até parece que confesso aqui um crime, que o não foi !...

Defendi, ainda há bem pouco tempo neste espaço, defendo e defenderei  a minha "incompatibilidade" formal com as redes sociais, aqui na Net.
Conheço mais ou menos bem o espírito de algumas, mas acho que de uma forma geral, não são muito diversas umas das outras.  O "princípio" é o mesmo, o "leit motiv" também, a frequência das mesmas pelos utentes, também "grosso modo", por iguais razões.
Não tiro, de facto, uma vírgula a isto !...

Mas não me tentem "engrupir" com argumentos de "pílula dourada",  porque não "descem" ...
Tenho um amigo que participava numa, para "conhecer por dentro o universo feminino" ...
"Comovente" e muito louvável, o princípio em si ... a "eficácia" ... outra, claro!
Tive que me rir, porque eu sou a tal, que há muito já não acredita no Pai Natal ...

Que as redes sociais são um espelho espantoso de realidades sociais e humanas, sem qualquer dúvida !...  Que delas se pode em rigor e seriedade, fazer um brilhante estudo antropológico, quiçá uma "brilhante" tese ... é verdade !...
Só que "isso" é uma desculpa de "mau pagador" para quem as quer frequentar e não o quer assumir, porque objectivamente tecem-se opiniões, tiram-se conclusões, fazem-se conjecturas, mas penso que a opinião geral, resulta simplesmente, de uma mera sensibilidade sobre a realidade efectiva, e que não haverá ( pelo menos que eu conheça ), nenhum estudo sério sobre o "poder milagreiro" das novas tecnologias, nessa matéria.

Pois bem, dissertei, dissertei, andei aqui à roda, à roda, para dizer o quê??...

Tão simples quanto isto : voltei a reinscrever-me no Facebook, este sim um espaço absolutamente inexplicável, um fenómeno social de dimensão e alcance esmagadores ( ilógico, diria ), com uma abrangência incontrolável, com um poder insuspeito ...
Já foi alvo de argumento de pelo menos um filme ( que eu saiba ), origem de debates acalorados que movimentam multidões, suscita estudos sérios sobre as suas consequências, efeitos e distorções nas mentes humanas, nas famílias, nas sociedades.

Pelo Facebook têm passado notícias antecipadas, anúncios de acontecimentos tremendos para a humanidade, promoções pessoais, informações das mais variadas e suspeitas origens (de instituições reconhecidas, a grupos anónimos, a seitas ...), incitações a actividades legais mas também ilegais, divulgação de produtos, ideias, pessoas, movimentos ideológicos, conspirações políticas ... denúncia de temas, ainda que sigilosos ( que fogem às malhas de qualquer rede de controle ) ...  verdadeira modelagem de personalidades ( acredito ), veiculação séria ou não, de informação de uma forma geral ( neste momento, até a calendarização das actividades das instituições, se faz, surpreendentemente, pelo Facebook !!! )

Já estivera no FB e já saíra, há mais de um ano atrás.
Não lhe achei particular piada, apesar de para além de colegas, amigos e familiares, espantosamente de tudo lá haver encontrado em profusão.
Tem uma interactividade meio estranha e algo confusa, parece-me.
Às vezes lembra-me as "conversas de aldeia", das comadres no mercado !
É a rede social com a mais genuína tipologia do "diz que diz", que conheço, da mais abismal "trica-larica" !!

Na altura, frequentava pouco. Era a altura do apogeu da "farmville", em que toda a gente andava louca, a plantar hortaliças, criar gado, transaccionar frutas, comprar "terrenos" para ampliar ... adubar, regar, colher ..
Depois, o restaurante ou o café, com a comida a esfriar, a esturrar, a gelar, a apodrecer ... Oh meu Deus ... pareciam os tempos alucinados do "Tamagoshi" ... e eu não era criança nem nada, nessa "afortunada" época !!! ( "Ganda" lacuna na minha formação !!!  :)  )


Encontrei falta de senso em algumas pessoas, encontrei falta de "saber estar" de outras, falta de "desconfiómetro" (como eloquentemente dizem os brasucas ) ... e mandei aquilo "às favas" ... bati a porta e saí !...

Ontem reabri-a.  Não sei se às escâncaras, se a "meia-haste", se para voltar a fechá-la... Ver-se-á !

Foi mais para "ver", que outra coisa ... mais para brincar ( até o António por lá anda, nos seus dez aninhos, com a mãe a controlar-lhe a senha, claro ), mais para ocupar às vezes, horas de "pasmanço" no PC (que raio de vício esta máquina é !!!.... )... mais ... olhem ... mais por incoerência, afinal, porque "bem prega Frei Tomás ...",  porque não consigo ser "direitinha" sempre, apesar de "partir muita pedra" todos os dias, como diz o Jonas ... e no lavar dos cestos ... não sou mais do que simples e IMPERFEITAMENTE HUMANA !!!...

Anamar

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá Anamar,
Gostei da sua reflexão, gostaria de saber a sua opinião sobre a implementação de "chips" em seres humanos para identificação, e já agora sobre a devassa auto-consentida por muitas pessoas em redes sociais como aliás refere a do Facebook, mas tambem nos programas de televisão tipo "Segredos" e outros Reality Shows.
Jonas

Anibal disse...

Anamar,
Em relação ao titulo que escolheu, não será o contrário ?
Será que não se aplicaria melhor o seguinte: "Porque sou humana".
Parabens, revela que é uma Mulher de principios e convicções, ou seja uma das principais razões para que eu leia com muito agrado o seu Blogue.

anamar disse...

Olá Aníbal

Obrigada uma vez mais...e sempre!

A ideia é exactamente eu ser "humana", e dentro destes, infelizmente com muitas imperfeições!! (a incoerência que por vezes me assola, é uma delas...e grave!)

Isso o que eu queria "passar"...

Beijinho

Anamar

anamar disse...

Jonas

Antes de mais, obrigada.

Sobre as questões que me coloca, são por demais abrangentes, para serem respondidas neste espaço.
Penso no entanto que, uma vez que me vem "seguindo" já há algum tempo, adivinhará, estou certa, qual a minha sensibilidade em relação às mesmas (a segunda foi já largamente rebatida por mim, mais do que uma vez, em posts lá para trás).
Ambas têm de alguma forma, um denominador comum...que é a invasão abusiva (ou o aliciamento à mesma, em pessoas mais incautas), do direito à liberdade e à privacidade individuais.
Sendo um direito consagrado na Constituição, é o primeiro passo para o seu desrespeito e consequente aproveitamento.
É algo extremamente perigoso e preocupante...Um verdadeiro atentado à dignidade humana!

Bom...isto dito muito resumida e rapidamente, exprime a minha posição a respeito.

Um beijinho

Anamar

Anónimo disse...

Anamar,
Essa desse seu amigo frequentar redes sociais para conhecer por dentro o "universo feminino" é mesmo de bradar aos céus, existe cada "cromo", fiquei mesmo surpreendido, que será que se passa na cabeça de algumas pessoas?
Lourenço da Beira

anamar disse...

Olá Lourenço

Sabe...o ser humano é "fraco"...é curioso....às vezes quer auto-justificar atitudes que até acha "menos louváveis", para si próprio, com desculpas esfarrapadas!!! rsrs

E fica todo contente, de consciência em paz!!!! ahah

Abraço

Anamar

Anónimo disse...

Estimada Senhora,
Perdoe-me a minha impertinencia, mas sabe concordo inteiramente com a sua opinião, esta história do Facebook, não me agrada, por curiosidade até fui ver um filme sobre o assunto, fiquei confusa, mas a adesão aquela historia da quinta que refere para mim foi o mais extradionário.
Liselotte Rodrigues

anamar disse...

Liselotte

Obrigada pelo seu comentário.

Realmente neste tipo de "fenómenos", geram-se dinâmicas absolutamente ridículas e inexplicáveis...

Para mim essa é uma delas....Uu será que já "perdi" completamente a criança que deveria existir em mim??!!

Um abraço

Anamar

F Nando disse...

Gostei da forma como abordas o tema e pegando no Facebook acho que acaba por ter o lado ludico e o lado da partilha de opiniões sobre a actualidade.
Há tambem o reverso da medalha e não sei se já o fazem mas não me surpreenderia que amanhã numa resposta a um pedido de emprego fosse solicitado o Facebook...
Bjs

anamar disse...

Olá Fernando

Obrigada, antes de mais.

Tens toda a razão no que dizes.
Realmente o FB é um espaço amplo e multidiversificado...aliás, excessivamente p'ra meu gosto!

Sobre o teu último comentário, já há antecedentes, infelizmente conhecidos, no estrangeiro, pelo menos.

Um beijinho grande

Anamar