Será um blogue escrito com a aleatoriedade da aleatoriedade das emoções de cada momento... É de mim, para todos, mas também para ninguém... É feito de amor, com o amor que nutro pela escrita...

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
AS " BRANCAS " ....
Mas será possível ??!!
Obama ... pois ... mas o "quê " Obama ?
Michelle Obama, a mulher do presidente. E ele ?? Richard ?... Não ! John ?... Não ! Joseph ?... Não !
Meu Deus ... na televisão passam imagens sobre imagens, notícias em rodapé, e o nome do homem não sai da cartola !
Que angústia !... Estou há seguramente mais de um quarto de hora, para me lembrar do primeiro nome do presidente, que admiro, que tenho como uma referência na história da governação dos Estados Unidos ... e nada de me sair o seu primeiro nome !!!...
As "brancas" ... as famosas "brancas", que as pessoas em solidariedade "institucional", referem, animando-se umas às outras ... " Oh ... fazes lá ideia as vezes que me acontece !... " ou ... "Agora tenho isto com uma frequência !... "
Caraças !...
Como diz a minha mãe : "Não vem nada de bom ! Tudo piora com o maldito BI !!! "
No dia de Natal, à conta disso, do BI, ri-me que nem uma perdida, com o humor fino da minha filha, que conseguiu desdramatizar o efeito de uma ocorrência que poderia ter sido grave, e me deixou com o sistema nervoso aos pulos.
Passo a explicar : Havíamos combinado que o almoço de Natal seria em sua casa, para onde me dirigi com a minha mãe e uma amiga um pouco mais velha que eu, embora, digamos que da mesma faixa etária.
Como o trânsito pela hora de almoço estava caótico, e o estacionamento também, parei o carro na subida da garagem, apenas para que elas saíssem, tencionando ir depois estacionar, algures.
Tentando sair, a minha mãe, nos seus 92 anos, apoiou-se no travão de mão e destravou-me o carro, que iniciou uma marcha atrás em velocidade crescente.
Eu e a minha amiga estávamos na rua, exactamente ajudando a minha mãe a sair, e esta, meio dentro meio fora, não se apercebia sequer que recuava, e persistia em querer descer.
Bom, foi um "sufoco" desgraçado, tendo o carro, desgovernado, parado, não sei muito bem porquê, a centímetros dos carros estacionados, e o episódio terminou, finalmente.
Ao subir, e narrando, ainda em alvoroço, o que acabara de ocorrer, diz a minha filha, tentando aliviar-me o susto : Já imaginaste, mãe, amanhã nos jornais viria : " Velhinha de 92 anos atropelou duas idosas, e provocou vários danos em carros estacionados !..." E vocês iam ser manchete dos jornais ... Que mais queres ???...
Obviamente que as gargalhadas se soltaram desbragadamente ...
Mas houve uma palavra que retive : "idosas" ...
Idosas ?.... Talvez !
Bolas, não me sinto idosa, de facto ! Rejeito, enjeito e fico louca de pensar nisso !
Logo de seguida veio-me à mente uma afirmação, verídica efectivamente, para a qual a Manuela me remete, quando me quer ver afinar : "Já viste que nos jornais noticiam muitas vezes : Sexagenário atropelado ..... e não simplesmente ... Um homem foi atropelado " ??!!!
Tendências persecutórias, é o que é !!... ( rsrsrs )
E depois, ainda ela ( em tom jocoso e ironizando com a própria idade ), refere um ditado, de um sadismo atroz, que me deixa possessa, e com isso me mata : " Por detrás ... liceu ! Pela frente ... museu " !...
Esse provérbio prende-se com a silhueta da mulher de hoje, que como sabemos, foge frequentemente aos estereótipos cultivados culturalmente desde sempre, e que se entendiam consentâneos com o envelhecimento : saias mais compridas, cabelos "demodés", saltos baixos ou rasos, calças, nem pensar, roupa clássica ... enfim, o mais discreta, envelhecida, pouco chamativa, possível ... numa espécie de capitulação, que me deixa no mínimo, nervosa.
Estamos fartos de saber, que a mulher hoje está noutro patamar, vive e vê a vida de outra forma. Sacudiu a poeira, e não abdica de ser apresentável, sedutora e desejável em qualquer idade.
Temos avós a confraternizar e a participar na vida dos netos, com quase igual grau de loucura, reduzindo-se o desnível etário, de uma forma espantosa.
Mas ainda assim, o raio do ditado confronta-me com a hipotética mas inevitável realidade, de nos transformarmos todos, tristemente, em "peças de museu", "carcaças", "múmias", etc, etc, etc ... os tais "mimos" do BI !...
Noutro dia, a minha mãe, "simpaticamente" dizia-me, na sua melhor vertente crítica e censuratória que lhe está no sangue de alentejana, de um Alentejo profundo, castrador, fechado e pouco tolerante : " Agora andas armada em menina de quinze anos !!! Pudera, dão-te menos idade do que a que tens, porque andas de saias curtas e decotes .... Agora, se te virem de frente ...... "
Puxa !!! Arrasador !!! O BI novamente, irra !!!...
Eu acho mesmo, que parte da maluqueira que caracteriza a minha personalidade, e que cultivo religiosamente, advém de uma resistência e de uma frente que faço, ao avanço dos anos, porque não consigo conviver com a ideia de que eles sempre progridem, enquanto eu regrido ... Sem apelo, regrido, porque essa é a lei da Vida !
É uma espécie das birras dos adolescentes, face ao que lhes é AINDA vedado.
No meu caso, face ao que JÁ me é vedado !!!...
Mas também ... eu sou apenas uma "enxuta sexalescente " ... essa a verdade !!!
Vedado ??!! Uma gaita !!! Faço e farei toda a sorte de loucuras, enquanto puder ... Porque ... "idosa" ... é a mãe !!!...
Desculpem. Hoje estou de mau feitio !!!
Bom, e passada bem mais de uma hora desde o início desta minha escrita ... ainda não consegui tirar de "debaixo da língua", o nome do Obama !!!
Raios !!!
Lá vou ter que perguntar à minha mãe, agora que vou estar com ela.
Quem sabe ela se lembra ??!!... Ahahah...
Uma "branca" destas, com o Obama .... é dose !!!...
Anamar
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Barack Obama para começar e ao ler recordo um episódio com a minha mãe quando a páginas tantas disse: "uma velhota de 50 anos" - ficou danada e perguntou se ela era velhota!
Tal como dizes tambem não me sinto nos 53 e quando no verão calço sandálias e ando de calções estou pouco nas tintas para o "politicamente correcto"
Beijinho Anamar
Olá Fernando
Pois é...Não é o politicamente correcto ou não, que me incomoda...
O que me incomoda é não me lembrar que o Obama é Barack....ihihih
Enfim!!! Que se lixe o BI....que se lixe o PDI...e olha, que eu me convença, como digo no post,
que sou uma "enxuta sexalescente" (Sexagenária + adolescente = mistura explosiva !!!! Ahahah)
Beijinhos
Anamar
Enviar um comentário