quinta-feira, 5 de setembro de 2019

" LAVADOUROS PÚBLICOS "



O Facebook irrita-me, as redes sociais irritam-me ...

Podem sempre argumentar-me : "ninguém te obriga a frequentar esses espaços ... "
E até é verdade, pese embora hoje em dia, perca  muitíssimo menos do meu tempo com eles.
Pretendem ser espaços de lazer, lúdicos, de entretenimento e por que não ... de alguma aprendizagem.
Neles se acede a informação que de outra forma talvez não se tivesse ( sobretudo quem cultiva pouco a assiduidade nas estações televisivas, também por muito desencanto, cansaço e por senti-las igualmente, uma perda de tempo ). Por eles se chega a lugares que nos seriam inalcançáveis de outra forma, neles nos cruzamos com gente ( virtuais uns, conhecidos outros, amigos ... alguns ) e com eles nos iludimos às vezes, pensando minorar a solidão de que muitos objectivamente se queixam.
Deveriam propiciar um convívio salutar, uma dialéctica saudável, uma partilha de opiniões construtiva.  Afinal, são muitas cabeças a pensar diversamente, são formas de estar e sentir diferentes, são múltiplas sensibilidades e capacidades de análise. Portanto, visariam um enriquecimento pessoal.

Mas não. Nada disto.  Afinal esta não é mais do que uma visão idílica da coisa, uma expectativa construtiva, ou ... e isso é mesmo o mais certo, uma ingenuidade do tamanho de um "bonde", como diriam os nossos "irmãos" além Atlântico.

Tristemente tem que concluir-se que o espectáculo degradante que por aqui se vive, não é mais do que a fotografia triste e desalentadora ... porém real, do país real em que vivemos !

Em primeiro lugar, tem e deve questionar-se a autenticidade, a correcção e a verdade sobre tudo o que é postado.  Será prudente ...
Cada vez menos, as fontes são fidedignas, e visam simplesmente a manipulação e a exploração intencional dos mais desinformados, incautos, crédulos ou mesmo ignorantes.
Aliás, é o que na generalidade, os media, hoje em dia fazem.  Actuam por deturpação, desonestidade, falta de fiabilidade, intencionalidade dirigida e ausência de transparência e verdade.
Este é o caminho seguido ( até por órgãos com responsabilidade social e informativa objectiva, que deveriam pugnar por isenção ), para vender, alarmar, desestabilizar e desconstruir ... Vale tudo !

Depois, assiste-se no Facebook a um ringue de pugilato.
Uma discordância de opinião, ainda que expressa com educação, é um desaforo, é um insulto, é um desafio.  E a liça está instalada.  Ninguém leva "desaforo" para casa ...
E ninguém se coíbe de afrontar ostensivamente, destratar, injuriar e ofender quem "ousou" defender outra opinião ou outro ponto de vista, que não o seu.
E o vocabulário usado entre quem, capacitado ou não, salta indistintamente para a "luta", ainda que não se conheça ou sequer faça ideia de quem está do outro lado ... é triste, aviltante e lamentável ... pelo menos.
Os termos usados, as palavras proferidas, os epítetos e "mimos" largados, falam bem de um atrevimento inqualificável de um "bas-fond" cultural e social, arrepiante.
E as pessoas perdem totalmente a noção de educação, decoro e mesmo dos limites até onde as suas capacidades ( notoriamente insignificantes) lhes permitiriam ir, sem fazerem  uma figura absolutamente lamentável, uma imagem tristemente reprovável .  Uma verdadeira e vernácula "figura de urso" !...
Os erros de ortografia são useiros e vezeiros na "decoração" das exposições apresentadas. O que atesta aquilo que afirmo.  O ridículo das mesmas não é sequer percepcionado por quem as apresenta, e tudo é despropositado, dispensável e arrepiante !!!
A ileteracia, a ignorância, quase o analfabetismo da grande maioria das "sumidades" que se colocam em bicos de pés, debitando discursos de oratória assustadores e avassaladores, de puro convencimento e narcisismo quase sempre ... alastram.
Não há triagem, não há filtragem, não há sequer bom senso.
Guerras políticas ou futebolísticas então, são com frequência, lamentavelmente,  razão de insultos, ofensas gratuitas ou mesmo cortes de relações e amizades entre pessoas que até se queriam bem ...

Depois, o Facebook é com demasiada frequência uma feira de vaidades, de cinismos e de exibicionismos.   E como se percebe isso mesmo, claramente !...
É o "lavadouro público " da actualidade ...
É o local da troca de novidades, é o espaço da exibição de fúteis e imaginários status, é o "diz que diz", é o sonho de uma amostragem sub reptícia, como quem não quer a coisa,  de vidas famosas, sempre espectaculares, felizes e invejáveis ...
Tudo se coloca no Face, tudo se confessa no Face, tudo se exibe no Face, ainda que tantas vezes se perceba quão sombrias são as intenções ... quão subliminares são as mensagens ...

E por tudo isto ... mais do que entrar, passar e sair rapidamente nestes espaços, é pura perda de tempo.  É um desafio à paciência, nada se aprende e com um bocadinho de "sorte", apanhamos uma irritação daquelas !...

E pronto ... Agora podem bater à vontade, que eu fui ali e já venho .... 😄😄😄😄😄



Anamar

Sem comentários: