sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"QUE RAIVA QUE ME DÁ!!!!!!........"

Já ia dormir.
Vi o correio, abri, gravei, reencaminhei, excluí...sei lá! E pensei : "isto já deu o que tinha a dar...perdi a pica por hoje!"
Mas eis senão quando, recebo na mail-box um convite (é assim que se chama), para me registar no Facebook, de que estou careca de ouvir falar, sem sequer perceber muito bem do que se trata.
Lá segui as démarches indicadas pelo meu anfitrião...(tudo com sucesso ao que parece), e cai-me em cima um "chorrilho" de nomes, caras ou não, possíveis ou prováveis "meus amigos" numa cadeia social em árvore, obviamente.

"Vi" lá as minhas filhas, mais um monte de gente conhecida, tudo calado, outros a parabenizarem-me pela adesão ao esquema, mais uns links super esquisitos e complicados...e, uma vez fechada a "janela", com a minha singular esperteza e "inteligência" informática, já percebi que nem mais lá sei ir ter!....

Ele é mails, ele é messenger, ele é facebook, ele é hi5, ele é twitter.......e eu pergunto : "para onde nos leva a loucura de uma sociedade anónima, de faz de conta e desesperadamente só??

Por exemplo, pasmo como é que a minha filha, mãe de três crianças em escadinha de três anos e em que o mais velho tem oito apenas, pode estar, com mais um dia de trabalho louco (imagina-se), pela frente, entre o profissional, o doméstico (pouco...) e o materno (a duzentos por cento...), como é que pode, pergunto, estar a esta hora nesta palermada??!!

Andei por ali, meio barata tonta, encontrei, como disse, caras conhecidas, mas continuei sempre a sentir-me um ET de dedinho luminoso....e perdida, muito perdida, vazia, mas sobretudo muito só.
Ocorreu-me uma frase lida algures e devida não sei a quem e que de premonitória, já passou a absolutamente fiável : " A solidão humana aumentará  na proporção directa do avanço nas formas de comunicação."

Para mim, isto é absolutamente óbvio.
Se tão difícil é já comunicar-se "face to face", se tão complicado é o estabelecimento de laços reais de entendimento e afecto entre as pessoas que se olham, que se falam, que se tocam, que riem e choram juntas....como é que alguém pode pensar que através duma pantalha "opacizada" de uma máquina que só transmite o que nós inventamos lá pôr, se pode gerar amizade, afecto, cumplicidade, amparo, ajuda, até amor se busca nesta droga de "laços humanos" minados e "bichados"??!!

Como é que se pode sentir "gente", quem se basta com o "calor" que não passa de cá para lá ou de lá para cá...ou acredita piamente que são de carne e osso as "entidades plastificadas", etéreas e imaginadas por nossa conta e risco, com as caras, as mãos, os lábios que lhes inventamos à medida das nossas necessidades??!!

Como é que pode dormir feliz, quem, depois de desligar o PC, acredita que não brincou de faz de conta todo o tempo, acredita que o que disse e lhe disseram era exactamente assim, ao contrário de se sentir pobre e desesperadamente vazio, gélido e defraudado...com uma terrífica solidão a povoar-lhe um destino cada vez mais e mais desumano??!!...

Anamar

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá:
Já agora fui um dos convidados nessa corrente que se abriu.Respondi que sim e também me apareceu uma torrente de caras conhecidas, alunos e não só.Não faço a mínima ideia o que seja o Facebook.Deve ser muito interessante decerto mas muito vazio, como o planeta Vénus.Tudo o que tem muita popularidade, não exige decerto grande esforço,Adoptar as ideias dos outros, não pensar, mascar a pastilha elástica, gozar o consumismo fácil.De certeza que não é um convite para cavar a terra e a vêr parir o que comemos.
Fernando

Anónimo disse...

Olá Ana

Esqueçi-me de me despedir com o habitual beijinho.
Perdão.

Fernando

anamar disse...

Pois é Fernando...estás como eu.
Este planeta Terra cada vez tem menos "humanos" e está mais habitado por "humanóides"...que me perdoem os fãs incondicionais do virtual.
De facto eu devo estar a regredir, a mumificar, quando esbugalho os olhos, deixo cair o queixo e devo fazer a mais absoluta figura de estúpida, quando me argumentam que é uma grande forma de "conhecer pessoas"!!!....
Caramba, se as pessoas NUNCA se conhecem, nem dormindo na mesma cama, como raios alguém investe, acredita e se diverte "bué"...nestas fictícias formas de solidão acompanhada...( verdadeiros paleativos para quem está a ver tudo isto muito mais p'ro cinzento que o dia hoje nos ofereceu...)??
Beijinho
Anamar

Anónimo disse...

Olá menina

Pois e eu também lá fui e fiquei mas, como sabes, ainda não percebi bem para que serve. Adorei a tua prosa...muito ilustrativa.

Enfim temos de acompanhar o progresso.

Beij

Maria Romã

anamar disse...

Maria Romã
Será mesmo que temos que acompanhar o "progresso"??? ESTE PROGRESSO??...
E o silêncio entre as pessoas? E as costas voltadas? E a dislexia de sentimentos???? Em que raio de sítio encaixamos tudo isso no progresso???
Olha...desculpa....ando particularmente azeda, acre, cáustica...Fazer o quê???...
Muitos beijinhos para ti
Anamar