quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"COISAS DO ANTIGAMENTE...."


Hoje é dia de Nossa Senhora das Candeias.

Sabiam? Aposto que não...
Eu sabia...mas a minha mãe sempre se encarrega de me refrescar a memória, ano após ano, com estas questões "importantes"...

Acabei de falar com ela pelo telefone.
As chamadas são sempre curtas, porque são de telemóvel e ficam caras, de modo que giram sempre em torno dos mesmos itens: se dormiu bem, se já telefonou à neta mais velha, o que já fez em casa (se lavou, se limpou, se varreu....essas coisas importantes...), se já fez a caminhada diária que se auto-propôs (sim, que a minha mãe tem uma força de vontade e disciplina férreas, não é que nem eu!)...e terminamos normalmente em "como está o tempo"...

Aí é que entrou a Sra. das Candeias;
Diz ela que os "antigos, as pessoas do campo" (sic), se regulavam por estas coisas.
Passo a explicar qual um "Borda de água": "Se a Sra. das Candeias rir, está o Inverno p'ra vir....Se a Sra. das Candeias chora, está o Inverno fora", ou dito de outra forma, se o dia for de sol, o Inverno ainda estará para continuar, mas se ao contrário, chover, o Inverno está à beira do fim.

Ora este ano, como se constata, Ela riu; o dia hoje está lindo, de sol e céu limpo, portanto, como me dizia a minha mãe, "devo abrigar-me, porque se já estou constipada, tendo a não melhorar".

E eu perguntei-lhe (farta de saber, mas tendo que arranjar assuntos que interessem os seus quase noventa anos): "Então não é amanhã, a Sra. das Candeias?"
Resposta imediata: "Não, amanhã é S. Brás, protector dos problemas de garganta!"...

Lembro-me bem e enternecidamente, de em miúda sempre ir à missa e aos festejos que marcavam a data de amanhã.
Morava ao tempo em Évora, 7,8,9 anos teria na altura...numa avenida que tinha ao cimo, uma Igreja em homenagem a S. Brás, que todos em Évora conhecem e que ainda lá está, claro, no chamado Rossio de S.Brás.
Nesse dia, a Igreja tem festejos próprios em honra do santo.
Recordo com uma nitidez absoluta de, depois da missa, se formar à porta da igreja uma fila de pessoas, entre as quais estava eu, que iam deixar uma dádiva ao santo, recebendo-se em troca um "santinho" para marcar os livros de missa...

A minha esmola era p'raí de cinco tostões, já não lembro...e em troca não iria ter anginas o ano inteiro!!!!
Ainda hoje me parece "justo"!!!!!

Meu Deus...como o tempo corre!
Mas é como se me sentisse claramente na fila dos esmoleres ainda, com a moedinha na mão!
S.Brás, Évora, infância...o meu pai, a minha mãe, avós, tios, primos...a família incólume...ainda...há tantos anos já!!!!

Anamar

6 comentários:

Anónimo disse...

E essas coisas do antigamente continuam a encher o coração...
Um beijinho
Malmequer

anamar disse...

Olá Malmequer
Espero-te melhor...
Pois é verdade, afinal são elas, uma a uma que fazem a nossa "estória"!
Beijinhos e melhoras
Anamar

Anónimo disse...

Sabedoria popular....tanta riqueza...em vias de extinção.
Beijinhos

Maria Romã

anamar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anamar disse...

OLÁ MARIA ROMÃ
POIS É, EU LEVO A VIDA A INVOCAR A MINHA MÃE, QUE ESTÁ SEMPRE A SAIR-SE-ME COM ALGUMA DESTAS...
EU RIO-ME MAS O QUE É FACTO É QUE FOI EXACTAMENTE ASSIM...OS PRINCÍPIOS DE VIDA E OS "CALENDÁRIOS" DAS PESSOAS!
E TUDO SE IRÁ PERDER!
BEIJINHOS
ANAMAR

MariahR disse...

Estas são algumas das pequenas delícias que se vão perdendo...
beijinho
Lena