terça-feira, 29 de junho de 2010

"ESVAZIADA..."



Dia estranho o de ontem!

À subida para casa, depois do  cafezinho matinal no Escudeiro, levantei o correio da caixa, como habitualmente ( tinha apenas uma carta ). Olhei e li no logotipo do envelope Caixa Geral de Depósitos.
"Que chatice" (pensei, mais verificações para fazer...sim, porque sempre penso que faço os encontros dos extractos com os talões de movimentos, que religiosamente guardo na carteira, e depois, quando esta já não fecha, dá-me a fúria e espeto com tudo no lixo - mas a intenção é que conta...).

Ao abrir a carta, já em casa, deparo-me com uma carta sim, mas da Caixa Geral de Aposentações, dizendo-me que a minha aposentação havia sido aprovada...

Fiquei...não fiquei...ou fiquei sem nenhuma reacção, ou melhor, o que recordo com clareza, foi uma sensação estranha de "esvaziamento"...sensação desagradável, devo dizer.

"Isto é incoerente", pensei.
O meu ex-marido, quando lhe telefonei a contar, dava-me os parabéns e dizia-me : "Então, estás contente, claro, não era o que querias"?

Era, era o que queria, mas se calhar não era o que queria, ou se calhar o que eu queria na verdade era ter menos dez ou quinze anos e poder virar a vida de cabeça para baixo; o que eu queria era não ter esta sensação destrutiva e idiota, de inutilidade...mas tenho!

Uma psicoterapeuta e amiga que tive há alguns anos atrás (ecoam-me neste momento as palavras dela), sempre me dizia, sabendo dos meus "podres" : "Margarida, prepare a sua reforma com antecipação!"...

"Reforma" ....reforma então, mata-me! Reforma não! Por isso inventaram "aposentação" ; é como substituir, com vantagem, "puta de hotel" por "acompanhante de luxo"...salvo as devidas proporções!

Acreditam que já passaram vinte e quatro horas, e a carta continua no envelope e o envelope dentro da  mala, tal como ontem o deixei?
Dizia-me a Lena, minha colega/amiga/irmã, que estava em trabalho no liceu quando lhe telefonei (aliás foi a única colega a quem o disse) : "Margarida, nem imaginas, ficou tudo maluco por ti."...e houve até um "companheiro de jornada" que me telefonou a parabenizar.
Bom, bom, foi mesmo isso!...A solidariedade, a amizade, o companheirismo, que senti dos colegas, o apoio, como se todos torcessem por uma causa comum!

Parabéns?! Talvez!!... Tenho outros apertos no coração, que esses sim, é que me matam...

Lá vai a minha filha, "matriarca" da família, prática, pragmática, objectiva, que entende tudo, mas só valoriza o que realmente quer, ou dito doutra forma, é inteligente, sabe viver...e se preocupa comigo por demais, dizer:
"Bolas, mãe, nunca estás contente com nada! Menos uma preocupação! Tomara eu!... Já viste, teres todo o tempo livre para fazeres tantas coisas giras que há por aí??!!...Assim não é possível!!..."

E eu, mais uma vez a entendo, mas cá dentro...estou mesmo "esvaziada"...o que poderei dizer??!!...

Anamar

5 comentários:

Cláudia disse...

O que é que eu posso mesmo dizer, ou por outra, o que é que queres e deves ouvir?-Será? "Bolas, mãe, nunca estás contente com nada! Menos uma preocupação! Tomara eu!... Já viste, teres todo o tempo livre para fazeres tantas coisas giras que há por aí??!!...Assim não é possível!!..."
E acrescento, ainda, troco contigo JÁ!!!!
Mas a psicoterapeuta antiga tb tinha razão...e se não preparaste é bom que o faças rapidamente...

anamar disse...

Obrigada por teres lido...
O que devo, deveria, deverei fazer, eu sei....COMO fazer...não sei!
Obrigada pelo carinho e por assumires o papel de "guardiã" desta família...Isso dá-me alguma tranquilidade, embora também saiba que a tua carga já não é leve...
Muitos beijos
A mãe

Anónimo disse...

Parabéns, vais ver que que o "esvaziamento" passa depressa.
Não te angusties. Eu tambem fiquei meio abalada nos primeiros dias.É verdade que sinto saudades dos colegas, dos alunos ,da vida que vivi durante uma "eternidade" e que de repente como que se esfumou.
Mas tudo tem o seu tempo e o teu tempo agora é o de te mimares, e fazeres, como sabiamente diz a Cláudia,"tantas coisas giras que há por aí".
Um grande beijinho e sê bem-vinda ao grupo das Begónias.
Merryl.

Anónimo disse...

Bem-vinda ao grupo das Begónias. Agora é tempo de te mimares e fazeres , como sabiamente diz a Cláudia, "tantas coisas giras que há por aí".
A sensação de esvaziamento vai passar depressa. Fala quem passou pelo mesmo.
Beijinhos e parabens.

Anónimo disse...

Olá aposentada

Pois...é um estádio diferente da vida...deve trazer tranquilidade e prazer por outros entretenimentos que não os que nos ocuparam durante quase 40 anos...

Hoje, aliás ontem, ouvi a Zita Seabra numa entrevista do Manuel Goucha afirmar que uma economia sólida como a alemã vai aprovar ou já aprovou a reforma aos 72 anos...
Até tenho receio de estar a precisar de assistência auditiva.

Beijinhos e pra frente é que é o caminho.
Maria Romã