quinta-feira, 1 de julho de 2010

"A LENA"

Nunca vos falei da Lena.
A Lena é uma das minhas quatro amigas. Sim, porque eu sou tão sortuda, que tenho mesmo quatro amigas daquelas que se escrevem com A maiúsculo.
Mas, de todas elas, a Lena é talvez a mais próxima de mim, não só porque moramos a dois minutos uma da outra, (quase casa com casa), como porque partilhamos profissão e vida , há mais de trinta anos...
Demos aulas na mesma escola, a vida toda, tomamos o pequeno almoço, o almoço ou simplesmente um cafézinho com muita frequência nos cafés da nossa zona, dos quais o Escudeiro, já sabem, também é um pouco "pertença" da Lena.

A Lena é uma criança grande; tem a pureza de alma, a ingenuidade, a generosidade e o sonho, entranhados em si, como as crianças...
Nunca conheci ninguém que se esquecesse que existe, vinte e quatro horas por dia, em prol dos que a rodeiam. E os que a rodeiam, posso ser eu, pode ser a família, pode ser o velhote que ela sabe que está triste e vive só, pode ser aquela senhora com dificuldades económicas, pode ser a mãe duma aluna que está desempregada...pode ser o aluno que precisa de ajuda porque tem que acabar a escola para melhorar de vida, ou a empregada que lhe trabalhou em casa, teve um AVC, e a Lena fez de tudo para depois a recuperar!...

Ela não é deste mundo, tenho a certeza...
Acho que ficou aqui esquecida, como o pequeno príncipe, vinda de um qualquer asteróide, de uma qualquer galáxia, e ficou por cá, para "cativar" todos quantos cruzam o seu caminho...
Dela, emana sempre uma luz, que ela não vê, mas que se sente; uma luz que aclara um espaço escurecido, como aclara um coração apertado, como "levanta" do chão sempre, quem não tem força para o fazer...

O seu riso infantil, a sua boa disposição contagiante, os sonhos que leva aos que já os não têm, fazem dela, um ser que perpassa, mas que não pertence a este lugar...
No momento exacto,  ela lá está....dos seus lábios saem sempre palavras regeneradoras e esperançosas, com as quais, é impossível ficarmos os mesmos...

Ela é mais mãe da minha filha mais nova, do que eu própria, e penso que também "adoptou" como um pouco netos seus, o António, a Vitória e o Frederico!

Eu costumo dizer : "nada é impossível para a Lena"!
Se queremos ter força e não desistir num momento em que tudo parece sem sentido, a Lena ( como um mágico), tira o coelho da cartola e consegue ter as palavras exactas que precisávamos ouvir, ou o carinho que precisávamos receber naquele momento...
Por vezes pergunto-me se o dia, para ela, não terá quarenta e oito em vez de vinte e quatro horas?!
Apesar de todo o trabalho que desenvolve ao longo do dia (profissional, doméstico, familiar), ainda arranja tempo (e nunca olha para o relógio), se percebe que alguém lhe lançou um SOS e precisa dela.
Lá está para  ouvir, dar o ombro, dar a bênção, dar a força, se for o caso, chorar junto, rir junto...sempre disponível, como se o tempo, para ela,  fosse destinado a isso...

A Lena é muito "gente", muito "coração" e pouco "razão"...
"Não", é palavra que não conhece conhece!

Sempre que penso nela, vejo uma árvore enraizada, que oscila, oscila e não verga com a tempestade. Tenho a certeza que pela vida fora, ainda os seus ramos me abraçarão e não me deixarão cair,  a sua folhagem me dará sempre sombra, na canícula do Verão e os seus frutos me matarão a sede, quando estiver exausta na caminhada!...
Sempre assim o foi, é, e certamente o será...e sinto em mim aquele ímpeto que se tem, de acarinhar uma criança, sentá-la no colo e dizer-lhe : " Lena, não tenho o teu dom, não tenho a tua aura, não estou no teu patamar de perfeição....mas deixa-me ao menos, nesta vida, ser a rosa que alegrava e perfumava o pequeno príncipe e que ele regava amorosamente todos os dias!"...

Anamar


                                                         Com um beijo, para a Lena

9 comentários:

Anónimo disse...

Lindo o que escreveste sobre a Lena.
Ela é realmente uma pessoa fantástica e a sua disponibilidade para ajudar e estar presente nos momentos em que mais precisamos não tem igual.
Beijinhos.
Merryl.

Cláudia disse...

A Lena é uma das pessoas mais queridas que eu conheço...acho que ela, de facto, não existe!!!

Cláudia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

100% de acordo. a Lena é assim mesmo, não há outra.

Anónimo disse...

Primeiro um beijo grande de boas vindas ao seu cantinho, Fico ocntente pela volta, e para espanto meu passei hoje por aqui, e o que acabo de ler,(lindo), é a pura das verdades, a Lena é tudo isso, axo que ela vive mais em função de ajudar os outros que por vezes a ela própria.
Acho que ela não foi feita, foi "inventada", porque não existe ninguem como ela.
Um beijo para as duas.
Lia

Anónimo disse...

Retrato fiel...a Lena merece.

Beijinhos
Maria Romã

Anónimo disse...

Mesmo quando se zanga, a Lena mostra uma cara que ri. É giro!

Gentlemen Dotado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gentlemen Dotado disse...

Com um sorriso sarcástico em 2018, diria que a Lena contribuiu bastante para o aparecimento do Sr. 200 por cento.