sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"ENTRE SONHOS E RABANADAS..."


Odeio estes dias...odeio, odeio, odeio....

Cada vez mais se ouve genericamente dizer, à classe dos adultos, daqueles que já levaram bordoada que chegue na vida, que esta quadra "incomoda"...
As crianças, claro, deliram, e talvez quem tenha crianças pequenas, ainda delire um pouco...lembro-me vagamente que comigo também era assim.

Tudo isso já lá vai há várias "encarnações".
Agora, gostava de estar junto de algumas pessoas. Nem sempre estão disponíveis, pelas mais variadas razões....uns porque se isolam voluntariamente, outros porque estão com as respectivas famílias por esse Portugal fora...outros porque partiram, partiram partindo, ou partiram porque voluntariamente o quiseram...enfim...este o meu lado que me traz a lágrima ao olho a falar mais alto.

Ontem fui com os meus pequeninos ao cinema. Acho que é um pouco "programa de avó".
Como sabem, não tenho miseravelmente perfil, mas propus-me esse "pseudo-sacrifício".
Acabou por ser muito gratificante, tirando os quilos de pipocas que tive que comer, porque, como inexperiente que sou nestas "aventuras", comprei pacotes médios (um para cada um), e o que acontece, é que fui eu que almocei, lanchei e jantei pipocas, o que a juntar aos olhos esbugalhados da "rapunzel", me deixou um pouco, diria....nauseada....mas foi por uma boa causa.


Eles são crianças impecáveis no comportamento. Eu fico surpreendida e orgulhosa pela positiva.
Mesmo o que tem apenas 3 anos, é irrepreensível.
Por vezes insurjo-me com a rigidez da educação que a mãe lhes incute...mas tenho de capitular nesta posição.
Comecei logo agradavelmente a surpreender-me ao almoço, quando, comendo todos três de garfo e faca, (sendo que os talheres do pequenino ainda são de plástico), me pediram permissão para sair da mesa quando terminaram. Não sei se muitas crianças, com estas idades, o farão...
Enfim, nunca lhes fará mal adquirir, seguramente bons princípios, como pessoas em início de formação, estou certa.

Também achei piada, quando perguntando o que gostariam que o Pai Natal lhes trouxesse, me enumeraram uma panóplia de jogos e quejandos, e a de 6 anos acrescentou...."Bom, mas não sabemos se merecemos tudo isso!"....

Natal, Natal....
Daqui a pouco vou buscar a minha mãe para o jantar e noite de amanhã e almoço de sábado.
Nunca se sabe qual será o último Natal, que ela ocupará aquela mesa...aliás, esta afirmação é sucessivamente repetida, ano após ano, mas dada a provecta idade que possui, as expectativas decrescem a olhos vistos.

Depois, seguem-se 3 dias estranhos, de hibernação familiar, entre rabanadas, bolo-rei, perú, bacalhau, embrulhos e laços, choros e gargalhadas, recordações, fotografias para a posteridade, mágoas e alegrias, vazio e casa cheia.
Normalmente são dias em que estou muito metida na concha, eu e o meu silêncio, eu e o meu sentir, eu e o meu estar....parece que sinto que todos desertaram e eu fiquei ainda mais sozinha.

É estranha, é uma sensação  seguramente estranha e desconfortável...e como dizia, odeio estes dias...odeio, odeio, odeio...

Anamar

2 comentários:

MariahR disse...

Entrelacei.

PS: 3ªF vou eu levar os meus meninos ao cinema...:)
PS2: beijinhos

Lena

anamar disse...

OLÁ
ENTÃO PREPARA-TE PSICOLOGICAMENTE PARA O "ENTRELAÇAMENTO!!...."

atenção: não compres tantas pipocas....eheheh
BEIJINHO
Anamar