sábado, 24 de agosto de 2019

" FELIZ "





Cheguei da caminhada há pouco.  Uma e meia - três, hora bem suada,  , porque "caminhada suada ... é caminhada redobrada ! "... 😂😂😂
Julgava eu que ia caminhar à bolina, ou seja com a brisa prometedora a dar-me de frente, o que tornaria a dita, um pouco menos penosa ... Nem tanto. A temperatura está suficientemente elevada para quase não deixar sentir a brisa que corre !

Como previsível, hoje, na mata não encontrei vivalma.  Vivalma ?... Minto.  Encontrei um gato, ou melhor, encontrei "o" gato ... Ou gata, não sei bem.
Incrível como sendo a terceira vez que ele me sai ao caminho, e no maior despudor e confiança aceita as festas na barriga que me vira, a pedi-las, eu ainda não consciencializei a "documentação" da criatura ... 😂😂 Sou mesmo distraída !
Tem tudo para ser um gato vadio. Aparece-me sempre na zona mais improvável da mata.  Longe das casas, onde, aí sim, há gatos selvagens alimentados por moradores de quem vive paredes meias.  Não tem coleira, e parece fazer a vida por ali mesmo.
O ar tranquilo, pacífico, bonacheirão com que dorme em paz nas sombras das árvores, nos caminhos sombreados ou no meio da erva rasteira, denota uma personalidade totalmente amistosa.
Como não sei se é gato ou gata, passarei a chamá-lo de "Feliz" ... É um adjectivo uniforme, que não distingue género, e feliz  seria  eu,  se  gato fosse  e  tivesse  aquela  mata  como "quintal ", e a liberdade como presente !...

Claro ... se gato fosse, porque ainda que eu olhe os recantos convidativos, aliciantes, escondidos, isolados, onde a erva parece macia, as plantas crescem a esmo, as árvores se multiplicam  na sombra que generosamente nos disponibilizam ... como humana que sou, não estaria certamente confortável sem uma mantinha por baixo ...  E as formigas, meu Deus, as formigas !... E as abelhas, os besouros e as vespas que volteiam ... já sem falar das moscas, varejeiras ou não ... 😃😃😃
O Homem é mesmo um ser muito complicado !!!

Quanto mais conheço os Homens, mais adoro a Natureza ... sem eles ... 😉😉😉
Tornei-me absolutamente ecologista.  Neste momento, o meu respeito é total por todas as espécies.  Herdei um pouco esta aprendizagem, da minha filha mais nova.  Desde sempre, o raio da rapariga tinha umas coisas que na altura eu atribuía a alguma insanidade.
Era ela que com sete, oito anos, nas férias no campo, já colocava os grilos que os amiguinhos apanhavam, numa caixa de fósforos, com um pirilampo por companhia.  Dizia que era para dar luz ao grilo ... 😊😊
Certo dia apareceu-me com um pequeníssimo embrulho de presente.  Dentro da caixinha encontrava-se uma ninhada de ratos, recém nascidos, pelados e cegos ainda, bem acomodados em cama de algodão fofo.  Achava que dessa forma, poderia garantir-lhes um futuro promissor !...
Inevitavelmente foi recambiada à procedência, ela e a ninhada, óbvio !!
Moscas em casa, não havia ordem de se matarem.  Com um saco de plástico apanhava-as e soltava-as na janela ...
Carreiros de formigas ... um crime, se pisados !!!
Enfim, eu achava aquilo tudo um pouco destrambelhado ...

Esta minha filha, que é, digamos um pouco "arisca" para mim,  isto para não adjectivar mais profusamente a coisa  ( Em público, não ficaria lá muito bem, mas quem me ler, poderá sempre fazê-lo, porque não errará seguramente muito ! ... 😄😄 ), continua acérrima defensora e respeitadora da Natureza, das plantas aos bichos, do mar ao sol, e felizmente educa a filha, agora com dois anos, da mesma forma.  É uma ternura ver a Teresa  fazer festas às flores, sem nunca as arrancar !...

Pois eu, neste momento também apanho as moscas e outros voadores que se atrevam, e solto na janela.  E não faço o mesmo aos mosquitos, porque convenhamos ... magrinhos como são, não teriam por certo nenhum futuro depois do salvamento !!!  😄😄😄
Afinal todos eles dividem connosco, este planeta que se está a acabar !!!

Bom ... este meu post hoje, meio humorístico, meio sério ... é pelo menos, feliz.  Porque feliz é o sentimento que me invade, depois do feliz encontro com a doçura do meu amigo "Feliz" !!!

Os animais, em qualquer circunstância, e sem sombra de dúvida, são sempre melhores que o Homem!!!...

Anamar

Sem comentários: