terça-feira, 14 de julho de 2009

"A HORA DA BRECA..."



Estes fins de tarde matam-me!!...

Quando o laranja se vai apagando lá ao fundo, e o casario começa a piscar os "olhinhos", lembrando que a noite não demora em chegar...
Quando uma estranha quietude se abate sobre tudo e todos, os ruídos se atenuam, o chilrear dos pássaros cessou no arvoredo dois lanços abaixo da minha janela...
Quando um adormecimento parece invadir tudo quanto é vivo, uma letargia triste, recolhida e silenciosa invade a Terra, anunciando o fim de mais uma "etapa"...
Quando só os aviões, à razão de um por cada dois minutos, cruzam o espaço lá em cima, parecendo querer transportar para longe, com eles, o meu pensamento, as minhas divagações ou até o meu "desajuste" a esta hora do dia/noite...

é que eu me sinto absolutamente só...
só e órfã do Mundo, uma sensação de abandono doído, verdadeiramente estranha, como se, com o dia que finaliza, finalizasse também um pouco de mim.

As manhãs sempre são auspiciosas. Afinal, nunca se sabe o que nos reserva aquele dia que ora se inicia.
As tardes são plenas no que há para ser feito ou vivido.
As noites, noite dentro, mercê do sono que ainda que renitente sempre acaba cedendo, levam-nos a um descanso que tende a ser (às vezes nem por isso), apaziguador, retemperador.

Mas os pôres de sol, são mesmo sóis que se põem no nosso ocaso...
As sombras avolumam-se, as paredes agigantam-se, os "fantasmas" do nosso imaginário corporizam-se, e uma sufocação que sobe das entranhas, aperta a garganta e mareja os olhos de água...
É verdadeiramente uma hora "da breca"!!...

E então eu penso o que será de mim, quando esta ociosidade agora sentida (porque o período escolar terminou), passar a ser a nota dominante de um sempre, de todos os dias (com laranjas em fundo ou cinzentos a pincelar os céus, com recortes de casario lembrando cubismos de Picasso, ou neblinas instaladas e gotas gordas a despencar lá do alto)... o que será de mim, pergunto-me e apavoro-me, porque todos os dias haverá uma hora "da breca" e eu não tenho arte para sair dela!!...

Anamar

Sem comentários: