segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"FUCK 2009..."


Fui ao Saldanha ver um filme, para queimar horas em que não estou a dormir.
Nós pensamos que mudando os locais, os hábitos...mudamos tudo...mas não é verdade; tudo está grudado em nós, que nem pastilha elástica em assento de cadeira, e tudo vai sempre de "mochila", para onde quer se acredite que fujamos...
Como sabem, os cinemas têm normalmente expositores com a mais diversa propaganda, na forma de "postaisfree". Às vezes acho-os giros e tiro dois ou três, pensando dar-lhes um grande destino...Normalmente acabam no lixo. Mas desta vez, não pude deixar de trazer um, que em letras garrafais tem apenas "FUCK 2009".

Eu tenho no meu quarto, que aliás era um quarto  ocupado pela minha filha mais nova, um placard com fotos e outras pequenas coisas que têm história...
Desta feita, o postalfree, está lá bem pregado, evidenciando para a minha memória futura, um ano a não esquecer, um ano em que tudo me aconteceu...um ano, que em vez de ser de "arrumação" mental, foi-o de anarquia total (receio que irreversivelmente...) !

Os anos sempre pagam a factura com que as pessoas, de acordo com as suas histórias de vida, os apelidam.
Há anos bons e há anos terríficos, e obviamente que os que são bons para uns, não têm que ser bons para outros. Mas, efectivamente (claro que tudo é relativo), como é de mim que eu sei, poderei dizer com algum gozo: "FUCK 2009"!!...

Terminou a 31 de Dezembro para todos, mas para mim terminou com um 31  de Dezembro especial.
Dei entrada na CGA,  com o requerimento para a aposentação antecipada, que é algo que me apavora...
Dirão: "então se a apavora por que a pediu? Parece um grosseiro contrasenso", não é verdade?
Mas infelizmente não é...É que os "estragos" feitos, já eram de tal monta, que não me deixaram escapatória possível!...

Tenho falado com colegas (imensas) que também a pediram, e outras que até já deixaram a escola, pelos motivos exógenos, criados, como sabemos, pela gestão demolidora que foi feita à história da Educação, neste país.
Algumas diziam-me ter sido um dia "estranho", terem sentido uma sensação esquisita, aquilo que vivenciaram no dia em que deram entrada com a petição, no Ministério...
Eu, esperava qualquer coisa desse género da minha parte, juro, ainda por cima, da forma como eu me ligo e prendo afectivamente e emocionalmente, a tudo o que constituíu a minha vida.
Mas não...estranhamente, ou não, fiquei e estou perfeitamente amorfa, de um indiferentismo que me preocupa.
Parece que fui requerer tudo, menos o que conduzirá a uma viragem tão importante e determinante, na minha vida...

Há anos atrás, uma médica e amiga, com quem fiz psicoterapia uns três ou quatro anos, dizia-me com frequência: "Prepare a sua aposentação! Não deixe isso ao acaso, porque não lhe será benéfico!..."
Talvez eu quisesse negar a aproximação de algo, conotado com tantas outras coisas que me magoam, mas eu sei do que ela falava, e neste momento particular da vida, em que por razões de saúde psicológica, me isolo em casa, e a tendência é esticar mais e mais o período em que estou na cama, em que a vontade é não me arranjar...é deixar correr...(a tal política da "terra queimada", de que falava no último post), lembro com toda a acuidade as palavras dela...

Interessante   eu   abordar exactamente este aspecto, e   aqui no café onde estou a tomar o pequeno almoço ( 4,40 h da tarde) , veio cumprimentar-me uma ex-colega (porque essa já saíu da escola há alguns anos), e que me falou do tempo que tem agora para fazer as coisas que queria. Gosta das coisas que inventa; passear a pé nesta terra desinteressante (se calhar a páginas tantas só eu é que a vejo desinteressante mesmo!...), serve-lhe de distracção;  faz ginástica quatro vezes por semana às 9 h da manhã, para "despertar", como ela diz, lê muito, e arranja sempre o que fazer...
Está, portanto, em paz e muito feliz por esta sua nova vida.
É uma mulher dos tempos actuais, tem uma postura de vida e uma imagem rigorosamente nada "demodées",
pelos poros expira determinação, equilíbrio, realização pessoal...
Como a admirei e a invejei...no bom sentido, óbvio!...

De facto, por todos os motivos e mais alguns, eu não posso, não devo ficar em casa...só que não tenho e nem sei o que fazer, para alterar a situação.
E por tudo isso, também  de dia para dia, a deterioração pessoal, vai aumentando. Sinto-o perfeitamente e continuo sem capacidade de reacção...

2009 terminou, 2010 está aí......e eu, não sei bem onde estou.........

"FUCK 2009".........ou será mais correcto......."FUCK ME" ?......

Anamar

1 comentário:

Anónimo disse...

Em todos os sentidos...um ano para esquecer!

Um abraço amigo

Maria Romã