segunda-feira, 11 de abril de 2011

"TALVEZ SIM...OU TALVEZ NÃO..."



E Saramago disse: "Não se morre por amor... mas não se vive sem amor !..."

De repente esta frase caiu-me uma outra vez, repescada que o foi de um post meu com mais de dois anos... e de uma forma inesperada associei-a ao que tinha sido a minha "reflexão maluca", enquanto tentava pôr a "fúcia" minimamente apresentável, frente ao espelho, ao levantar.

É domingo, mais um, meio vazio, meio despido, com um sol a desafiar-nos rua, em que o meu programa de festas previsto, será ir ao Hospital visitar a minha mãe e talvez fazer a minha caminhada, se a coluna mo permitir ( ando a desafiá-la indecentemente e a testar os seus limites...).
Essa, a parte "desanuviada" da coisa, porque o ar puro, os verdes salpicados de flores humildes por aqui e por ali, são verdadeiro "carregador" de baterias.

Dizia eu que, pensava ao ver-me, revendo-me dos vários ângulos possíveis, sem truques ou manigâncias, no que é de facto a minha vida actualmente, meio dormente que me sinto...

Os meus dias são cada um , com aquilo que me pode oferecer ;
sou rica, muito afortunada mesmo porque estou viva ( dizem ), tenho saúde ( posso considerar que sim ), tenho uma família linda que amo e me ama ( não tenho um resquício de dúvida ), tenho amigos que não mereço, mas que o são ( não muitos, mas em qualidade ), tenho garantida em termos económicos a sobrevivência, com alguma qualidade e dignidade ( pelo menos por ora )...e depois tenho "fogachos postiços", pensos rápidos que não são mais que isso, a curar cancros instalados no coração...

E como com pensos rápidos não se curam cancros, vou fazendo de conta que pinto o mundo com cores fortes e emocionantes, cada dia "de per si", vendo exactamente esses dias indo, indo e acreditando mais e mais em Saramago!!

Até quando, é o que me pergunto, esta mornidão de águas paradas, este algo desinteressante dos dias, ainda que ensolarados??!!..
.
Espera-me o quê?
Ver o António, a Vitória e o Frederico crescerem... ver as minhas filhas a "atinar" na vida... ver a "Rita" a envelhecer e qualquer dia, inevitavelmente a "ir-se" à procura do Óscar???...
Ver a minha mãe também inevitavelmente na recta final da sua maratona???...
Ver os amigos com as maleitas, os desgostos com que o tempo não desiste de nos presentear, com o cansaço a instalar-se, manquejando paralelamente a mim???...
Ver-me a mim própria, manquejando, paralelamente a eles???...

Que as Primaveras promissoras antecederão Verões, talvez já não tão ensolarados como antes, porque a minha vontade, a força e a saúde também já não serão "essas coisas"???...
Que os Invernos e os Outonos vão tornar o meu quarto solitário, ainda mais e mais escuro???...

Meu Deus... se eu fosse Saramago teria escrito : " Não se vive sem amor...e morre-se todos os dias um pouquinho por falta dele !!!...."

Anamar

Sem comentários: