sábado, 9 de abril de 2011

"UMA MULHER SIMPLES"



A minha mãe está hospitalizada.
Faz noventa anos na próxima segunda feira dia 11...mas "requereu" mais qualidade de vida.
Para isso, foi submetida a uma intervenção cirúrgica, estoicamente, sem desistência...

Acho que eu consegui estar mais apreensiva e nervosa que ela. Ela, já só "via" como será tão melhor a sua vida daqui para a frente.
Daqui para a frente...espantoso...noventa anos e para ela (e eu acredito piamente que sim), ainda terá muito "daqui para a frente" para viver!

Nunca foi mulher de recuar nem voltar a cara a nada, como já aqui referi neste meu "canto".
A minha mãe sempre foi uma mulher de coragem, uma mulher de vida e não de morte!
Para ela a vida não é de exigências, fica feliz com pouco...talvez seja mesmo esse o segredo!
Feliz porque está "muito bem instalada" no hospital, feliz porque todo o pessoal hospitalar é muito atencioso e carinhoso para com ela, feliz porque lhe deram banho, a pentearam, lhe puseram um "perfuminho" e até lhe lavaram os dentes....pasme-se!!!

Quer, porque quer viver!

Confessou-me há dias que quereria muito ver o percurso dos bisnetos, quereria muito ver "o seu país" reerguer-se....o que me fez rir e dizer-lhe prontamente: "Mãe, então prepare-se para viver até aos cento e cinquenta!!!!  rsrsrs...

Está no hospital a pensar nas "suas" sardinheiras que a esperam do outro lado, no jardim, reclamando água de rega.
Congemina regressar o quanto antes à sua caminhada diária, à sua vida normal!

Consegue sempre transformar o pouco em muito, o menos bom em bom; as dores passam-lhe depressa, antes que no-las transmita e nos preocupemos...

Esta noite, soube há pouco, teve um episódio de confusão cerebral, e porque não estava devidamente acautelada a situação preventiva, mesmo tendo o soro ligado à veia e a algália colocada, para não incomodar ninguém, resolveu sair da cama para ir à casa de banho.
Óbvio que caíu, óbvio que ficou no chão do quarto sem que ninguém se apercebesse...
Arrancou, na queda tudo o que a si tinha ligado, perigando com isso os resultados da cirurgia.
Bateu com a cabeça não se sabe onde...mas pasme-se...a reacção dela face ao ocorrido  (que denotou falta de cuidado e profissionalismo por parte de quem assegurou o turno da noite), foi pedir muita desculpa pelo incómodo causado!!....

Com pessoas deste "calibre", acho que na vida tudo estaria simplificado!...
Fruto de uma outra época, de uma outra educação, de mais deveres do que direitos, de mais dificuldades e menos abundância, de mais disponibilidade e menos exigência, de mais "servir" do que "ser servido"??!!...

Ou simplesmente a formação interior e a postura de uma mulher SIMPLES??!!...

Anamar

5 comentários:

Anónimo disse...

Que maravilha o ânimo da tua mãe e que privilégio o teu por a teres ainda e com todo esse apego à vida.
Que ela melhore depressa e que o dia 11 seja muito festejado.
Beijinhos.
Merryl

Anónimo disse...

Que bom que toda a gente chegasse a essa idade vivendo a vida dessa maneira!
Que recupere depressa e que mais qualidade de vida se some à que já tem.
Um beijinho.
Malmequer

SOL disse...

Continuo a lê-la com muito gosto.
A sua escrita foi uma feliz descoberta, pela forma como utiliza as palavras e pela força das mensagens que cada post encerra.
As melhoras da sua mãe e, tal como a descreve, também vejo em si uma força da natureza.

Soleil

anamar disse...

AMIGAS
Bem-haja a todas vós, pelo carinho, pelo apreço, em suma, pela força que me dão.
Realmente eu só posso ser uma pessoa privilegiada, não só por quem me rodeia, mas claro, neste momento tão especial, pela mãe que tenho!
Eu também peço que "os desígnios" que existam, ainda a possam bafejar com a qualidade de vida que ainda detém, pelo tempo que seja possível...
Um beijo grande e de coração para todas.
Anamar

Anónimo disse...

Desejo as melhoras rápidas da tua mãe.
Beijinhos
Maria Romã