terça-feira, 6 de julho de 2010

"AQUELE PÔR-DE-SOL..."


Apenas a natureza me não decepciona...
Sentada na minha cama, entre as oito e meia e as nove da noite, e porque moro num sétimo andar com Sintra na linha do horizonte, guardo um período de absoluto silêncio, de um misticismo respeitador, de um êxtase de reflexão...

Durante essa meia hora, todos os dias, o sol me tem presenteado com um espectáculo que nunca é igual, de dia para dia, de local para local, mas que é sempre pujante, glorioso e nos reduz a um grão de poeira no espaço...
Eu fico quietinha, a vê-lo descer, lentamente, como um lenço a acenar num cais...aquela bola de fogo que vai do laranja ao vermelho, até que a linha do horizonte o engole...

O "rei" foi dormir, e deixa atrás de si, uma cor no firmamento, indefinida, entre os rosas e os laranjas....sabem do que falo, claro.
Não estou a falar de nada novo...tudo isto é uma descrição banal...mas digo-vos...é tão grandiosa, que é impossível depois de um pôr-de-sol, é impossível que fiquemos os mesmos!

Assisti já a tantos, da falésia de S.Lourenço, à varanda das Furnas....da Jamaica às Maldivas....ou aos mais inesquecíveis para mim de Sta. Lucia....e todos eles, dentro de mim, são um ritual que eu respeito duma forma avassaladora, porque afinal trata-se dum morrer para um renascer horas depois...

A vida decepciona-nos, o ser humano maltrata-nos, os desgostos consomem-nos... a Natureza, essa, nunca nos falha nos presentes que nos dá, quando o borboto deu uma flor para nos perfumar o dia , quando a crisálida deu uma borboleta de cores deslumbrantes, quando daquele ovo sai uma nova criatura que se faz à Vida, quando o vento nos canta nas searas, aquela canção de embalar ....quando a onda traz e leva até à praia os sonhos que lhe contámos...

Desculpem a falta de conteúdo...ou talvez do conteúdo a mais....
Isto hoje está assim...

Anamar

Sem comentários: