sábado, 31 de julho de 2010

"MISCELÂNIA DE IDEIAS"



Há momentos em que o silêncio é uma bênção....com o estado de espírito com que ando, então, procuro-o desesperadamente.
O barulho maça-me, as pessoas cansam-me...poder estar num local onde o silêncio impere, onde a natureza nos invada, onde sejamos gratificados apenas com o sol, o sussurro da brisa fresca e o verde que nos rodeia, é de facto algo privilegiante.

Procurei isso hoje, no Belas Clube de Campo, paraíso a um passo da cidade, que costuma ser uma zona de paz...
mas, infelizmente hoje, ou porque é sábado, ou porque o calor é insuportável e a praia intolerável, com as temperaturas que temos tido, as pessoas procuraram o oásis que é esta esplanada, perto dos campos de golfe e da frescura dos lagos, donde a ponte 25 de Abril se avista na linha do horizonte...
A "poluição" sonora típica dos grupos que sempre têm que impor aos outros os mais variados assuntos, os berros e birras das criancinhas que me martelam na cabeça, cansam-me e causam-me um verdadeiro mal estar físico.

Tive uma noite indescritível, às 4,30 h estava a enviar uma mensagem de telemóvel...precisava "sentir" gente, acordada ou a dormir, em qualquer lado, mas gente...
Estava pronta a levantar-me, e no entanto tinha dormido apenas três horas. Pensei vir para o computador, mas também não saberia o que fazer àquela hora...o resto da noite foi no deita, levanta, foi o carregar daquele peso que me aperta e me estrangula, foi o arrastar daquele cansaço que não tem fim à vista, foi o sentir a inutilidade de noites a seguir a dias que se repetem iguais...sem bússola ou rosa dos ventos que os norteie...

E o barulho por aqui continua a "deteriorar" a paz deste local, a minha paciência está a ficar "em franja"....ou isto melhora, ou deserto mesmo!

É preciso ter azar!!...

Entretanto morreu António Feio, 54 anos....sem comentários!
Nunca o apreciei particularmente, nem como actor e como pessoa, embora o não conhecesse pessoalmente, era o tipo de figura que não me cativava.
Isso não vem p'ro caso...morreu, morreu com uma expectativa de vida ainda provável para viver.
Não é por ele nos ter deixado que vou fazer aqui e agora a apologia do que quer que seja sobre ele. Normalmente há sempre uma altura em que as pessoas ganham todas um estatuto invejável...é quando morrem.
Não...apenas quero aqui deixar, nesta miscelânia de ideias que constitui este post, uma afirmação sua que li, proferida nos últimos dias de vida, a qual me fez ler, reler e meditar ;
é quase um lugar comum ou frase feita, mas pelo menos eu, deveria repeti-la cada vinte e quatro horas em cada dia, para mim própria :

        "Se há coisa que eu costumo dizer é : aproveitem a vida e ajudem-se uns aos  outros. apreciem   cada  momento e não deixem nada por dizer, nada por fazer..."      António Feio

Deveria ser a maior verdade que norteasse a vida do ser humano, mas eu faço ouvidos moucos ao que sei que é mesmo assim...logo eu, que sinto claramente cada dia irrepetível, logo eu, que acho que deveria recuperar no tempo que me faltar, a dívida que a vida já me não vai saldar, logo eu, que sinto no coração o efémero e a precariedade de tudo!!!...

Como diria a minha filha mais velha, no seu habitual pragmatismo, e também a mais nova (que sendo enfermeira lida diariamente de perto, com a vida e a morte....) : "O que é que falta acontecer-te para "acordares",  mãe??!!...

Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

Conheci há anos uma rapariga colombiana que, ainda adolescente, tinha ido viver com o pai para a Islândia, país de língua dificílima para qualquer falante de uma língua latina.Mas ela queria VIVER e continuar a estudar. Pensou que só tinha duas hipóteses: ou aprendia a língua ou aprendia-a.Foi o que fez. Pode ser difícil para ti, Margarida, mas também só tens duas hipóteses.
Aprecia todos os teus momentos na viagem que vais fazer.
Adorei os teus malmequeres!.
Malmequer

anamar disse...

Um imenso obrigada pelas tuas palavras sábias!....
De facto a escolha deveria ser "viver...ou viver"....Apenas por vezes sinto que pode haver outras alternativas,para quem está mesmo cansado.
Mas vou tentar realmente miscigenar-me com a natureza, que creio ser exuberante...e procurar outras cores da minha paleta, ultimamente muito incompleta!
Boas férias também para ti, com todos os teus e aproveita para descansar....afinal "penaste" quase até ao fim!!
Beijinhos grandes
Anamar