domingo, 27 de março de 2011

"CONTROLE A SUA DECEPÇÃO COM O MEU POST!"


Olá
O post que eu escrevera para hoje não era este.
Um dia conto-vos por que o não coloquei "no ar".
Hoje escolhi meia dúzia de "patacoadas", como diria o meu pai, para talvez se rirem um pouco.

Dei por mim um destes dias a vociferar: "Oh meu Deus, oh meu Deus, oh meu Deus! Logo eu!..."
Eu que saí da primária sem dar um só erro de ortografia, eu que sou do tempo em que havia os erros e os quartos de erro (pela pontuação e acentuação), em que, logicamente quatro quartos já somavam um erro :)....e em que a partir dos três, era certinho e direitinho que adquiríamos "direito" a orelhas de burro ou reguadas!...

A minha professora da primária, em colégio particular que frequentei ( mais tarde minha madrinha do Crisma na Igreja do Carmo em Évora ), exigente que só ela, era a figura típica da perceptora inglesa do nosso imaginário.
Magra, alta, bem solene, com o cabelo apanhado atrás em carrapito, não era de risos, nem de contemporizações...
Solteirona, já com sessenta na altura, penso, era uma figura austera, e até o carrapito que poderia conferir-lhe alguma bonomia, o não fazia, porque era um carrapito "fino", estão a ver? E não aqueles carrapitos "bimbos" do interior do nosso país.

Então, reflectia eu, como hoje em dia se me colocam questões de escrita e de acertos da mesma??!!...
É muito frequente ir ao dicionário, à Wikipédia, à correcção automática do computador...é muito frequente escrever a palavra das maneiras possíveis, olhá-la da esquerda, olhá-la da direita, de cima, de baixo, a ver o que ela me "diz"...
É muito vulgar, como a minha professora me ensinou, ir à etimologia da palavra, à sua raíz, e verificar nos derivados, a manutenção de certas consoantes, coisa que a gente de hoje nem sabe o que é...

E mesmo assim, os g e os j, os z e os s, a "precariedade" ou a "precaridade" (já vi escrito das duas formas...), fazem-me "cócegas" na cabeça...
E já não falo de acordos ortográficos e quejandos.
A esses, acho que sempre serei resistente, passando então, a legitimar mesmo os meus próprios erros...

Eu acho que isto é, como a minha mãe diz, sinal dos tempos..."a vida tudo nos dá e tudo nos leva"...
Até esta minha qualidade de absoluta correcção na escrita, começa a claudicar...BOLAS!!!

Mas depois, desculpem lá, também nos baralham as ideias : "prol" e "prole"...basta que pense um pouco e sei lindamente a diferença, quando devo empregar um, ou o outro vocábulo...
A minha "reclamação" prende-se com o facto de ver nas portas das farmácias, aquelas caixinhas de "emergência médica" anunciando os "CONTROL", quando cá para mim, a lógica seria anunciarem os "CONTROLE", já que com eles, os mais desprevenidos e menos avisados, pretendem controlar alguma "surpresa" que os possa apanhar na curva!!....eheheh

E pronto, desculpem estes "faits divers"; afinal hoje é um domingo primaveril, meio "xumbrega", com muito pouca coisa para contar...

Anamar

Sem comentários: