segunda-feira, 14 de março de 2011

"ISTO É A VIDA..."


Cá estou eu "comigo mesma" como dizia o Julius, o "Coconut man" de Sta. Lucia...
Aliás, que melhor companhia para mim do que eu própria??!!...
Já perceberam que esta, era a nota humorística do dia!!

Pensando bem, até deveria ser, já que esta carcaça vai ter que conviver comigo até ao dia da minha morte, já caminha comigo há bastante tempo, portanto, a coexistência pacífica parece-me bem, e seria uma atitude inteligente...Como sabem, é raro consegui-la!!!

E dizia "cá estou eu", porque estou no "poiso" habitual do pequeno/grande almoço; 12,30h de mais uma semana que se iniciou, comigo relapsa em relação às minhas actividades. Fiquei a dormir, faltei ao Inglês, e como os putos até ensaiei já umas quantas frases sem erros de linguagem, para dizer à "teacher" na próxima aula, a explicar-lhe que não estou bem...estou "hill" e "so that" não pude comparecer à aula.
Bom, também é verdade que é verdade!!...
Realmente mal ponho os pés no chão, este "cão ferrado" na zona renal entra à luta comigo...
Vou fazer vários exames médicos, já estou a ser medicada, nem sei bem para o quê ( quatro tipos de medicamentos de cores variadas, que engulo religiosamente num ritual há muito adquirido, cujas bulas não li nem me apetece, o que deixa a minha filha mais velha louca; "Então para que é este?" E eu - "Sei lá!" "E este?" - "Sei lá!"... " Então tomas tudo e não sabes para quê??" E eu: " Exacto, quero lá saber! Isto é tudo para queimar!..." - como dizia ontem a um amigo, que não percebeu nada...
Resolvi esclarecê-lo : "Sabes, é que quando morrer, quero ser "cromada"...como diz a Bia; ele riu a bandeiras despregadas).
Bom, mas o incómodo, o mal-estar e a dor, ainda assim, não passaram...Não há-de ser nada..."Erva ruim, a geada não mata", como mais uma vez diz a minha mãe!

Em fundo passaram há pouco uma música de Eric Clapton ( sim, que este café de vez em quando fica muito fino, e até tem música ambiente...)
Essa música trouxe-me à memória uma vez mais, retalhos lá de trás, vivências de há alguns anos, rostos, momentos, sons, cores, cheiros, até a luminosidade dos dias...enfim, aquela parafrenália que me agita o recheio cerebral.

Convivo sempre mal, parece que cada vez pior, à medida que vou ficando "mais crescidinha", com a triste realidade da vida ser uma "usurpadora", à má fila, dos momentos que a gente gosta, das pessoas que nos preencheram, dos afectos que nos aqueceram.
Assim como às crianças; dá-se-lhes um chupa, deixamos que dêem umas lambidelas e depois pronto...era bom, mas acabou-se!

As pessoas circulam pelas nossas vidas, cruzam-se connosco, atravessam o nosso caminho, às vezes seguem durante um tempo paralelamente connosco, depois de repente, sem pisca nem nada, cortam-no, e até por isso provocam-nos acidentes mais ou menos graves, porque não cumpriram as regras; outras vezes viram uma esquina e somem, quando a gente vai ver, já não vê é nada, saem fora do nosso horizonte visual e nunca mais as reencontramos, porque as bifurcações são muitas; ou então procuramos "pontos de encontro", que sempre existem para os "perdidos", mas nunca aparecem, e a gente fica por ali, a ganhar mofo e limos da humidade dos tempos...
Também há os que circulam nas rotundas, que agora existem em todo o lado, e rodam e rodam e rodam, e não saem do mesmo sítio, até nos deixarem as cabeças "azamboadas" e os olhos "entruviscados"...Esses, são os que nunca se definem nos caminhos a tomar, por mais tempo que passe...
Pior que isso, é quando resolvem inverter o sentido de marcha nesta auto-estrada por onde vamos. Aí, é desastre na certa...com feridos graves, irrecuperáveis ou mesmo mortos... sequelas que nunca mais se resolvem...na melhor das hipóteses...

Eu acho que de quando em vez, devíamos fazer umas reciclagens de "como aprender a circular", só para refrescar as memórias dos esquecidos, ou para ensinar os que tal como eu, parecem ter tirado esta bendita "carta" na farinha Amparo e nunca, nunca aprendem como ser feliz neste emaranhado de vias...

Alguém anda a gozar descaradamente connosco, não tenho dúvidas; todos os dias ao acordarmos, nos coloca nesta montanha russa e diz-nos: "Agora desenrasca-te!... Desengoma-te e faz pouco estrilho!... Pensavas que não??...Isto, é a VIDA!!!...e sempre, sempre SHOW MUST GO ON!..."

Anamar

Sem comentários: