quarta-feira, 30 de março de 2011

"O TERCEIRO DEGRAU"


Das minhas "pestes", o único que ainda não teve direito a lugar "de honra" neste meu abordar de pingos de amor, foi o Frederico.
O Frederico, que a brincar a brincar está quase com quatro anos... o Frederico que é o mais traquina, o mais descarado, o mais simpático e o mais carinhoso dos três...
Ele dá abracinhos, ele distribui beijinhos, ele encosta a cabecinha, ele derrete todo, qual um "mon chéri" em época de calor...
Ainda não se percebe claramente o que ele diz, é um pouco trapalhão mesmo, mas tem "tiradas" absolutamente espantosas!

No domingo passado, a minha tarde foi com o Frederico, ocupados que estavam os irmãos em tarefas escolares já a sério, havia que retirar de casa o "Quico" ( como se auto-denomina ), pois ligado permanentemente a "Duracell", não pára nem dá descanso a ninguém!

Fomos, eu, a minha mãe, a madrinha que é a minha filha mais nova e ele próprio, até Belas, ao golfe.
Aproveitei e levei-lhe dois livrinhos do antigamente, da mãe ou da tia (já não lembro), com as letras.
Devo dizer que o Quico conhece claramente, sem ninguém lhe ter ensinado, as maiúsculas todas e os números até dez.
Juntei portanto as gerações extremas, a minha mãe com noventa e o Quico com três...

Esteve impecável, sempre ao colo da sua "Bi" ( a forma carinhosa com que os três tratam a bisavó ), o que a deixou obviamente desvanecida.
Para ela, foi um recuar ao tempo das netas, às histórias que lhes contava e mais as que inventou na hora (porque a minha mãe sempre teve o poder que eu considero absolutamente "milagroso" e invejável, de entreter crianças!
Infelizmente não lhe herdei o dom...)
O Frederico olhava-a seriamente, com os seus dois livros sempre debaixo do braço, a "beber" as suas palavras.
Faziam-lhe um pouco "de espécie" as rugas da cara da minha mãe, bem pregueadinha, e apalpava-as como se de algo estranho se tratasse. Perguntou-lhe pelo Gaspar (ainda se lembrava...), distribuiu-lhe abracinhos, mimoseou-a com beijinhos...

Come imenso, de tudo, sem esquisitices, porque "quer ser grande". O Quico é pequenito e parece uma vassourinha com a bata do colégio vestida...
É uma criança feliz com o Mundo, vê-se no seu rostinho extrovertido, iluminado por um sorriso permanente...
Que Aquele não lhe seja muito "carrasco", é o que quereria para ele, e que ele saiba manter pela vida fora, a ternura, o carinho a simpatia e a doçura que ora distribui...

Eu sou altamente suspeita, óbvio, mas a minha "escadinha", da qual o Quico é o seu terceiro degrau, é absolutamente FABULOSA!!!...

Anamar

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelos netos lindos!

Beijinhos
Maria Romã