domingo, 20 de março de 2011

"NÃO VOU POR AÍ !...."


Ontem revi na TV um filme que já vira nos écrans de cinema, e que já na altura me empolgara. Pela mensagem que passa, pelos actores envolvidos, pelo realizador que o concebeu.
Os actores são nada menos que os míticos Morgan Freeman, indiscutivelmente um dos, senão o meu preferido na sétima arte, e Matt Demon, que para lá caminha...
O realizador, Clint Eastwood, que não carece de mais apresentações, como é óbvio.
Um "senhor" durante décadas como actor, agora e não menos importante (eu diria que mais), como realizador.

O filme voltou a empolgar-me tanto quanto, quando o vi num cinema da capital, apesar de ter sido num período mais favorável e feliz da minha vida;
Na altura dividi tudo com o que o filme me "encheu", com outros olhos, com outra opinião, com outro entusiasmo...
Ontem vi-o só, na minha cama, mas vibrei na mesma com ele.

Basicamente o seu enfoque é o período que respeita ao fim do Apartheid na África do Sul, das primeiras eleições livres, da subida de Nelson Mandela à presidência e a mensagem do mesmo, para lá da revelação da sua real personalidade, que foi como sabemos, durante trinta anos submetida às arbitrariedades do regime do poderio branco.

Mandela "manda-nos" espantosamente um "recado" que só os seres superiores conseguem alcançar: a capacidade que o ser humano deveria ter, de mesmo em situações limite e injustas, não guardar ressentimentos, não perder a capacidade do perdão para com os seus semelhantes, o dever da coerência na defesa de ideais, mesmo contra a adversidade, e ainda o poder da esperança, do acreditar, da perseverança mais e mais, que de facto move montanhas...

O filme é obviamente "INVICTUS"...

Afinal, tudo está magistralmente resumido neste poema escrito por Mandela no seu cárcere, o qual, segundo ele próprio, muito o terá ajudado nos momentos em que sossobrava.
Poderia e deveria ser um lema para qualquer um de nós, na generalidade seres mais imperfeitos e menos magnânimos...

"AGRADEÇO AOS DEUSES QUE POSSAM EXISTIR
A CIRCUNSTÂNCIA INDOMÁVEL DO MEU SER...
SOU SENHOR DA MINHA ALMA
CONDUTOR DO MEU DESTINO..."
Nelson Mandela


Revejo-me um pouco neste turbilhão de ser contra a maré, neste indomar de um coração, neste agarrar do destino e da alma pelos "cornos"...como timoneiros de barco em maré revolta...

Também eu nunca aceitei rédeas, reajo mal às cangas, caminho ao arrepio da generalidade desde que acredite nas minhas convicções, questiono posturas e convenções...

Se é bom ou mau, não sei.
Não será nenhum golpe de genealidade, seguramente...é tão simplesmente a minha forma incontornável de ser, o meu bater de pé para com a vida, uma espécie de dizer, como José Régio : "NÃO SEI POR ONDE VOU, NÂO SEI PARA ONDE VOU...SEI QUE NÃO VOU POR AÍ!!!"....

Anamar

Sem comentários: