domingo, 22 de julho de 2012

" POR PATAMARES "


"Nada acontece por acaso"... diz-se ...
Outras vezes, ao contrário, tudo parece aleatório, fruto de circunstância, ocasional, acidental ... lotaria de Vida ... com probabilidades iguais de êxitos e insucessos.
Outras ainda, acreditamos "ler" sinais aqui e ali, formas de comunicação para quem as saiba interpretar.

Achamo-nos tão importantes que damos por nós a perguntar-nos : "porquê eu?"... "porquê a mim?"...

Hoje estou mais e mais convicta que a aprendizagem é ao momento, que erramos para percebermos que a seguir não devemos ir por ali ... daquela forma ...
Acredito que tropeçamos e caímos, para percebermos que ainda temos forças para nos levantar ...
Que choramos e nos desesperamos, para valorizarmos o sorriso que esboçamos, ou o riso que soltamos a seguir ...
Que achamos que morremos, para vermos que sempre continuaremos  bem vivos, nem que seja em corações e em espíritos que nos cruzaram ...
Estou convicta que semeamos, e se o fizermos bem, somos capazes de colher em abundância ...
Estou convicta ( e essa sensação vem a reforçar-se em mim, de dia para dia ), que somos "sobreviventes", todos o somos.
E essa sobrevivência depende da  nossa sabedoria de gestão das  dificuldades, da consciencialização das capacidades  que possuímos, da  força  que temos ( muitas vezes que nem sabíamos que a tínhamos ), da assumpção clara e absoluta de que cada ser humano só pode, à partida, contar consigo mesmo, só deve, à partida, contar consigo mesmo ...

Já passei muita coisa na minha vida.
Coisas emocionalmente muito difíceis e dolorosas ...
Nunca foram as materiais que verdadeiramente me molestaram ou molestam, mas sim as do coração ...
Quem me lê, já me conhece, e sabe que é exactamente assim ...

Mas juro-vos que quando sobre isto reflicto, quando olho o meu percurso para trás, o considero tão abençoadamente rico de experiência, aprendizagem, derrotas e vitórias, alegrias e dores, amores e ódios, medos e coragem, enriquecimento pessoal ... mas sobretudo com uma riqueza pictórica, tão, mas tão incomensurável ... que foi tudo isso que me conferiu a estatura da "gigante" que hoje sou.

Não me interpretem mal.
"Gigante", não porque seja "maior" que ninguém, em nada ... simplesmente bem "maior" do que aquela que eu já fui.

E constato com tristeza ... mas se calhar tinha que ter sido assim, porque "nada acontece por acaso" ... que o meu "crescimento" apenas pecou pela forma serôdia com que se desenvolveu, que a minha maturidade apenas brotou quando o trilho já vai bem para lá de metade, que a consciencialização da "força" que possuo, me faça sentido só agora ...

Mas como acredito piamente em reincarnações, em vidas em continuação de vidas, em patamares que, como numa montanha, o alpinista vai alcançando a pulso, parando de quando em vez  para respirar com mais profundidade e menos dificuldade, ver o Mundo a seus pés, partilhar com a águia altaneira, os céus lá no topo ... acredito piamente, dizia, que neste momento estou  a  trepar mais um degrau que me leve a  uma plataforma  de repouso,  cada vez mais perto do pico, de um pedestal qualquer donde divisarei,  cada vez com  maior lucidez, com um horizonte  mais abrangente e definido, o Mundo e a Eternidade aos meus pés ... como um presente supremo !!!...

Anamar

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito pois o "Espirito da Coisa" é mesmo esse que faz o mundo avançar como uma "Bola Colorida nas mãos de uma criança"Certo?
Um seu amigo

anamar disse...

Amigo

Muito simples, não é???

Parece! Aplicar nem sempre se consegue.

Obrigada

Anamar

Anónimo disse...

Sabe minha Amiga,
Tem que ser por tentativas, não concorda?
Desculpe se lhe faço o contraditório, mas gosto sempre de sopesar as coisas nos dois pratos da balança.
E a amiga faz-me pensar sobre algumas coisas.Gostei muito deste seu "post"

anamar disse...

Calculo que sim...

Parece-me que ele vem muito mais ao encontro do que me parece ser a filosofia do amigo "anónimo", que muitos outros que publico.

São formas de ver e nos posicionarmos na Vida...só!

Um abraço

Anamar

Anónimo disse...

Estimada Amiga,
Reconheço que vem de encontro um pouco À minha filosofia de encarar o Mundo.
Afinal, mais uma vez surpreende-me pela sua capacidade de analizar as coisas e a vida.
Parabens

anamar disse...

Obrigada

Apareça sempre....em consonância ou discordância, todas as análises desde que sérias, são para mim muito importantes e sempre consideradas.

Anamar