segunda-feira, 30 de março de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA "- HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 19




Ontem falhei a minha crónica de caserna ... o meu diário de bordo ...

Há dias assim, em que por mais que espremamos os já parcos neurónios válidos, pouco adianta ... porque nada minimamente interessante conseguimos parir ...
E ontem, foi um deles.  O meu dia 18, pouco tinha p'ra contar, e o cansaço que silenciosamente como este virús maldito, nos vai dominando, mas que se vai sentindo como uma peste que avança, deixa-nos assim, amarfanhados, sem chama, sem luz ... sem vontade ...
Todo o élan do início, toda a adrenalina que parecia tornar-nos invencíveis, claudica já, como a força e a coragem, claudicam também.

Mas depois de uma pausa, depois de mil e duas vezes ( porque mil e uma já havíamos gasto ) nos dizermos que a resiliência é coisa do nosso povo, que a coragem é coisa da nossa geração, e que a força p'ra continuar é coisa da juventude de que não queremos abdicar nunca ... sacudimos a água das penas, olhamos adiante, ainda que o horizonte pareça estar turvo lá longe, abanamos a alma e o coração ... e "ala que se faz tarde" ...
Recomeçamos a injectar-nos doses cavalares de esperança, recomeçamos a esgrimir argumentos com o lado escuro do nosso eu, lembramos que temos exemplos sérios e responsáveis que dar às nossas crianças, aos nossos jovens, aos nossos netos e filhos e, talvez por isso, também por isso, como uma árvore ancestral, fincamos mais fundo ainda, as raízes, compomos o aprumo e seguimos ...

A mata está cheia de novas flores.  Eclodiram do nada, parece ... com a chuva mansa que foi caindo de um céu uniformemente cinzento.
Mas era uma chuva mansa ... adoçou-me o caminho, aconchegou-me os pensamentos, fez-me mesmo sorrir, à medida que as gotas me pingavam sobre a cara.
A música que agora me acompanha no trajecto, silencia ao transpor os portões ... porque na mata manda quem lá vive ... e do chilreio da passarada não prescindo ...
É um hino à Vida, um hino à esperança, um hino ao amor ...

O tempo é curto.  A vida é breve.  Não há lugar a desperdícios, e apesar de vivermos neste momento um hiato nas nossas existências, há que valorizá-las sempre, rodeando-nos do essencial, escolhendo o fundamental, preferindo aquilo que nos compensa ... saboreando com deleite o que nos dá gosto !...
Em suma ... de uma vez, aprendendo a viver !...

Ofereço-vos a propósito, um poema que me chegou às mãos.  Um poema sensível, realista ... um poema que nos abraça e nos aquece, fazendo-nos sentir quão necessários, importantes e imprescindíveis mesmo, é cada um de nós, no Universo !!!

 " MINHA  ALMA  ESTÁ  EM  BRISA "

Contei meus anos e descobri que tenho menos tempo para viver a partir daqui, do que o que eu vivi até agora.
Eu sinto-me como aquela criança que ganhou um pacote de doces ;  o primeiro comeu com prazer, mas quando percebeu que havia poucos, começou a saboreá-los profundamente.
Já não tenho tempo para reuniões intermináveis em que são discutidos estatutos, regras, procedimentos e regulamentos internos, sabendo que nada será alcançado.
Não tenho mais tempo para apoiar pessoas absurdas que, apesar da idade cronológica, não cresceram.
O meu tempo  é muito curto para discutir títulos.  Eu quero a essência, minha alma está com pressa ... Sem muitos doces no pacote ...

Quero viver ao lado de pessoas humanas, muito humanas.  Que sabem rir dos seus erros.  Que não se consideram eleitos antes do tempo.  Que não ficam longe de suas responsabilidades.  Que defendem a dignidade humana.  E querem andar do lado da verdade e da honestidade.
O essencial é o que faz a vida valer a pena.
Quero cercar-me de pessoas que sabem tocar os corações das pessoas ...
Pessoas a quem os golpes da vida, ensinaram a crescer com toques suaves na alma.
Sim ... Estou com pressa ... Estou com pressa para viver com a intensidade que só a maturidade pode dar.
Eu pretendo não desperdiçar nenhum dos doces que eu tenha ou ganhe ...
Tenho a certeza de que eles serão mais requintados do que os que comi até agora.
Meu objectivo é chegar ao fim satisfeito e em paz com os meus entes queridos e com a minha consciência.

Nós temos duas vidas.  A segunda começa quando percebemos que só temos uma ...

                                                     Mário de Andrade


Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !

Anamar

Sem comentários: