terça-feira, 31 de março de 2020

" AQUI DA MINHA JANELA " - HISTÓRIA DE UM PESADELO - Dia 20






Vigésimo dia de uma tortura que não tem fim à vista !
As notícias continuam a ser devastadoras, a angústia veio para ficar, alimentada pela incerteza crescente, de pouco mais termos que uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma ...
Esta vida totalmente atípica, surreal e castigadora, fica progressivamente mais difícil de levar adiante.

Hoje, vivo também a dor da perda de um amigo.
Um amigo recente, é verdade, que conheço há cerca de três anos apenas, por convivência em círculos comuns, mas que ainda assim, foi assimilado totalmente por mim.  Completava hoje 75 anos, e parece ter escolhido o dia, para fechar, duma forma completa, o seu ciclo de vida.
Ironias do destino !...
Inevitavelmente lembrei a minha mãe, que partiu no dia dos seus 97 anos ...

Não sucumbiu à Covid 19, mas sim a uma doença incurável instalada há alguns anos, que o degradou progressivamente e o confinou a uma cama há cerca de pouco mais de um mês.  Neste momento, com um sofrimento atroz, minimizado simplesmente pela morfina ministrada.
Faz hoje exactamente três meses que a passagem de ano foi feita em sua casa, a seu pedido, rodeado dos poucos familiares directos que tinha, e de alguns, poucos, amigos íntimos.
Mostrara o desejo de que a passagem de 19 para 20, fosse em alegria, em boa disposição e em fraternidade ...  E assim foi !...
Foi uma despedida silenciosa, nos nossos corações ...  Todos os que tiveram com ele, ao longo da sua existência, uma partilha das histórias, das vivências, do bom e do menos bom, desde os tempos da faculdade ... pensavam, creio eu, que o Vicente já não estaria connosco por muito mais tempo !...
Com o caos que vivemos, nem sequer o poderemos acompanhar até ao fim ...

Sinto-me angustiada e meio perdida.
As notícias de toda a ordem, os artigos de opinião, as informações, tudo o que circula e nos bombardeia de manhã à noite, são de um filme de terror nunca antes visto.
Os números dos Estados Unidos, do Reino Unido ... ou, se nos circunscrevermos à Europa, nomeadamente de Espanha e Itália, os países mais afectados ... paralisam-nos.
Espanha contabiliza cerca de 8200 óbitos em 95000 infectados,  Itália, 12500 em 106000 infectados ... Portugal 160 mortos, nos cerca de 7500 abrangidos pela propagação do vírus.
Entretanto  nas redes sociais são difundidos vídeos sobre vídeos, das mais diferentes origens. A "media" invade-nos, quase não nos dando margem para a assimilação, menos ainda para a reflexão e possível formação de opinião sobre eles.

Alguns, notória e visivelmente panfletários, outros intencionalmente alarmistas, deixam-nos sem chão e titubeantes sobre que análise correcta, eles nos merecem.
Há toda uma amálgama informativa, uma poluição ou ruído suspeito que nos deixam que nem baratas tontas, sem descortinar o que será ou não verdadeiramente credível !
Sinto-me de dia para dia, como que pisando um terreno minado.  Sinto um receio terrível de manipulação das sociedades, com fins menos nobres e assustadores !
Pasmo, como muita gente que deveria ser esclarecida, pragmática e reflexiva, embarca em tudo o que lhe cai nos espaços informativos.
Desde mails a "venderem" explicações religiosas e apocalípticas para esta punição planetária, outros que defendem teorias fortemente consistentes, capazes de influenciar pessoas de excessiva boa-fé, em conspirações  demasiado bem "boladas" e urdidas meticulosamente, para alcance de desígnios políticos e sociais maquiavélicos ...
... de tudo roda frente aos nossos olhos, numa montagem perfeita de desinformação, contra-informação e outras intencionalidades, aproveitando a ignorância, a impreparação, e a falta de cultura de um povo, que sabemos terreno fértil a estas investidas ...

E depois, continua  o medo, o medo tenebroso que grassa e nos deixa, no mínimo, apreensivos.
O panorama português, parece mostrar alguma contenção e controle do flagelo ... ainda !
Todos os dias receio ver que a actualização das notícias, nos possa trazer  um "boom" explosivo, como aconteceu em Itália e em Espanha ...
Apavoro-me olhando as perspectivas de uma América, cujo presidente terá em cima de si, para a História, o ónus do avanço da pandemia, por incúria, estupidez, arrogância ... BURRICE, obviamente ...  E claro, por miseráveis interesses pessoais, económicos e políticos !
E apavoro-me mais ainda, com a entrada do vírus no Brasil, verdadeiro barril de pólvora dada a sua extensão, a sua população e as suas assimetrias sociais, com condições de infinita miséria e desprotecção.  De novo, pela mão de um presidente inclassificável, um atrasado mental à solta, um provocador inconsciente ... um ASSASSINO potencial e impune !!!

Com tudo isto, sinto-me demasiado cansada !...

Hoje, o meu "diário de bordo" não ajudará ninguém ... pelo que me penitencio.
Talvez hoje seja eu quem precisaria de colo, de um abraço, de um carinho ... Daqueles ... interditos ... pele com pele !!!

Até amanhã !  Fiquem bem, por favor !




Anamar

Sem comentários: