terça-feira, 22 de dezembro de 2009

"AQUELE IPÊ DOURADO"....






Estamos obviamente às portas do Inverno.
O Inverno é feito para casais e não para gente avulsa...O frio e o desagradável da expressão atmosférica dos dias,  mostra bem que as pessoas se aconchegam, se aninham, se "escondem" debaixo de um só chapéu de chuva, protegem as mãos no bolso do outro, que sempre está quentinho, aquecem o coração com o calor que transborda do coração do outro também...

Adoro, percorrer, sem pressas, parques ou jardins desertos de pessoas, despidos de folhas, como se nada mais existisse ao redor... Normalmente a água da chuva activa cheiros característicos de plantas de Inverno, o cedro, as tuias, o pinho, os abetos... tudo alcança um cheiro singular na roupagem...
E como é gostoso sabermos que uma lareira quente nos acolhe em casa, quando as mãos já aquecidas se separarem!...
Até lá, os narizes ficam vermelhos, das bocas sai aquele "fuminho" desafiador do frio...e as quatro paredes cúmplices, tornam-se ninhos, para os casais de Inverno...

Hoje atravessei o jardim da terra onde vivo. Desertos os bancos que agora não angariam "clientela"....As árvores despenteadas ao sabor do vento, as alamedas molhadas, atapetadas das folhas grisalhas da estação; eram os castanhos, os ocres, os vermelhos, os laranjas...tudo cores quentes, que eu tenho para mim , que a natureza arranja, para compensar os que por ali passam, sós, mas carregados de fardos de desânimo e desistência....
Não têm outro bolso para aquecer as mãos, nem outras mãos para aquecerem os corações, nem o crepitar do lume , para que se enrosquem numa mantinha frente às chamas bruxuleantes, ao chegarem a casa...

Passam, mas quase não vêem....não vêem para não pensarem....não pensam para não enlouquecerem...

Até que a loucura é uma forma "saudável" de se viver...Aos loucos tudo se desculpabiliza, dos loucos tudo se espera, o mundo dos loucos lembra-me sempre a "Alice no país das maravilhas"...e que maravilha eram de facto, esses tempos da Alice!!

Repentinamente parei. Porque repentinamente - parecia acabado de nascer - erguia-se provocador, entre musgos e líquenes, erecto, com um ar de desafio à intempérie, aquele ipê dourado...só um, mas vitorioso, ostentando a pujança da sua beleza e a altivez um tantinho arrogante de, como um pavão que abre a cauda em leque, exibir para quem o olhasse naquele jardim de Inverno, a beleza soberba da mancha dourada, como um sol em noite escura!...

Talvez aquele ipê não estivesse ali por acaso....
E o misto de sentimentos que me assaltaram, foram desde uma  surpresa doce, às lágrimas que sem eu querer me escorreram....E eram lágrimas geladas, garanto|...

Anamar

4 comentários:

Rafael Pereira disse...

Olá Margarida não podia deixar de comentar a beleza deste teu texto. Adorei.
Para mim o inverno é uma estação muito especial, é de todas a que mais gosto, exactamente por algumas razões que descreves. Por outro lado representa sem dúvida o meu estado de espírito, nos últimos tempos. O inverno é sem margem para dúvidas, a estação dos casais, do lar, ah... tão bom o inverno....

anamar disse...

Amigo Rafael
Obrigada por te teres dado ao trabalho de comentar este pequeno texto. Obrigada por o teres lido e estarás sempre à vontade para criticar positiva ou negativamente.
Uma crítica construtiva, seja de que natureza for, mostra interesse e carinho por quem debitou o texto.
Bem-hajas...
Um beijinho
Anamar

MariahR disse...

Olá minha amiga!

"O Inverno não é feito para a gente avulsa"...pois, talvez não. Mas eu adoro o Inverno, mais em concordância com o meu sentir e a minha paleta de cores...:-)
Também eu adoro calcorrear os parques e jardins desta nossa cidade, vestir-me com as cores quentes das árvores e sentir os aromas característicos.
Adorei ler-te, adoro ler-te.
Senti-me ao teu lado ou...uns passinhos mais atrás ou mais à frente :-))
Enorme abraço para ti.
PS: tenho saudades tuas, pois então.
MariaLena

anamar disse...

Maria
És uma querida mas eu tenho estado de baixa há cerca de um mês. Estou atafulhada em ansiolíticos e anti-depressivos. Assim sendo, corro o risco de aparecer com cara aí dos da Av. Roma, e não me identificares O nosso cafezinho, por este andar, esfria....mas a gente "bota" no lume outra vez...
Beijinhos
Anamar