segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"BATALHA INGLÓRIA"





As pessoas são como os iogurtes....passam o prazo de validade...

No meu caso, quis fazer um pacto com o tempo, mas o tempo não se compadeceu. Não sirvo para arranjar trabalho em qualquer lugar porque sou velha demais, nos balcões não são rostos responsáveis espelhando pessoas responsáveis que se pretendem, mas carinhas "larocas" em corpos mais "larocas" e apelativos, enfim, figuras promissoras de algumas coisas.

Sempre me chocou ouvir dizer sobre determinada mulher: "ah..essa subiu na horizontal..."
Para se subir na horizontal, efectivamente são necessários os tais requisitos de que falava.

Assim, quando terminar as minhas funções lectivas, estou relegada , ultrapassado que foi o prazo de validade, a mudar fraldas, passear meninos em carrinhos, fazer e criar iniciativas para a primeira idade, talvez fazer uns crochés, umas botinhas de malha, ser voluntária em qualquer lugar (já o fui, mas por iniciativa pessoal e não por exclusão)....ou passar as tardes nos bancos da minha praceta a fazer companhia à D. Madalena e seus pares, ou no jardim a ver os castanheiros bravos a descabelarem-se com o vento de Inverno que começa a soprar agreste...

Esta sociedade só privilegia a juventude, aquilo que "lava a vista" como se costuma dizer, o bonito ou falsamente atractivo, o que a mídia passa e com que nos bombardeia, como protótipo do valorizável...as "barbies" que desfilam insinuantemente e se impõem na cabeça da maioria.

Os valores respeitáveis de sageza, equilíbrio, experiência, seriedade, a valorização baseada em parâmetros reais e não outros, de manipulação, deixaram de ter lugar nesta terra, em que os expedientes grassam, o salve-se quem e como puder impera, o inescrúpulo e o facilitismo são pedras de toque...

O que sobra, neste mercado de competição frívola, a quem tiver mais umas quantas rugas, alguns cabelos brancos disfarçáveis e em que a lei da gravidade comece a fazer-se anunciar?
Não sobra rigorosamente nada, senão olhar o espelho e verificar que este não espelha nada do seu valor interior, da sua inteligência, cultura, sensibilidade, capacidade, enfim, desse "eu" global, que a tornariam uma pessoa valorizável, interessante, e não mais uma da turba alucinante de gente indistinta e bem superficial e vazia...

Perante esta realidade ...tal como ao iogurte, espera-me a lixeira da vida...esperam-me referências sempre no pretérito: "foste uma grande mulher"..."foste uma mulher corajosa"..."foste um professora renomada"... "foste a lenda da química no liceu"..."foste uma excelente colega"..."foste não uma mulher mais, mas a Senhora na minha vida"... foste, foste, foste....e eu faço o quê com tantos "foste", na minha história??!!

Resta-me de facto, ou viver destes pretéritos dolorosos e sufocantes....ou como o iogurte...a lixeira da vida!




Anamar

4 comentários:

Anónimo disse...

ÉS...uma grande mulher, com coragem e acima de tudo com inteligência para lutares contra as adversidades da vida. Quando não as conseguimos ultrapassar reduzimo-las à importância que merecem: zero! Beij e um bom feriado (estou por aqui).

Maria Romã

anamar disse...

Obrigada Maria....mas não será tanto assim....
Enfim...vamos estando.
Beijinhos
Anamar

Anónimo disse...

desculpe lá, mas que conversa é esta?
apesar de estar em situação semelhante, não me sinto nada na lixeira da vida: o que fui, fui e o que sou, sou; encaro cada dia como mais um ganho em termos de tempo para explorar e aprender coisas novas.
vamos lá mas é a puxar para cima esse astral porque está a deixá-lo escorregar por uma encosta muito íngreme.
o nosso café? estou à espera...
beijinhos

anamar disse...

Talvez a encosta seja mesmo a pique...e nessas situações não me equilibro na verdade!
Quanto ao ver, ao sentir, ao racionalizar....que bom que você é pragmático nas afirmações. Eu não tenho certezas de nada....defeito de fabrico do meu pai e da minha mãe....nada a fazer, já não há livro de reclamações!...
Café tomaremos um destes dias...quando o meu astral tenha subido de novo a encosta!....Beijinhos grandes e BOAS FESTAS
Anamar