terça-feira, 29 de dezembro de 2009

"HINO DA ALEGRIA"





"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar, para poder voltar inteira" - Cecília Meireles


Inicio este tudo/nada que aqui deixo, com uma frase sabedora e sensível, criada por uma mulher, mas não por uma mulher qualquer...É a simplicidade do dizer, aliada à mensagem bordada por essa mesma simplicidade.

Não conheço a obra de Cecília  Meireles, do que me penitencio. Mas a frase que aqui está escrita e particularmente na fase da minha vida que atravesso, em que praticamente as coisas que consigo fazer de "moto próprio" são dormir e escrever, este pensamento é uma verdadeira pedrada no charco.

Eu venho a atravessar o Inferno aqui na Terra ...eu só tenho espinhos cortantes, que rasgam, dilaceram, destroem...em última análise matam...
Eu tenho tomado todos os dias, goles de cicuta servida num cálice de lembranças...
Eu tenho procurado caminhos e caminhos, estradas, encruzilhadas...veredas agrestes e carrascas...
A minha bússola interior tentava nortear-me, e eu entendia que ela me apontava um deserto, que eu já conhecia;
Eu entendia que ela me pedia, achando que se pode pedir a uma cerejeira, que não floresça mais na Primavera seguinte...e não era isso...
Os seixos do rio mantêm as suas posições se o caudal não for excessivo...mas se o for, e for necessário, o rio galga as margens, e continua em frente...e assim ao longo dos tempos...
Não parará...não voltará para trás....

Há doenças graves começadas a curar com um sorriso...Há gente que conhecemos, e outra que sequer nos conhece, mas divide o mesmo céu azul ou tenebroso, connosco...
Há, quem nem saiba porquê, e empatizou o nosso ar triste e desalentado...mas não deixa de olhar para nós...
A mesma música, pode levar-nos aos prantos...pode fazer-nos sorrir quase ironicamente ...

Uma chicotada, pode ser um beijo doce, do coração e da alma....mas um beijo doce, pode ser uma chicotada cuja cicatriz durará, durará e oxalá dure, sobretudo se a dor que ela provocou, nos impulsiona a não baixar a cabeça, e sobretudo a não termos pena de nós mesmos...

Sou uma mulher feliz...só posso sê-lo!...
Aqui na Terra, nos caminhos ínvios, pedregoso e doídos, tenho uma "barricada" protectora, de mulheres comuns, como eu, que do nada têm feito Tudo, como puderam, anjos da guarda que o são, nesta nossa passagem...
A elas, e não são muitas, mas são-no com letra bem maiúscula...o maior, mais empenhado e devedor BEM-HAJAM!...

Sou agnóstica, já o disse diversas vezes....mas hoje, ALGUÉM (e eu sei quem), me deitou a mão, quando eu já só tinha de fora a ponta dos dedos, álgidos, sem força....e já tinha desistido...
OBRIGADA MEU PAI!,,,,

O meu 2010 começou mais cedo...começou hoje, porque o mereço...
E juro que vou aprender com as Primaveras, a ficar forte e inteira, para os Verões que hão-de vir!!...

Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

Um renascer...passo importante.
é um começo.
Daqui a pouco telefono-te,
beij

Maria Romã

Anónimo disse...

Tenho a certeza que vais fazer jus aos nome da tua neta...