domingo, 27 de dezembro de 2009

"OS RASGÕES DA ALMA"







É Natal...Natal porque é 25 de Dezembro...
Natal é nascimento, é renovação,
Solidariedade, fraternidade
Paz, alegria, esperança,
Compreensão, amor...
Natal é um acreditar em que o Homem mudará,
o Mundo mudará....porque é 25 de Dezembro!...
Onde existe este Natal recheado de todos estes condimentos, quanto os do perú na mesa da consoada??!!
Este Natal sequer existe, ou é mais uma trafulhice do calendário, que anda de mãos dadas sempre, com o consumismo que todos temos um pouco dentro de nós??!!...

Os Homens são bons a inventar, são bons a fazer de conta...
Esse será o meu Natal de hoje...um Natal a fazer de conta...Vou estar, mas não estarei, vou sorrir, para esconder alguma lágrima teimosa, todos vão pensar que estou viva naquela mesa, e não sou eu que estou afinal ali...

O dia fez jus ao meu estado de espírito. Não se vê vivalma nas ruas, excepto aquele jovem que diariamente perambula por aqui, com calor ou o frio gélido de hoje...ele e a sua garrafa ou pacote de vinho. O seu cheiro é pestilento, o aspecto, miserável, mas tem uns olhos verdes lindos, de...anjo, que eu já reparei...

A temperatura deve rondar os 0ºC, tem chovido a espaços. Eu estive na cama até às quatro e meia, e teria ficado todo o dia, se uma amiga não me tivesse "obrigado" a comparecer, para com ela comer uma rabanada e um chá. Ela intitula-se a brincar, o "meu serviço de despertar", e tem sido um anjo da guarda aqui na Terra, para mim...
Ela sabe bem que os meus cordéizinhos que me mantêm ainda inteira, se estão quase a partir. O meu equilíbrio é tão precário, mas tão precário, que a qualquer momento parece que despenco na ravina...
pareço largada num lago sem saber nadar, ou num espaço em que o oxigénio que respiro vai escasseando, e eu sufoco; sinto-me numa encruzilhada de mil caminhos e não tenho para onde ir...estou gelada de frio, e não enxergo um fraco raio de sol que seja...pensam que eu estou viva, mas não é verdade...

Aliás, todas as pessoas que por mim passam, são seres estranhos crivados de cicatrizes. Eu própria, não tenho já muito espaço para mais...
é que ao longo duma vida elas vão-se amontoando e nós quase já não damos por isso...
a maior parte das feridas seca, mas lá fica a cicatriz uma atrás da outra, uma sobre a outra...

Hoje quando desci reparei com muita atenção à minha volta, e à excepção do rapaz com cara de anjo ( em que nada mais pode já atingi-lo que o marque), o resto dos zombies que circulavam, novamente apressados à  minha volta (não percebo por que não dão uma trégua, se ainda agora é Natal...),estavam todos repletos de cicatrizes, costuras mal amanhadas de cicatrizações péssimas, ou mesmo chagas fétidas que ainda escorriam sangue...
"Que raio" -  pensei, andamos todos quase em carne viva, com feridas escancaradas, em que ainda uma não está sarada, e já outra e outra  se abriu....

Se as criancinhas percebessem isto, não quereriam crescer, seguir este trilho, que eu acho que só tem silveiras a bordejar o caminho, galhos pontiagudos que colidem, rasgam, dilaceram tudo, espinheiros e tojos...

E a gente vai levando alguma coisa connosco, ou a gente vai perdendo?
Tenho quase a certeza que a gente vai perdendo...Quando se olha para trás, pelo caminho e presos aos galhos dos espinhos, dos tojos, e das silvas, vê-se o rescaldo do que foi viver...
E os corpos seguem automatizados, cada vez mais nus, a sangrar...reparo agora...é parecido com a história de Cristo, que nos contaram na catequese...um filme de horrores, afinal...
Também, só o faz quem quer...podemos parar logo no primeiro farpão que apanharmos...daí em diante é sempre a piorar...

Énya, na sua voz de água translúcida...canta-me agora compulsivamente, um tema que me remexe as entranhas - "Only time"- só o tempo vai mostrar um dia se a estrada valeu a pena ser percorrida, se o amor venceu, se o sofrimento foi purificador, se a aprendizagem nos levará no fim do caminho, a transformar aqueles tojos em braçadas de rosas...

O céu escureceu, meu Deus como escureceu e se carregou de nuvens!...
A minha gaivota veio por aqui fazer um voo rasante à minha janela, como quem se despede "até amanhã"...
"Amanhã"...só o tempo o saberá!..."Only time"...



Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá

Amanhã há espaço para um cafezinho? Assim que fizer o exame médico telefono-te e combinamos.

Beij

Maria Romã

anamar disse...

OLÁ
amanhã não vai ser fácil Lena, porque consulta em LISBOA(PSICOTERAPIA) e depois tenho k ir com a Rita ao veterinário,pois continua a vomitar. talvez 3ª desse. Vê lá tu. Bj
Anamar