segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CRÓNICAS DE FÉRIAS - X - "OS PUTOS"



Era um "bando de pardais à solta" ... eram os putos da Indonésia, que de vez em quando são donos das praias!!

Pelas sete da manhã, ou talvez antes, ao dirigir-me como todos os dias ao areal, deparei-me com uma praia repleta de criançada, uma praia pejada de risos, brincadeiras, gargalhadas largadas na brisa da manhã ...
As crianças de Bali tinham hoje uma espécie de "seu dia", cerimónia religiosa na fé hindu, seguida de uma descida ao mar, para se banharem, purificarem, "limparem" a alma ...

Que haverá para "limpar" na alma de uma criança??!!
Que haverá para purificar, no ser mais puro que existe??!!

Como pétalas de flores, aqui e ali, num ritual de liberdade total ... iguais às crianças de todo o Mundo!!
Estava mais bonita a praia, estava mais alegre, estava muito melhor do que horas depois, quando os turistas, gente de "para-quedas" aqui, a invadiram.

Faz-me imensa impressão, choca-me muito, aqui e noutros lugares do Mundo ... lembro Cuba ... lembro a Jamaica ... lembro Sta. Lucia, em que as gentes da terra, são como que varridas do seu chão, são como que banidas do que lhes pertence, e têm acesso apenas, a nesgas, como "guettos", em espaços bem discretos, onde a sua pobreza, a sua humildade, a sua exclusão não se tornem demasiado visíveis ... como se o país tivesse vergonha dos seus !

A discriminação social motivada sobretudo pelas dificuldades económicas,  pelas assimetrias sociais, é algo que me mexe profundamente.
Sempre que posso e no meu fraco inglês, troco palavras, conversas, brincadeiras, com as pessoas. Por aqui são raros os que se fazem rogados, dada a afabilidade, a doçura genética, estou em crer, que vem no "pacote" de se ser balinês.

Ontem encontrei e conversei longamente, com um puto da praia.
Corpo de homem, alma e riso de criança ... pureza nos olhos ...
Tinha almoçado arroz. Não percebeu quando lhe perguntei "com quê"??!!
Arroz ... simplesmente arroz ... para ele, óbvio! ... Ontem e todos os dias.
Fiz questão de lhe oferecer um hamburguer, em que, para o mimosear, coloquei ketchup, e perguntei de novo : "Gostas de ketchup?"
Nova pergunta desnecessária ... Percebi-o quando me disse : "É a primeira vez que como hamburguer ... é coisa para homem rico !"...
E disse-o simplesmente, inocentemente ... sem demais engulhos !...
Ficou assustado quando o levei a sentar-se comigo no bar de praia, que o hotel tem junto à piscina.
Assustado por ser "gente local" e eu, uma estrangeira!...
Assustado por ir comer de garfo e faca ...
Em Bali , a generalidade da população come com uma colher e com a mão. Disse-lhe que não se preocupasse e dei-lhe uma colher ...
Expliquei ao empregado que ele era meu amigo e um balinês ... e eu, uma estrageira que simplesmente respeitava e muito, as suas tradições e costumes !!...
Emocionou-se pelo meu cuidado ... Garante não esquecer nunca mais, que esteve num hotel, onde eu não me envergonhei de dividir a mesa com ele ... ele, que vive na praia e que come arroz todos os dias, na única refeição que tem ...

Como as vendedeiras do mercado...
Muitas, envergonhadas quando lhes peço para tirar uma foto ( não tiro sem perguntar ... não são peças raras em exposição ... ), agradecem muito , como se as tivesse favorecido .
Sempre humildes, com uma humildade que me dói, como me dói a subserviência de qualquer ser humano a outro, pelo facto de esse outro ter tido a sorte de nascer com uma "estrela na testa" !!!

O dia amanheceu alegre, esfuziante ...
As crianças de Bali tinham descido à praia ... Aqui também, os putos vão, aos tropeços, aprendendo a ser Homens !!! ...

Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

"Os putos" a pobreza, a diferença de vida entre um ocidente a reajustar-se, que foi perdendo os seus putos.
Somos um País pobre de gente muito valorosa, mas não está longe o tempo em que no Alentejo"celeiro de Portugal", as populações fugiam para poderem matar a fome aos seus.Quão ingrato este Ocidente se tornou. Apreciei e felicito-a pelo seu gesto.

anamar disse...

Infelizmente essa "sangria", em busca de "outro pão", voltou a ser realidade nos tempos que correm...

Também aí as terras do sol nascente dão cartas, creio.

Um abraço

Anamar