segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CRÓNICAS DE FÉRIAS - XI - "AFINAL...O MEU CHÃO É OUTRO!..."


E começa a chegar-me a nostalgia da partida ... a nostalgia da despedida.

Odeio despedidas, e mais ainda despedidas definitivas, como será esta minha aqui em Bali.
Este ano não resisti ... reincidi ... não é fácil que volte a fazê-lo! Afinal, tanto Mundo a saber ... tantas vidas a viverem-se por aí ... tantos outros mares e céus ... tantas luas e tantos sóis ... para tão pouco tempo de que disponho!...

Assim, começo já a olhar para tudo, com aquele olho comprido, qual câmara de lenta resolução.
Deparo-me "flashando" cada sítio, cada som, cada imagem, cada cheiro, lentamente ... como não querendo assustar a emoção!

As bagagens dos hóspedes que partem, no lobbie, a aguardar a chegada do transporte para o aeroporto, anunciam-me que daqui a três dias serei eu a esperar a longuíssima viagem até Portugal ... claro, mais penosa agora, por ser a partida.

Bom, mas terei que pensar, que lá no outro lado do mundo, espera-me a minha casa, a minha gente, a Rita, os meus amigos, a minha vida a fazer-se todos os dias ... até o frio de um Inverno a iniciar-se, que me acena "ninho" ...

Afinal, a gente pertence a um sítio, queiramos ou não ... e lá, começa tudo outra vez!

Nem tudo o que é bom é sempre bom ... nem tudo o que é mau, o é definitivamente.
O yin e o yang tatuado nas minhas costas, costumo dizer, não está lá por acaso. Foi lá colocado para me lembrar sempre, que a escuridão tem sinais de luz pelo meio, e a luz precisa da escuridão, para com ela contrastar e ser mais apreciada! ...
A vida é isto mesmo.
É esta dualidade a cada momento, a obrigar-nos a analisar, a valorizar, a relativizar, a ter esperança ...
Às tempestades segue-se a acalmia, um desgosto abate-se com o tempo e abre as portas a melhores dias, à dor sucede a alegria ... ainda que demore!!!

As duas faces da moeda ... o antagonismo sempre presente no espírito do Homem ... a sua inquietação, a sua insatisfação catapultam-no todos os dias mais e mais além ... o desafio da descoberta não o deixa parar ...

Esta é a dinâmica da Vida ...

Com ela se faz a nossa existência ... vive-se e morre-se ... chega-se e parte-se ... sempre ... todos os dias ... a um qualquer chão!!!

Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico, quem será a Rita ? animal de estimação por certo.
Eis uma análise apaixonada pela vida.
O Ying e o Yang, obrigam à reflexão. Obrigado, gostei e apreciei.
Jonas

anamar disse...

Jonas

A "Rita" é efectivamente o meu gato...estranhamente com nome feminino...rsrsrs...histórias!

O yin-yang definição perfeita da VIDA, à luz das filosofias orientais... (do meu ponto de vista)

Um abraço

Anamar