quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

"É ASSIM, E PRONTO !..."


Que raio de chatice !... é só o que me apetece dizer ...

Que chatice porque é Natal, é Ano Novo, quero escrever, não sei sobre o quê ... sinto-me desconfortável ... só me ocorrem insanidades ... estou sem paciência para mim e para os outros ... sinto-me gripada ... está sol mas vejo um dia cinzento ... sinto-me só ... sinto-me a baloiçar para cá e para lá sem sair do mesmo sítio, como a cortiça à tona de água ...
Enfim, como se vê, um cardápio de estados de espírito, qual deles o melhor !!!
Pareço os miúdos quando têm aquele choro estúpido com a rabugice do sono, ou os bêbedos quando "encalistam" com uma ideia, e "marram" na mesma direcção tempos infinitos.

Há muito já que não me sentia assim neste marasmo mental, emocional, físico até .
Há tempos que a inércia de vida não me apanhava de jeito ...

Mas estes dias, desta quadra "determinada", têm o condão de "massacrar" mesmo os mais resistentes.
Bem queremos imunizar-nos, bem queremos "fazer de conta", mas népia ...
As pessoas fogem de passá-la sós, como se sós não estivéssemos a maior parte do ano! As pessoas inventam saídas, outros locais, confraternizações...
Para quê?
Afinal o mágico daquela noite, nada tem de mágico além das outras noites todas. 
Porque a vida não pára por milagre, para começar  "a cores" no dia seguinte, porque no outro dia somos exactamente os mesmos, já que o Pai Natal não operou "gaita" de "milagre" nenhum ...
Porque todas as histórias quando viramos aquela página difícil de virar, estão lá, todinhas ... apenas pararam naquela frase, naquela palavra, naquela vírgula ... e a retórica recomeça no dia seguinte igualinha ...

Quase nos espantamos como é que é assim, se parecia que tudo iria ser diferente pelo facto do calendário ter deixado cair aquela folhinha ??!!... ou então ... sei lá ... sou eu que devo ser uma "estúpida" ...
Mas hoje estou assim, cáustica, azeda ... irritada! ...

A passagem de ano, então, pior ainda . Acho que este ano vou mesmo fazer o que sempre ameaço ano após ano ... passá-la a dormir !...
Afinal, meia-noite é boa hora de sono !
Porque se estiver acordada, aí sim, vou mesmo "derrapar" ... inevitavelmente despencar por mim abaixo, sem reabilitação possível !
Aquela "treta" das badaladas, das passas, do champanhe, dos votos, dos sonhos, das recordações, dos anseios e das frustrações ... "mata" qualquer um.
Aí é que me vou mesmo abaixo "das canetas" ... Sinto-me a mais infeliz dos mortais, a mais desgraçada, a mais só ...

Aquela coisa de dar um abraço à almofada, de esvaziar o copo sozinha e de me "martelar" com o programa sempre repetido em quantidade e em qualidade da televisão, a fazer de conta que "ai é tão bom, não é ??!! ... não dá !
As passas que não se comem, não desceriam, os desejos que formularíamos não são credíveis ... nos anseios, verdade verdadinha, não acreditamos ... as recordações do que foram outros 31 de Dezembro, teimam em ser sombras chinesas a mexer por detrás do pano, e a "chatear-nos", mortas e bem mortas, apenas mal enterradas ...

O que resta ??
Sejamos honestos : tomar um comprimidinho para garantir, fazer o saco de água quente, desligar o telemóvel ... desligar simultâneamente os miolos sempre mal "programados" ... e dormir ... dormir até que de manhã, 1 de Janeiro do que estiver para vir e não conhecemos, nos sentimos mais leves, como se tivéssemos superado uma prova de grau de dificuldade cinco, na escala de zero a cinco, claro !...

Bom ... e fico-me por aqui !
Por favor não me venham dizer que isto e que aquilo, que devo isto e que devo aquilo, que faço assim e devia fazer "assado" ... não ... poupem-me desta vez ... porque os cancros não são curáveis com pensos rápidos, e hoje ... como diria a Beta, estou irremediavelmente "cheia de não presta" ...

Fiquem vocês bem ... para mal, chego eu, ok?...

Anamar

2 comentários:

Anónimo disse...

Estas datas, supostamente para serem "vividas" à maneira, só são importantes, creio, para uma minoria da população mundial. Para os outros, não o são. Don't worry, be happy!
Beijinhos
Malmequer

anamar disse...

Olá Malmequer

Beijinho grande para ti ...

Pois bem...de acordo com o "figurino", desejo-te umas Festas o melhor possível.

Abraços aos grandes.....beijo na bochecha da "pitorrinha"!

Anamar